• Pacto de Autarcas

  • 1

Pacto de Autarcas

 

Mensagem do Presidente

 

Com a subscrição e adesão ao Pacto de Autarcas surgiu espaço para o desenvolvimento de um trabalho a nível municipal na área da energia e sustentabilidade, contando com a parceria de instituições públicas e privadas, que se materializa neste Plano de Ação para a Energia Sustentável. Para a elaboração deste plano procedemos à recolha de informação da situação de referência, tendo por base o ano de 2010, de forma a programar um conjunto de objetivos e metas a atingir para o ano 2020.
Assim, delineámos três grandes linhas orientadoras, a saber: aumento da contribuição dos recursos energéticos renováveis; redução do consumo de energia fóssil; redução das emissões de dióxido de carbono. A eficiência energética e a valorização dos recursos energéticos renováveis são reconhecidos e assumidos como fatores estratégicos para o desenvolvimento sustentável do Município da Calheta.
A construção desta nova política é orientada para a sustentabilidade ambiental, a qualidade de vida e bem-estar dos munícipes e a competitividade económica local, através da promoção da eficiência, da valorização energética dos recursos naturais internos, da dinamização do mercado dos produtos e serviços energéticos sustentáveis, e das ferramentas de gestão e monitorização da energia.
Deste modo, pretendemos contribuir para a construção de um município mais sustentável, promovendo a criação de novos empregos e, porque não, acrescentando valor à dinâmica económica local.

 

Carlos Manuel Figueira de Ornelas Teles, Presidente da Câmara Municipal da Calheta