Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

ESTREITO DA CALHETA

PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Vista da freguesia do Estreito da Calheta, concelho da Calheta | sem data
17,6 x 23,6 cm | Negativo simples, película | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. PER/2348


Igreja de Nª Srª da Graça

Criada em meados da primeira metade do século XVI, foi idealizada por João de França em 1503, filho de André Gonçalves de França. Foi construída durante a segunda metade do século XVIII, contendo a inscrição com o ano de 1791 na fachada principal, tendo sido solenemente benzida no ano de 1793. Foi reconstruída na primeira metade do século XX, passando a ter três naves. No seu interior destacam-se a imagem de Nª Srª da Graça  datada de meados do século XVIII.


Capela dos Reis Magos

Fundada em 1520 por Francisco Homem de Gouveia e sua esposa D. Isabel Afonso, esta capela manuelina com planta rectangular simples, apresenta fachada principal com empena sobre a qual se encontra uma cruz de Cristo. Em meados do século XX, passou a ser propriedade de Júlio César de Faria e posteriormente propriedade pública da Região Autónoma da Madeira até à atualidade. No interior é de destacar, características do período Manuelino como o teto de alfarge, assim como, o importante retábulo da escola flamenga composto por pintura e escultura, que é dedicado à Anunciação no reverso, representando no outro lado os doadores com Santo António e São Francisco. O  painel central, em madeira de carvalho policromado representa a Adoração aos Reis Magos. Pela sua qualidade constitui um caso único na Madeira e raro a nível nacional.


Fábrica da Manteiga

Originalmente construída em 1910, a fábrica manteve-se em funcionamento até 1969. Em 2010 o edifício foi recuperado e adaptado a habitação turística, por iniciativa de um investidor alemão em conjunto com uma padaria, com um projeto arquitetónico da autoria da MSB Arquitetura e Planeamento, que manteve a estrutura do lado exterior original, sendo o interior de estilo moderno.