Em Destaque

Serviços camarários encerram esta sexta-feira

O Município da Calheta informa que, por motivos da Instalação e Tomada de Posse dos Órgãos Autárquicos da Assembleia e Câmara Municipal da Calheta, os serviços camarários estarão encerrados esta sexta-feira, dia 15/10/2021.

O funcionamento normal será retomado na próxima segunda-feira, dia 18/10/2021, no horário habitual.

Parque Infantil do Estreito renovado e mais atrativo

O Parque Infantil do Estreito da Calheta, situado junto ao Centro Cívico desta freguesia, foi beneficiado e conta agora com novos equipamentos, incluindo um slide. Toda a zona envolvente foi intervencionada e o espaço está ainda mais atrativo para um passeio em família, sobretudo para quem tem crianças. 
Trata-se de um investimento da Câmara Municipal da Calheta, a rondar os 95 mil euros, que vem valorizar e atrair mais pessoas ao centro da freguesia do Estreito da Calheta. 

Cemitérios ganham novos e modernos ossários 

A Autarquia da Calheta investiu recentemente cerca de 180 mil euros na requalificação de cemitérios, destacando-se a intervenção no cemitério do Estreito da Calheta, onde foram construídos 36 ossários, novos jazigos, uma nova arrecadação de apoio, uma casa de banho e fossa séptica. O investimento incluiu também a beneficiação de todo o cemitério e zona envolvente, tendo sido colocada uma nova calçada portuguesa, novas pinturas e uma nova porta de entrada.

O cemitério do Lombo do Salão também foi alvo de melhoramentos por parte do Município que procedeu à construção de 64 ossários naquele espaço. Os ossários instalados, em pedra natural, são dos mais modernos da Região.

Quatro tanques de água potável em construção

A Câmara Municipal da Calheta encontra-se a construir quatro reservatórios de água potável no concelho, num valor que ascende a 400 mil euros. Um deles está situado na Achada de Santo Antão, no Arco da Calheta, e representa um investimento na ordem dos 65 mil euros. 

Duas outras intervenções decorrem na Ponta do Pargo, uma das quais na Ribeira da Vaca, com capacidade para 150.000 litros de água. No projeto consta também uma estação de tratamento de água. O investimento, a rondar os 200 mil euros, inclui ainda o prolongamento do Caminho da Ribeira da Vaca em 110 metros, bem como uma nova rede de água potável naquela zona.

Já o reservatório do Sítio do Pedregal, que se encontra praticamente concluído, tem capacidade para 50.000 litros. A obra, onde se inclui igualmente uma estação de tratamento de água, custou cerca 63 mil euros. 

Em curso está também a construção de um reservatório em betão armado para água potável no Caminho da Corrida Grande, nos Prazeres, com capacidade para 136.000 litros. Um investimento que ronda os 75 mil euros que será muito importante para colmatar as necessidades da freguesia que, a exemplo de outras zonas do concelho, tem vindo a registar uma crescente procura.

Nesse sentido, é importante referir que as melhorias na rede de água potável têm ocorrido um pouco por todas as freguesias do concelho, um investimento bastante abrangente que inclui manutenção e renovação das redes já existentes e ainda a construção de novos tanques, num esforço financeiro que ronda já os 1,4 milhões de euros desde o início do mandato.

 

Partilhe Esta Página