Estão inscritos mais de 200 atletas na “III Meia Maratona da Calheta - Alberto Paulo", que se realiza no próximo domingo, dia 14 de maio. A prova, organizada pela Associação de Atletismo da Madeira (AARAM) e pelo Estrela da Calheta FC, tem a sua partida agendada para as 9h00 no Lombo do Coelho (Prazeres), terminando na Avenida D. Manuel I (Vila da Calheta), num traçado de aproximadamente 21 quilómetros.
A competição integra ainda uma Mini Maratona com um trajeto mais curto com cerca de 9 quilómetros, entre a Igreja da Atouguia e a Avenida D. Manuel I, com partida às 9h30.
Os interessados têm até o dia 11 de maio para se inscrever, conforme fez questão de lembrar a organização, no decorrer de uma conferência de imprensa que decorreu esta terça-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal da Calheta.
Os pormenores da prova foram revelados na ocasião, onde não faltaram palavras de apreço para o atleta Alberto Paulo que, mesmo distante, foi alvo de inúmeros elogios, por todo o seu percurso, pelos títulos que conquistou e por tão bem ter representado a sua pátria em provas de renome como os Jogos Olímpicos. Isso mesmo sublinhou o presidente da Associação de Atletismo da Madeira, Egídio Olim, e também o vereador Aleixo Abreu, lembrando que a Autarquia não poderia deixar de “valorizar o percurso” de alguém que foi e continua a ser uma referência no concelho.
Para a Autarquia, este tipo de eventos, para além de promoverem a prática desportiva, são fundamentais para projetar e divulgar a Calheta no seu melhor, já que têm uma grande capacidade de mobilizar praticantes de toda a Região, que por sua vez trazem consigo familiares e amigos que acabam por dinamizar a economia local.
A esse respeito, o diretor regional do Desporto, David Gomes, elogiou a “visão estratégica” deste executivo, que vê no desporto uma janela de oportunidades para a promoção do destino. Quanto à organização desta prova, em particular, David Gomes elevou o seu enorme potencial, prevendo uma “grande margem de crescimento” nas próximas edições.