Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

 Depois da instalação de um sistema inovador na Praia da Calheta que mede a temperatura ambiente, a temperatura da água balnear e a força das radiações ultravioletas, segue-se o lançamento da App ‘OptiSun’. 

Desde o início da época balnear que a Praia da Calheta conta com um painel informativo que disponibiliza aos banhistas esse tipo de informação atualizada ao segundo, informação que é disponibilizada, também, na página do Município.

A novidade agora é a aplicação móvel que dá dicas personalizadas relativamente às medidas de proteção à exposição solar consoante o nível de radiação e o tipo de pele de cada indivíduo.

Um investimento a pensar na Saúde Pública que tem sido complementado com outras atividades, nomeadamente ações de sensibilização e campanhas de prevenção solar. Ainda na semana passada, tivemos a oportunidade de inquirir os banhistas da nossa praia com o objetivo de aferir o conhecimento sobre o índice de radiação ultravioleta (IUV) e a utilidade dos equipamentos e serviços enquadrados no projeto IUVSense, que está a ser desenvolvido pela empresa Optisigma. Uma atividade que decorreu em paralelo com uma campanha de prevenção solar a cargo do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro - "Com o sol não se brinca". O objetivo é consciencializar e alertar a população sobre os benefícios e malefícios da exposição solar, potencializando a aprendizagem e a implementação de novos hábitos. 

Na oportunidade, foi montada uma tenda onde foram desenvolvidas atividades lúdicas de sensibilização junto de crianças e jovens, sendo que no local esteve também um profissional de saúde para esclarecer todas as dúvidas relacionadas com o tema em questão. A Liga também distribuiu material informativo junto dos banhistas, com a indicação de comportamentos mais saudáveis durante a exposição solar.

Apesar da luz solar ser essencial para o funcionamento do nosso organismo, a exposição excessiva aos raios solares, nomeadamente à radiação ultravioleta, tem efeitos nocivos na nossa pele.

Ciente de que essa exposição acontece principalmente nas piscinas e nas praias, e sendo a Praia da Calheta um dos espaços mais procurados pelos banhistas, a Autarquia local não quis ficar indiferente a esta causa, apostando, para o efeito, em sistemas inovadores que promovam a saúde pública de todos os seus utilizadores.

 

 

Partilhe Esta Página