Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Em Destaque

"Liberdade, Liberdade" no MUDAS a 17 de maio

Na próxima sexta-feira, dia 17 de maio, o MUDAS será palco de um espetáculo de teatro documental que visa prestar homenagem aos 50 anos do 25 de Abril, honrando os princípios autonómicos e todos aqueles que, de alguma forma, lutaram pela liberdade e, por conseguinte, por um Estado de Direito Democrático.
A peça, gratuita, terá duas sessões, às 15h00 e às 21h00. Os interessados devem efetuar reserva contactando o 933 369 136 ou através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Calheta e é aberta à população em geral. Participe!

Novo biotriturador facilita limpeza de terrenos

Uma máquina biotrituradora é a mais recente aquisição da Câmara Municipal da Calheta. A ideia é promover a limpeza de terrenos e áreas verdes no concelho, reduzindo o material combustível acumulado. O biotriturador, que custou cerca de 50 mil euros e que tem uma capacidade de trituração de cinco toneladas por hora, permitirá à Autarquia triturar de forma eficiente os resíduos vegetais, tais como ramos, folhas e árvores. Ao transformar estes materiais em pequenos fragmentos, facilita-se a sua decomposição natural e reduz-se o risco de propagação de incêndios.

“O investimento surge num momento crucial, considerando a importância da prevenção de incêndios, especialmente durante os meses mais quentes do ano”, considera Doroteia Leça, presidente da Câmara em exercício, que fez saber que o serviço também será disponibilizado aos munícipes, mediante pedido à Autarquia.

Os preços para recorrer ao serviço serão ajustados tanto para particulares como para empresas e variam de acordo com o tempo de utilização do biotriturador. Também será cobrado um valor adicional caso o requerente solicite à Autarquia transporte para fazer chegar ao Armazém da Câmara Municipal o material a triturar, havendo depois a possibilidade de reaproveitá-lo para fertilizar os seus terrenos. Os interessados poderão obter mais informações contactando o 291 824 210.

A edilidade demonstra, assim, mais um compromisso firme com a segurança da comunidade, com a preservação do meio ambiente e da beleza natural do concelho.

Autarquia adquire viatura para a Proteção Civil

A Autarquia da Calheta acaba de adquirir uma nova viatura para o Serviço Municipal de Proteção Civil, destinada a servir as necessidades deste Município em situações de emergência e segurança pública.

A apresentação oficial da viatura decorreu esta segunda-feira nos Paços do Concelho, na presença da Presidente da Câmara em exercício, Doroteia Leça, e de outros elementos da Autarquia, nomeadamente da equipa de Proteção Civil Municipal. Trata-se de uma viatura Duster 1.5 DCI 4x4, equipada com tecnologia de ponta e recursos de resposta rápida, o que representa um avanço significativo na capacidade de resposta a eventuais desafios que possam surgir.

Doroteia Leça destacou, na oportunidade, o compromisso contínuo da Autarquia em garantir a segurança e bem-estar dos residentes. O investimento, na ordem dos 45 mil euros, “é um investimento no futuro da nossa comunidade", destacou, ciente de que este era um recurso necessário para melhorar a capacidade de resposta a emergências.

Calheta em flor atrai muitos visitantes à Vila

O concelho da Calheta voltou, este ano, a associar-se à “Festa da Flor”, apostando em decorações bastante atrativas que embelezam ainda mais a vila durante este mês, atraindo diariamente centenas e centenas de visitantes.

Ao longo das próximas semanas, a Autarquia da Calheta irá levar cabo uma série de iniciativas que vão deixar o concelho ainda mais bonito, contando-se este ano com várias novidades tanto na marginal, como na Praceta 24 de Junho e também em frente à Câmara Municipal.

A apresentação pública das instalações florais decorreu no dia 3 de maio, nos Jardins dos Paços do Concelho. No mesmo dia, procedeu-se à construção do Mural da Esperança por parte dos alunos do 4º ano de escolaridade das diversas escolas, uma iniciativa que é um dos momentos altos do certame que já soma sete edições neste concelho. Trata-se de um momento simbólico em que cada criança deposita uma flor no mural, em jeito de apelo à esperança e à paz no mundo. A iniciativa é, simultaneamente, uma chamada de atenção para uma maior consciencialização ambiental e redução da nossa pegada ecológica, procurando desta forma valorizar os espaços verdes.

É, pois, para incentivar os munícipes a cuidarem dos seus jardins que a Câmara Municipal da Calheta voltou este ano a organizar uma mostra de jardins intitulada “Calheta a Florir”, que não é mais do que, precisamente, desafiar a população a mostrar os seus próprios jardins e/ou vasos floridos. Um desafio sempre bem aceite pela população que culmina com uma exposição fotográfica nos Paços do Concelho, cuja abertura está prevista para o final de maio.

 

Partilhe Esta Página