No ano letivo 2013/14,  o Centro de Competência TIC “Entre Mar e Serra” organizou mais uma edição do concurso “Artistas Digitais”. Este concurso destina-se a alunos do Pré-Escolar e do 1º e 2º CEB de todo o país, consistindo na elaboração de desenhos sobre os mais diversos temas, promovindo a utilização criativa da tecnologia.

 

 

Foram propostos desafios distintos em função da categoria e idade dos destinatários: 
– Para os mais novos (Pré-escolar e 1.º CEB) o desafio é representar, num desenho feito com o computador,  “O sítio que eu mais gosto!” que pode ser uma localidade, uma divisão da tua casa, um recanto do jardim, um ambiente de um livro, ou qualquer outro sítio real ou imaginário. Umas das estratégias que recomendamos vivamente é a leitura (que para os mais pequenos pode ser feita por um adulto) de uma descrição ou uma história, como ponto de partida para a elaboração do desenho.

 

Para os mais crescidos (5.º e 6.º ano) o desafio do tema “E se…” é representar uma alteração da normalidade do Mundo que vivemos, ou das histórias que conhecemos, por algo inesperado e surpreendente. Para além da leitura como ponto de partida propomos aos adultos (professores ou pais) que coloquem as crianças perante factos insólitos ou imprevistos (que poderão envolver conteúdos curriculares da história, ciências, etc.) e a representação das suas consequências.

 

 

Partilhe Esta Página