Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

PRAZERES

ARTUR CAMPOS
Igreja de Nossa Senhora das Neves, sítio da Igreja, freguesia dos Prazeres, concelho da Calheta| Entre 1991 e 1996
3,5 x 3,7 cm | Negativo simples, película | Gelatina e sais de prata policromada
MFM-AV, inv. ACF/359


Igreja de Nª Srª das Neves

Em 1689, foi arrematada a construção da primitiva capela dos Prazeres por Manuel dos Santos.

A 20 de Novembro de 1745, o Conselho da Fazenda mandou construir uma nova Igreja, iniciada apenas em 1751. A sua edificação foi feita num lugar distante à capela primitiva, no entanto, restam ainda vestígios na atual paróquia, como a pia de água benta de meados do século XVII.  No ano de 1922, por iniciativa do padre Félix, foram várias construídas duas alas lateriais, duas novas sacristias e uma nova torre. Na década de 40, foi alterado o orago  da freguesia, passando a ser Nossa Senhora das Neves em vez de Nossa Senhora dos Prazeres.


Quinta Pedagógica dos Prazeres

Inaugurada em outubro de 2000, a Quinta Pedagógica dos Prazeres é um projeto de educação, sensibilização e valorização do meio rural. É constituída por um conjunto de cinco edifícios, todos eles pintados com cor amarela e com funcionalidades distintas, a saber: a casa paroquial; a casa de chá; o espaço da secagem do chá e ainda os dois edifícios da galeria de arte.

O edifício - mãe que é a antiga casa paroquial é construído em alvenaria de pedra rebocada a argamassa de cal e coberto com telha de canudo. É pintada de amarelo com embasamento em grenat, constituído por dois pisos, apresenta janelas com molduras e tapa-sóis de madeira de cor verde. No piso superior tem uma residência artística. 


Escola Externato São Francisco de Sales

Erigida pela população e sob a orientação do padre António Félix de Freitas, a escola foi construída entre 1929 e 1930, com o intuito de complementar a escola do ensino oficial nos Prazeres, que acabaria  por ser extinta. O padre Félix em 1934, pediu à Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria, para orientar a escola, a qual em 1935, a irmã Trindade fundou como Escola de São Francisco de Sales. Aqui ensinaram-se 180 crianças a ler.

Na década de 70 e 80 algumas aulas eram lecionadas no primeiro andar da Igreja dos Prazeres. Entretanto, em 2005 com o apoio governamental, os espaços da escola foram ampliados, e passaram a chamar-se Centros Educativos da Apresentação de Maria.