Escutismo

 

Agrupamento de S. Francisco Xavier

 

Em 2003 deu-se a abertura do Agrupamento e o início da formação de dirigentes para acompanhar os jovens deste grupo. No dia 27 de Março de 2004, realizou-se pela primeira vez, no Concelho da Calheta, Promessas de Escuteiros, com cerca de 30 crianças. A iniciativa da criação do agrupamento foi daquele que, naquela altura, era pároco da Calheta, Padre Manuel Ramos. Desde a sua criação, as diversas secções têm participado em atividades locais de secção e de agrupamento, mas também em atividades regionais, nacionais e internacionais, como são exemplos: o Acareg 2006, Acareg 2009, DraveIN 2012, Jamboree da Madeira 2013.

O agrupamento prima por desenvolver e colaborar nas atividades do concelho onde se insere colaborando, assim, de forma direta com as demais paróquias e entidades locais.  No Livro de Ouro têm a visita de várias entidades à sede. A título de exemplo podem ser mencionados dois chefes regionais, o chefe nacional do CNE, o bispo da Diocese do Funchal e autoridades municipais. 

O agrupamento manteve desde a sua fundação uma estreita relação com o Agrup. 571 Santo Amaro – Funchal.

Neste caminho de formação os jovens, vários foram os adultos que de livre vontade procuraram formação específica para poderem colaborar com o agrupamento, mas não são só os dirigentes, o Agrupamento 1298 deve muito do seu apoio aos pais dos elementos e à autarquia. Neste momento o Agrupamento funciona com 65 elementos.

O agrupamento de escuteiros é constituído por:

 

Direção:

- Dirigentes – chefe de agrupamento: Leocádia Caldeira

- Secretária – Zélia Gonçalves

- Tesoureira – Madalena Silva

- Encarregada de material – Carlos Silva

- Assistente – Pe. Silvano

 

Secções:

- Lobitos – são as crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, num total de 13.

- Exploradores – são crianças com idades compreendidas entre 10 e 14 anos, num total de 13.

- Pioneiros – são crianças com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos, num total de 17.

- Caminheiros – são jovens com idades compreendidas entre os 17 e 21 anos, num total de 12.

- Corpo de chefia – são adultos voluntários que tutelam a formação e exercem funções de mediadores das aprendizagens dos jovens escuteiros deste agrupamento. Neste momento são 10 os dirigentes.

- Total de elementos – 65.

 

 

Contactos

Morada: Lombo do Salão (antiga escola do Salão)

9370-122 Calheta

Tel.: 964650325