• Paul do Mar

  • 1

Freguesia do Paul do Mar

 

 
Área: 1,7 km²
População: 871 habitantes (Censos de 2011)
Densidade populacional: 520,6 hab/km²
Distância à sede do Concelho: 8,5 km
 
 

História

 

A designação adveio-lhe da orografia do lugar. Segundo o deão Gonçalves Andrade, a localidade “forma como um vale debaixo de altas rochas, junto ao mar, donde lhe vem o nome.”
Um dos mais antigos povoadores, o sesmeiro João Anes do Couto aqui possuiu terras de sesmaria. Fundou a Capela de Santo Amaro, antiga sede paroquial.
O mar ofereceu a esta freguesia um rico manancial. A abundância em peixe, sobretudo o migratório, fez aparecer nesta freguesia, em 1912, a indústria da conserva de atum para exportação. Ainda hoje testemunha o facto a chaminé da antiga fábrica.

 

Património Histórico Edificado

 

Igreja Paroquial de Santo Amaro

Com o aumentar da população, uma modesta capelinha de Santo Amaro que ali existia foi a sede da paróquia em 1676, independente da do Estreito da Calheta, a que estava sujeita. Santo Amaro era vínculo e morgado dos Coutos.

João Anes de Couto fez assento no Paul, onde lhe foram doadas terras em sesmaria. Seu filho Francisco do Couto Cardoso teve o foro de moço-fidalgo e fez testamento a 8 de Maio de 1941, sendo sepultado na Igreja local (Existiam duas lápides aos lados do altar com inscrições referentes a esta família).

 

Vestígios da indústria de conservas

 

 

Infraestruturas

Artesanato


Azulejos pintados à mão

 

 

 

Gaiolas de canas vieiras

Figuras em palha de bananeira

  

 
 
Próximo Artigo: