Uma máquina biotrituradora é a mais recente aquisição da Câmara Municipal da Calheta. A ideia é promover a limpeza de terrenos e áreas verdes no concelho, reduzindo o material combustível acumulado. O biotriturador, que custou cerca de 50 mil euros e que tem uma capacidade de trituração de cinco toneladas por hora, permitirá à Autarquia triturar de forma eficiente os resíduos vegetais, tais como ramos, folhas e árvores. Ao transformar estes materiais em pequenos fragmentos, facilita-se a sua decomposição natural e reduz-se o risco de propagação de incêndios.
“O investimento surge num momento crucial, considerando a importância da prevenção de incêndios, especialmente durante os meses mais quentes do ano”, considera Doroteia Leça, presidente da Câmara em exercício, que fez saber que o serviço também será disponibilizado aos munícipes, mediante pedido à Autarquia.
Os preços para recorrer ao serviço serão ajustados tanto para particulares como para empresas e variam de acordo com o tempo de utilização do biotriturador. Também será cobrado um valor adicional caso o requerente solicite à Autarquia transporte para fazer chegar ao Armazém da Câmara Municipal o material a triturar, havendo depois a possibilidade de reaproveitá-lo para fertilizar os seus terrenos. Os interessados poderão obter mais informações contactando o 291 824 210.
A edilidade demonstra, assim, mais um compromisso firme com a segurança da comunidade, com a preservação do meio ambiente e da beleza natural do concelho.