Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Em Destaque

Câmara apela à poupança de água potável no Arco

A Câmara Municipal da Calheta informa que têm ocorrido falhas no abastecimento de água potável na freguesia do Arco da Calheta. As equipas técnicas estão no terreno a trabalhar arduamente para resolver o problema que deverá estar relacionado, por um lado, com a escassez de água nas captações das nascentes e, por outro, com o consumo excessivo de água potável que é sempre mais notório nesta época do ano. Além disso, está também a ser verificada a possibilidade de existirem fugas ou derrames de água na rede.

Para assegurar o fornecimento de água nesta freguesia, a Câmara Municipal tem contado com o precioso apoio da Águas e Resíduos da Madeira (ARM) e dos Bombeiros Voluntários da Calheta que, para mitigar a situação, têm transportado água de outras localidades do concelho, nomeadamente da Ponta do Pargo e do Estreito da Calheta, de forma a garantir que todos tenham acesso a este bem essencial.

O Município agradece a compreensão de todos pelos eventuais transtornos causados, sendo que para evitar problemas maiores, a Autarquia apela à poupança da água e pede que a sua utilização seja restrita ao essencial. 

Encontro de Juventude está de volta à Calheta

A sexta edição do Encontro Municipal de Juventude da Calheta vem aí! “Calheta ligada ao Mundo. Conecta-te!” é o tema deste ano. Queremos que, em conjunto, possamos falar e discutir a evolução que o mundo tem tido nos últimos anos.  

Este ano o Encontro será realizado ao ar livre, no Porto de Recreio da Calheta, um lugar já emblemático do nosso Concelho. O evento está agendado para o próximo dia 27 de agosto, entre as 14h e as 18h. Uma iniciativa preparada a pensar em ti e no teu futuro, pelo que esperamos te surpreender com os nossos convidados.

Esta iniciativa, tal como sempre foi, é preparada a pensar em ti e no teu futuro  e esperamos te surpreender com os nossos convidados. Queremos que estas horas, além de um momento de encontro e convívio com os teus amigos, sirvam para abrires horizontes e ganhares ânimo para os anos que vêm pela frente!

Esperamos por ti para mais um Encontro!

As inscrições já estão abertas, basta clicares aqui e preencheres o formulário que irá aparecer! Segue abaixo também o cartaz do evento caso ainda não tenhas visto!

Encontramo-nos pessoalmente no dia 27 de agosto, a partir das 14h, no Porto de Recreio da Calheta!

Nota: No âmbito do atual contexto, de forma a reduzir a transmissão do COVID-19, serão tomadas medidas de segurança e de distanciamento social.

 

'Túnel8' leva Cultura às oito freguesias da Calheta

O Festival das Artes “Túnel 8” vai agitar o concelho da Calheta durante 10 dias. A iniciativa, organizada pela Associação Cultural - Oficina de Ideias das Terras do Oeste (OITO), em parceria com a Câmara Municipal da Calheta e a Direção Regional das Artes (DG Artes), decorre entre os dias 25 de julho e 4 de agosto e contará com eventos em todas as oito freguesias do concelho.

Trata-se da 2ª edição deste festival artístico que integra momentos de música, teatro, teatro de rua, dança, arte participativa, concerto para famílias e espetáculo-oficina, com apresentações em espaços ao ar livre e espaços não convencionais, proporcionando espetáculos diferentes de acordo com as especificidades dos lugares.

Os pormenores foram revelados esta manhã, no decorrer de uma conferência de imprensa que decorreu nos Paços do Concelho. Segundo o responsável pela organização do evento, que é também profissional de teatro, o evento “procura rasgar barreiras, aproximar comunidades, estreitar a comunicação, cruzar experiências e fazer emergir todo um conjunto de novas possibilidades de conexão entre as gentes, sejam residentes, visitantes ou turistas, esbatendo assimetrias, assim como os túneis rodoviários fizeram com as distâncias físicas”. Ricardo Brito desvendou todos os detalhes da programação que poderá ser consultada, a partir deste sábado no endereço www.tunel8.pt.

