Foi inaugurado, esta terça-feira, dia 28 de janeiro, o novo Centro Social da Calheta, que funcionará no salão paroquial da Paróquia de São Francisco Xavier. O espaço entra em funcionamento esta quarta-feira, contando-se já com meia centena de inscritos. Na cerimónia de inauguração, que contou com a presença do Presidente do Governo Regional e de outras entidades, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Teles, anunciou a possibilidade de vir a abrir outro Centro Social nesta freguesia.
Esta nova valência reflete o compromisso da Autarquia na área social, oferecendo, neste caso concreto, mais um espaço de convivência e de apoio à população local, especialmente para os mais vulneráveis. O Centro Social da Calheta pretende dinamizar atividades de apoio social, promoção de bem-estar e inclusão, fortalecendo os laços comunitários entre a população desta freguesia.
Recorde-se que a abertura do primeiro centro social do concelho aconteceu há 26 anos, no Pinheiro. Seguiu-se a abertura do centro social da Ponta do Pargo (há 25 anos), o do Arco e do Estreito da Calheta (há 18 anos), dos Prazeres (há 16 anos), Florenças (há 11 anos), Paul do Mar (há 8 anos), Cales e Chada e Fajã da Ovelha (há 7 anos). Ontem, na abertura do novo centro social na freguesia da Calheta, o presidente Carlos Teles anunciou a possibilidade de vir a abrir outro espaço deste género na zona da Atouguia ou Lombo do Doutor.