O presidente da Câmara Municipal da Calheta quer continuar a proporcionar oportunidades aos jovens do concelho, mantendo não só os programas atualmente em vigor, mas também criando novas ferramentas para que estes se possam fixar no concelho. Carlos Teles, que falava na sessão de encerramento do VI Encontro Municipal de Juventude, no Porto de Recreio da Calheta, explicou que a estratégia do Município passa por criar um programa que permita aos jovens ter acesso à habitação a custos controlados, numa fase em que devido à elevada procura pelo concelho os preços dos terrenos e das casas são incomportáveis para os mais novos que querem investir na sua terra natal.

Uma mensagem de esperança deixada pelo presidente da Câmara, também reforçada pelo presidente do Governo Regional, que também esteve presente neste Encontro que contou 175 jovens inscritos. Os governantes falavam após uma tarde bastante enriquecedora, que contou com diversos oradores com provas dadas, que partilharam as suas vivências e experiências profissionais, as quais se revelaram uma fonte de inspiração para os jovens da Calheta que têm o futuro pela frente.

Ricardo Gonçalves e Davis Gouveia, dois jovens naturais do concelho, foram os oradores do primeiro painel, que arrancou com uma intervenção da vereadora com o pelouro da Educação, Dra. Doroteia Leça.

Ricardo Gonçalves, membro fundador do 'For UM we Connect" partilhou a sua experiência profissional e explicou como surgiu a referida plataforma que tem como foco a informação, formação e representação dos jovens madeirenses potenciando o seu desenvolvimento e a participação ativa dos mesmos no contexto regional, nacional e europeu.

Já Davis Gouveia, Fundador e Diretor do Uniarea, deu o seu testemunho enquanto criador deste que é hoje um portal de referência para milhares de jovens no ensino secundário e superior em Portugal.

A segunda parte do evento ficou a cargo do presidente da Startup Madeira, Carlos Lopes, e do Diretor Regional de Juventude, João Rodrigues. O primeiro orador apresentou alguns projetos desenvolvidos pela Startup, com principal destaque para os Nómadas Digitais, deixando ainda algumas ideias e sugestões aos jovens presentes na sessão, nomeadamente na área do empreendedorismo.

Já o Diretor Regional de Juventude apresentou alguns programas disponíveis para os jovens, alguns dos quais a nível europeu, remunerados, que permitem intercâmbios e experiências bastante diversificadas.

O VI Encontro Municipal de Juventude terminou em grande, com a atribuição de 15 prémios, cinco portáteis, cinco telemóveis e cinco colunas.

 

Partilhe Esta Página