Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Em Destaque

Calheta acolhe formação sobre literacia financeira

O 'Programa Regional de Educação e Inclusão Financeira 2023-2025', que está a percorrer todos os concelhos da Região, chega à Calheta na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro. Trata-se de uma ação de sensibilização que tem como principal objetivo responder, positivamente, aos desafios impostos pelo atual contexto económico e financeiro, através do reforço da formação financeira dos consumidores madeirenses e porto-santenses. A iniciativa irá decorrer a partir das 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Calheta. 

Por esta via, a Secretaria Regional da Inclusão e Juventude, através da Direção Regional da Cidadania e Assuntos Sociais, pretende apoiar a população regional na gestão dos seus recursos financeiros.

Autarquia distribui 109 mil euros pelas freguesias

A Câmara Municipal da Calheta decidiu, este ano, reforçar o valor que anualmente atribui às juntas de freguesia, derramando 109.169 euros por todas elas. Um aumento possível “graças ao acréscimo de receita proveniente da dinâmica empresarial que o concelho tem tido, nomeadamente na área da construção civil, pela receita do IMI e também do IMT”. A justificação foi dada pelo próprio presidente da Câmara Municipal da Calheta, no decorrer da cerimónia de assinatura de protocolos com as oito juntas de freguesia do concelho.

Carlos Teles explicou que este ano, em vez de atribuir 25% daquilo que cada junta recebe do Fundo de Financiamento das Freguesias, do Orçamento de Estado, a Autarquia decidiu aumentar essa verba para 30%.

“Esta não é uma competência da Câmara Municipal, mas nós, mais do que ninguém, sabemos das dificuldades que as juntas de freguesia têm em responder às reivindicações dos seus fregueses”, adiantou o edil, considerando, contudo, que o Estado é quem deveria aumentar esse apoio. “O que está a acontecer é que nós estamos a nos substituir ao Estado”, atirou, agradecendo, por outro lado, todo o trabalho que as juntas de freguesia têm feito em prol do apoio local às respetivas populações.

“Se trabalharmos em estreita colaboração, os munícipes da Calheta saem a ganhar”, concluiu, apelando a todos os presidentes que se mantenha este trabalho contínuo de recíproca colaboração, independente das cores políticas.

Orquestra dá concerto no MUDAS a 15 de março

A Calheta está incluída no Festival de Música da Madeira! A Orquestra Clássica da Madeira irá realizar um concerto com entrada gratuita no MUDAS, no dia 15 de março, às 21h00. O espetáculo contará com a participação de dois artistas convidados, oriundos do Continente, o "Duo Contracello" (que conta com 30 anos de existência), constituído pelo violoncelista Miguel Rocha e o contrabaixista Adriano Aguiar, e sob a direção do maestro Francisco Loreto. Os interessados poderão fazer a sua reserva através de: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , sendo que deverão levantar o bilhete no dia do concerto no Museu MUDAS entre as 20h e as 20h30.
Aproveite esta oportunidade para assistir a um espetáculo único de forma gratuita!

Calheta Viva Cup decorre de 10 a 13 de fevereiro

Vem aí a primeira edição do “Torneio Calheta Viva Cup”. Avizinham-se quatro dias de muita emoção no Campo Municipal do Paul do Mar, onde irão decorrer os jogos de futebol infantil dos escalões sub8, sub 10 e sub 12. O evento, que se realiza entre os dias 10 e 13 de fevereiro, e que conta já com 32 equipas inscritas, foi apresentado esta sexta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal, numa conferência de imprensa onde a organização - o Estrela da Calheta FC - deu a conhecer todos os pormenores da competição.
Fábio China, jogador do Marítimo e natural deste concelho, vai apadrinhar este torneio que deverá mobilizar largas centenas de pessoas.
Carlos Teles sublinhou que este era um sonho há muito instituído na Calheta, justificando por isso este “dia especial”. A Câmara Municipal da Calheta, que tem vindo a reforçar o apoio ao desporto, não poderia deixar de apoiar a realização deste evento. “O Desporto continuará a ser privilegiado nos nossos objetivos e nos nossos orçamentos”, garantiu o autarca, ciente de todo o retorno associado a esta aposta.

 

Partilhe Esta Página