• Calheta

  • 1

Freguesia da Calheta

 

 
Área: 23,47 km²
População: 3160 habitantes (Censos de 2011)
Densidade populacional: 134,8 hab/km²
Sede do Concelho

 

História

 

Data de 1430 a criação desta freguesia. É muito de presumir que a origem do nome desta freguesia provenha da pequena baía ou enseada, que lhe serve de porto, pois é esse o verdadeiro significado da palavra calheta.

Zona escolhida por João Gonçalves Zarco para nela doar vastos terrenos a seus filhos João Gonçalves da Câmara e D. Beatriz. É das mais antigas da Ilha e uma das primeiras que começaram a ser exploradas pelos primitivos colonizadores. Berço adotivo de nobres fidalgos e cavaleiros, seus nomes perpetuam-se na toponímia dos vários lombos que constituem esta freguesia: Lombo do Doutor, Lombo do Atouguia.

 

Património Histórico Edificado

 

Igreja Matriz do Espírito Santo*

 

A freguesia da Calheta, teve a sua primitiva sede na capela de Nossa Senhora da Estrela, mas afirma-se que ali não permaneceu por largos anos, procedendo-se então à construção duma nova igreja, em ano que não podemos precisar. O seu orago passou a ser o Espírito Santo.

É de referenciar o teto da capela-mor e da nave central em estilo mudejar, para além de um valioso conjunto de ourivesaria sacra desde o séc. XVI até ao séc. XVIII (lampadários, pia baptismal, cruz processional, um pia e dois volantes flamengos que representam a Anunciação, e que se encontram no Museu de Arte Sacra).
Esta Igreja conserva ainda, um sacrário talhado em ébano com primorosas incrustações de prata, oferta de D. Manuel I, o Venturoso (peça original no património da Ilha).

Uma pedra no púlpito tem a data de 1639, data em que a Igreja foi totalmente reconstruída.

*Imóvel classificado de valor concelhio. Decreto n.º 129/77 de 29 de Setembro.


 

Igreja de São Francisco Xavier

A paróquia de São Francisco Xavier, situa-se no Salão e foi criada em 1960. Enquanto se procedeu à construção da atual igreja, teve a paróquia sede no mesmo local onde existe uma capela de invocação ao mesmo patrono.

 

 


Capela de São Francisco Xavier*

A antiga capela situa-se junto à atual igreja paroquial do Salão. Foi fundada por Manuel da Silva Pinheiro em 1693.

*Imóvel classificado de valor concelhio. Decreto n.º 129/77 de 29 de Setembro

 

Infraestruturas