Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Foi inaugurado esta segunda-feira, nos Prazeres, o novo Centro de BTT, um espaço inovador dedicado à iniciação, aprendizagem e desenvolvimento das competências técnicas no ciclismo de montanha, sobretudo junto das crianças e jovens.

O projeto é da autoria de Renato Costa, jovem empreendedor calhetense, e nasce de um sonho antigo: criar um espaço seguro e acessível onde os mais novos possam dar os primeiros passos no BTT antes de enfrentarem os trilhos da montanha.

“É um projeto a pensar nos mais pequenos, para as crianças começarem a evoluir na carreira, aprenderem aqui e depois irem para a montanha”, explicou Renato Costa durante a inauguração.

O centro permite que as crianças desenvolvam equilíbrio, técnica e confiança em ambiente controlado, ao mesmo tempo que promove hábitos de vida ativa, contacto com a natureza e redução do tempo excessivo passado em frente às tecnologias.

Presente na cerimónia esteve também o calhetense Emanuel Pombo, um dos melhores ciclistas de montanha a nível nacional, que sublinhou o carácter inovador do espaço.

“É uma coisa que nunca vi nos meus 20 anos de carreira. Eu não tive um espaço assim onde os meus pais me pudessem levar para eu melhorar as minhas habilidades. Aqui os pais conseguem estar a relaxar enquanto os filhos se divertem. É uma mais-valia para a Calheta”, afirmou.

O presidente da Associação de Ciclismo da Madeira, Xavier Nunes, deixou igualmente uma palavra de reconhecimento: “Quero agradecer a iniciativa, a ideia e o apoio da Câmara, que tornaram este projeto possível.”

Já a presidente da Câmara Municipal da Calheta, Doroteia Leça, destacou que este não deve ser visto como uma obra, mas sim como um investimento no futuro do concelho: “Parabéns ao Renato, que teve a ideia e foi ter connosco à Câmara. Isto não é uma obra, é um investimento: estamos a incentivar a prática desportiva nos mais jovens, no seu futuro, na sua saúde e no futuro da Calheta. Com o empenho de todos vamos crescendo.”

A autarca sublinhou ainda a importância da localização do equipamento: “Estamos no centro do concelho, num centro desportivo de excelência, junto ao campo de futebol e à pista de patinagem, criando aqui um verdadeiro polo de prática desportiva.”

O "skill center" dos Prazeres passa assim a integrar a rede de infraestruturas desportivas do concelho e da Região, reforçando a aposta na formação, na sustentabilidade e na valorização do território através do desporto ao ar livre.

 

Partilhe Esta Página