Doroteia Leça, vice-presidente da Autarquia, com o pelouro da Cultura, deixou o convite à população para que assista aos espetáculos que decorrerão, maioritariamente, em espaços ao ar livre e agradáveis de se estar nestas noites de verão. “Este é um festival alargado que traz cultura de excelência à Calheta, abrangendo todas as freguesias e faixas etárias”, disse, explicando que as crianças do concelho e os utentes dos centros sociais serão também parte integrante da programação do evento. Doroteia Leça terminou agradecendo à Associação todo o empenho neste projeto que, de resto, continuará a merecer o apoio da Autarquia.

 

PROGRAMAÇÃO:

25 de julho – P’ró bem e p’ró mal, projeto de Arte Participativa pela Casa Invisível, na Ponta do Pargo

25 de julho – Concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha, nos Prazeres

26 de julho – P’ró bem e p’ró mal, projeto de Arte Participativa pela Casa Invisível, no Arco da Calheta

26 de julho – Tributo a Edmundo de Bettencourt com Fado ao Centro, na Calheta

28 de julho – Emosons d’Abril, concerto para famílias pela Oficina de Ideias das Terras do Oeste, no Estreito da Calheta

28 de julho – O Burguês Gentil-Homem, espetáculo de teatro pela Oficina de Ideias das Terras do Oeste com o Funchal Baroque Ensemble, na Fajã da Ovelha

31 de julho – Os poetas na ilha, espetáculo de teatro pelo PUF Colectivo, na Calheta

1 de agosto – Workshops de Escrita para Teatro, por Peter Cann, e Cenografia, por Ana Brum, na Calheta

1 de agosto – Somente, espetáculo de teatro de rua e poesia visual pelo Teatro Só, na Calheta

2 de agosto – As perguntas da Menina do Ó, espetáculo-oficina por Adriana Campos, na Calheta (exclusivo para o campo de férias Verão em Cheio)

2 de agosto – Acho inúteis as palavras, espetáculo de dança pela Artística – Estúdio de Artes Performativas, na Calheta

3 de agosto – As perguntas da Menina do Ó, espetáculo-oficina por Adriana Campos, na Calheta

3 de agosto – Os amores encardidos de Padi e Balbina, espetáculo de teatro pelos Cães do Mar, no Paul do Mar

4 de agosto – Zanni! Mort’i fame, espetáculo de teatro de rua de Alexandre Oliveira e Grémio Operário de Coimbra, na Ponta do Pargo

4 de agosto – Concerto de L.E.Q.U.E., no Jardim do Mar

Encontro de Juventude decorre a 26 de julho

Vem aí mais uma edição do Encontro Municipal da Juventude da Calheta! “Turismo: Um Mundo à Tua Espera!” é o tema desta iniciativa que decorrerá no próximo dia 26 de julho, entre as 14h00 e as 18h00, no Porto de Recreio da Calheta.

Não temos dúvidas de que esta será uma valiosa oportunidade para discutir e explorar novas perspetivas dentro deste setor que é tão importante para a Região e para o nosso concelho. No decorrer do evento, teremos a oportunidade de reunir com profissionais do Turismo para uma troca de conhecimentos e experiências inspiradoras, com o intuito de fornecer aos jovens do nosso concelho novas perspetivas de carreira e de desenvolvimento pessoal.

Pretendemos, também, que este seja um momento de reencontro e de convívio entre os participantes, contando-se com momentos de diversão e com muitas surpresas para garantir uma experiência memorável a todos os presentes.

Contamos contigo! A tua participação é fundamental para o sucesso deste Encontro!

Para te inscreveres só tens de clicar na hiperligação e preencher o Formulário de Inscrição .

Segue abaixo também o cartaz do evento caso ainda não o tenhas visto!

Encontramo-nos pessoalmente no dia 26 de julho, a partir das 14h00, no Porto de Recreio da Calheta! 

 

 

Partilhe Esta Página