Associações

 

Associação Grupo de Folclore da Calheta – Madeira


 

O Grupo de Folclore da Calheta surgiu a 22 de Dezembro de 2005. Porém, só em 2013 passou a designar-se de Associação Grupo de Folclore da Calheta – Madeira. Esta Associação é composta por vinte e dois elementos e tem como principal objetivo a preservação e divulgação dos costumes e tradições da ilha da Madeira, em particular do Concelho da Calheta. Estes atuam por toda a região, desde unidades hoteleiras, restaurantes e festas tradicionais. A Associação conta também com duas participações no estrangeiro, a primeira foi em 2007, na Suíça e a segunda em 2008, em Caracas.

 

Contactos:

Caminho do Tanque da Tenda, nº37

9370-381 Fajã da Ovelha

Tel.: 962302174

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Associação Cultural e Recreativa “Grupo De Cordas Da Fajã Da Ovelha”


 

 

 

Esta associação foi criada a 1 de Abril de 1995, tendo como diretor artístico Jaime Andrade que dedicou-se a ensinar e ensaiar os novos elementos a tocar os instrumentos (braguinha, acordeão, rajões, etc) e as músicas. Procurando, assim, dar continuidade aos grupos anteriores, “Música do Bolo”, “Música da Bolacha” e “Grupo de Cordas da Fajã da Ovelha” e preservar os valores ancestrais dos seus antepassados, tocando algumas canções que faziam parte do repertório dos antigos grupos. Atualmente, conta com treze elementos, tocadores e vocalistas. Tem participado em diversas festas populares e governamentais por toda a região. É de referir que conta também com duas internacionalizações, em 2006 no Festival Internacional de Folclore em Paris e, em 2008 na cidade de Saragoça. 

 

Contactos:

Caminho de São Lourenço, n.º 147

9370 – 362 FAJÃ DA OVELHA

Tel.: 966079384

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Blog: http://acrgrupocordasfajaovelha.blogspot.pt/

 


 

Grupo coral do Arco da Calheta


 

 

História

Foi fundado em Janeiro de 1987, por Carlos Moniz, sob a Direção Artística do Tenor João Victor Costa. Atualmente conta também com a colaboração da professora Maria dos Anjos.

1987 - Promove uma iniciativa inédita na Região – “I Encontro de Grupos Corais da Região Autónoma da Madeira”

1988 - É editado o seu primeiro de 2 LPS de “Canções Tradicionais Madeirenses”.

1993 - Participa no XI Encontro de Grupos Corais de Portalegre, numa digressão que passa ainda por Concertos em Castelo de Vide e Lisboa.

1995 - Edita o seu primeiro CD “Cantares da Minha Terra” com acompanhamento musical da Tuna do G.A.E.M.D, da Secretária Regional da Educação, edição da responsabilidade da Câmara Municipal da Calheta.

 1997 - Participa no programa televisivo da RTP Madeira “Recados das Ilhas”. Em Dezembro do mesmo ano organiza pela primeira vez, uma série de concertos de Natal realizados em várias igrejas do Concelho após “As Missas do Parto”.

Para além disto, o grupo Coral participa anualmente nos Festivais de Coros da Madeira, desde 1989, e foi selecionado para com as suas músicas, participar no CD duplo “Os melhores Coros Amadores da Região da Madeira”. Participou ainda na Festa das Nações realizada pela primeira vez, na Região Autónoma da Madeira e nas comemorações dos 25 anos da Autonomia.

 

 Das saídas do grupo estão registadas as seguintes:

1988 - O grupo efetuou uma digressão pelo Sul de Portugal Continental, com atuações em Faro, Albufeira e Odemira;

1998 - Ida à Covilhã, a convite do Coro Misto da Covilhã, onde proporcionou concertos em Tordosendo, Vale-Formoso, Alcains e Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã;

1999 - Fez a sua 1.ª digressão ao estrangeiro, integrado nas comemorações do 10 de Junho;

2001 - Deslocou-se à cidade de Leichlingen na Alemanha;

2002 - Deslocou-se a Beja.

Com sede própria, após 14 anos de existência, o Grupo Coral tem como objetivo principal divulgar a Música Tradicional Madeirense e possui também um vasto repertório religioso feito exclusivamente pelo Maestro J. V. Costa para o Grupo, com o qual soleniza diversas Missas por toda a Região da Madeira.

É também ponto de honra deste Grupo intensificar o espírito coralista, em que se valoriza a camaradagem, o civismo e a boa disposição, procurando estabelecer sempre um contacto direto com a população.

De referir que conta, atualmente, com 35 elementos: 14 masculinos (Tenores e Baixos) e 21 femininos (Sopranos e Contraltos).

 

 

Contactos

Morada: Sítio das Paredes, Apartado 424

9370-037 Arco da Calheta

Tel.: l Fax: 291 827  667 l Tlm.: 962 823 141