Em Destaque

Câmara dá computadores à EB1/PE do Estreito

O Município da Calheta entregou, recentemente, cinco computadores portáteis à EB1/PE do Estreito da Calheta, a pedido da mesma, para colmatar algumas dificuldades associadas às circunstâncias atuais e ao próprio funcionamento das atividades no respetivo estabelecimento.

Para o efeito, a autarquia investiu 3.385 euros, num apoio complementar que já é dado pela Secretaria Regional da Educação Ciência e Tecnologia.

De referir que logo no início da pandemia a Câmara Municipal da Calheta cedeu 36 tablets aos estudantes do 1º Ciclo que não disponham deste tipo de meios, para que também estes pudessem acompanhar o Plano Nacional de Ensino à distância.

A política educativa é e continuará a ser uma prioridade deste Executivo que tem procurado, cada vez mais, trabalhar em prol de uma educação de excelência, inclusiva e equitativa. 

 

CENSOS 2021 arrancam no dia 5 de abril

Vimos pelo presente informar que a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de abril, irá receber na sua caixa de correio uma carta do Instituto Nacional de Estatística (INE) com os códigos necessários para poder responder aos Censos 2021, através da internet.
Uma vez recebida a carta, os cidadãos devem fornecer os dados solicitados a partir do dia 19 de abril e, preferencialmente, até 3 de maio. A resposta, obrigatória, deverá ser enviada através da Internet, em censos2021.ine.pt .
Caso tenha dificuldades em aceder à internet, peça ajuda a um familiar ou a um amigo ou então dirija-se à sua junta de freguesia ou ao balcão de apoio na Câmara Municipal da Calheta. Pode ainda combinar com o recenseador uma data para que este lhe possa prestar auxílio no preenchimento dos inquéritos, estando garantido que os contactos presenciais seguem o protocolo de saúde pública no âmbito da atual situação epidemiológica.
Os Censos decorrem de 10 em 10 anos e têm como principal objetivo a quantificação rigorosa e a caracterização dos edifícios, alojamentos, agregados domésticos e indivíduos, preservando o rigor estatístico mesmo nos níveis geográficos detalhados. Esta informação é determinante para o conhecimento do país, sendo a sua realização da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística – INE.
Sejam recetivos, estejam à vontade, todo o processo é confidencial e sigiloso. Contamos com todos!

 

Segurança reforçada na Vila da Calheta

A Câmara Municipal da Calheta instalou semáforos na marginal da Calheta para reforçar a segurança rodoviária e dos transeuntes.

 

De acordo com o presidente Carlos Teles, a ideia é, precisamente, diminuir os acidentes naquela artéria e salvaguardar a integridade dos peões, sobretudo nas épocas com maior afluência.

 

Para o efeito, ao longo da Avenida D. Manuel I, os automobilistas são agora confrontados com informações sobre a velocidade e para a presença de semáforos.

 

A medida preventiva surge como uma alternativa à colocação de lombas. 

Estacionamentos voltam a ser pagos em abril

O Município da Calheta informa que a partir da próxima quinta-feira, dia 01 de abril, os estacionamentos na zona da Vila da Calheta e da Estrela passam a ser pagos nas mesmas condições que o eram anteriormente, conforme acordado com a empresa concessionária.

Recorde-se que esta isenção vigorava desde o final do ano passado, uma medida tomada pelo Município para facilitar as deslocações aos diversos serviços e, por outro lado, atrair mais pessoas ao comércio local. 

De referir que a Calheta foi a única Câmara da Região a suspender o pagamento dos parquímetros nesta segunda fase de confinamento.

 

Partilhe Esta Página