Em Destaque

Câmara da Calheta adia Festas do Concelho

A Câmara Municipal informa que, devido à queda de pedras ocorrida esta manhã na Marginal da Calheta, as Festas do Concelho ficam adiadas para data a anunciar oportunamente.
Mantêm-se, contudo, as peças de teatro agendadas no programa das comemorações, nomeadamente a peça “Dois tontos e meio”, dos 4 Litro, que decorre esta quinta-feira às 21h00 no auditório do MUDAS, bem como o espetáculo “Até que a morte nos separe”, do Teatro Avesso, agendado para os dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, no mesmo local.

Torneio de Padel contará com 90 jogos em dez dias

Arranca já na próxima sexta-feira, dia 17 de junho, o I Torneio de São João que decorrerá nos campos de padel do Porto de Recreio da Calheta. A competição, que se prolonga até o dia 26, contará com cerca de 90 jogos, os quais serão disputados pelas 40 equipas inscritas, 12 das quais do concelho da Calheta.

Os encontros vão ser jogados durante a semana entre as 18h00 e as 23h00 e durante o fim de semana entre as 9h00 e as 23h00, com interregno na hora de maior calor. No recinto haverá um bar de apoio, conforme fez questão de destacar os responsáveis pela secção de padel do Estrela da Calheta FC, que juntamente com a Câmara Municipal organizam este evento, patrocinado pelo Porto de Recreio, a ACIN e o JM-Madeira. Todos os pormenores desta iniciativa foram revelados esta segunda-feira à tarde, numa conferência de imprensa que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Na oportunidade, destacou-se o crescimento desta modalidade e o presidente da Associação de Padel da Madeira aproveitou para elogiar a aposta do Estrela da Calheta neste torneio federado, o qual poderá ser um forte ‘remate’ para que se comece a fazer mais eventos desta envergadura. Segundo Filipe Sousa, “este é o desporto que mais tem crescido em Portugal porque é um desporto fácil de praticar, é um desporto sociável e que vai dos 8 aos 80 anos”.

Na mesma linha, David Gomes, diretor regional do Desporto, elogiou o Estrela por estar a “injetar” no clube um novo suporte de promoção desportiva, aumentando a oferta à população, garantindo, de resto, o apoio do Governo Regional para este tipo de iniciativas que também são importantes para a promoção do concelho. “A Calheta está na moda, o padel também está, e vamos ter aqui mais um fim de semana de exaltação desportiva como, aliás, tem sido apanágio nos últimos tempos”, disse, lembrando que nesse sentido “a Calheta tem estado sempre a bombar com provas desportivas de qualidade”.

Já o presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, referiu que o Governo Regional tem sido um parceiro preponderante no desenvolvimento do concelho nos diversos níveis e, relativamente à iniciativa que se insere nas Festas de São João, concluiu que esta “vai ser uma semana de grande festa no concelho na Calheta, também ao nível desportivo, que muito nos ajuda a promover a nossa terra”. 

Antes de concluída a apresentação do torneio, o responsável pela secção de padel do Estrela da Calheta FC aproveitou a ocasião para apelar ao voto, a partir de 21 de junho, no projeto que acabam de candidatar ao Orçamento Participativo da Região, com vista à construção de dois campos de padel junto à escola da Calheta. O objetivo, segundo José Nunes, é “que daqui a um ano possamos estar a realizar este torneio nos campos de padel do Estrela da Calheta”.

Festas da Calheta com cartaz de arromba

Já é conhecido o programa completo das Festas do Concelho da Calheta 2022!
O melhor São João da Madeira está à porta e o nosso Município prepara-se para comemorar os seus 520 anos de história. Uma data que merece ser comemorada à grande e, por isso, desta vez serão três semanas repletas de iniciativas a pensar nas diversas faixas etárias.
Arrancamos já no próximo fim de semana, com vários eventos desportivos, e terminamos as festividades com Cultura, no início do mês de julho. Pelo meio, também não faltarão motivos para visitar a nossa #calhetaviva, havendo a destacar, claro, o fim de semana de São João, a 24 e 25 de junho, que este ano volta a ter um cartaz de arromba que promete muita animação.
O verão arranca na Calheta e nós contamos com todos para comemorar mais um aniversário da nossa terra!
Agradecemos, desde já, o apoio de todos na divulgação do nosso cartaz!

Calheta recebe duas novas cadeiras de rodas

O Banco de Ajudas Técnicas do Município da Calheta foi apetrechado com mais duas cadeiras de rodas, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Portuguesa das Pessoas com Necessidades Especiais (APPNE) - Associação Sem Limites, no âmbito da campanha “Dê uma tampa à diferença”.

Os equipamentos agora recebidos resultam de uma recolha levada a cabo pela EBS/PE da Calheta, que possibilitou a angariação de 2.250 kg de tampas.

Por cada tonelada de tampas recolhida é doada uma cadeira de rodas pela Associação pelo que falta muito pouco para o Município arrecadar um terceiro equipamento de locomoção. Os interessados em apoiar esta causa podem depositar as suas tampas nos pontos de recolha existentes no concelho da Calheta, nomeadamente no parque de estacionamento da Praceta 24 de Junho, na Junta de Freguesia do Jardim do Mar e nas diversas escolas do concelho. Estão incluídas tampas de garrafas de água, iogurtes líquidos, sumos e detergentes, sendo que cada tonelada de tampas recolhida representará uma nova cadeira de rodas que virá diretamente para o concelho da Calheta, mais concretamente para o Banco de Ajudas Técnicas do Município, ao qual qualquer família calhetense pode recorrer caso tenha esse tipo de necessidade.

A Câmara Municipal da Calheta agradece toda a solidariedade manifestada até então, quer através de contributos particulares como através de movimentos criados nas escolas para recolhas de tampinhas, simples gestos que permitem ajudar os munícipes do concelho com necessidades especiais, tornando a vida dessas pessoas mais feliz. 

 

Partilhe Esta Página