Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Em Destaque

Eleições: recrutamento para Técnico Informático

Na Eleição para o Parlamento Europeu, que decorrerá a 9 de junho, vamos poder votar em mobilidade. Para isso serão utilizados nas mesas de voto os Cadernos Eleitorais Desmaterializados, disponibilizados através de equipamentos informáticos.
Para prestar apoio a esta nova componente tecnológica por parte dos membros da mesa, vamos necessitar de recrutar Técnicos de Apoio Informático (TAI), que serão devidamente credenciados pela Administração Eleitoral.
Os candidatos a TAI devem ter, pelo menos 18 anos, ter nacionalidade portuguesa e, no mínimo, o 12º ano de escolaridade, preferencialmente com formação nas áreas das tecnologias de informação.
Para a realização desta tarefa, será necessário frequentar uma ação de formação de um dia (6 horas), em instalações a serem disponibilizadas pela Câmara do Municipal da Calheta.
O Técnico de Apoio Informático irá ministrar formação aos membros de mesa sobre a utilização dos cadernos eleitorais desmaterializados e, posteriormente, proceder aos testes nas assembleias de voto, no dia 1 de junho.
O Técnico de Apoio Informático receberá uma compensação no valor total de 177,45€, verba que abrange o dia de formação, o dia de teste e o dia da eleição.
A Câmara Municipal da Calheta informa que neste momento já se encontram abertas as inscrições para T​AI, bastando aos interessados preencher o formulário disponível em https://bit.ly/3Q4mmjS .

Vem aí mais uma edição do programa "JOCA"

A Câmara Municipal da Calheta vai promover mais uma edição do "JOCA", o programa de Juventude Ocupacional da Calheta que dá aos jovens do concelho a oportunidade de obter uma experiência laboral nas férias de verão, de forma remunerada. As inscrições decorrem entre os dias 22 de abril e 22 de maio.

O programa destina-se a jovens estudantes, portadores do Cartão Jovem Municipal, com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos, inclusive, e, excecionalmente, com 14 e 15 anos, caso seja necessário preencher vagas.

Os interessados devem aceder ao Link para descarregar a Ficha de Inscrição JOCA, a qual deverá ser devidamente preenchida e enviada por email, através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , ou entregue pessoalmente nos serviços camarários. 

Juntamente com a ficha de inscrição, deverão ser anexados obrigatoriamente todos os documentos necessários, nomeadamente a fotocópia do Cartão de Cidadão, do Cartão Jovem Municipal (atualizado), do documento comprovativo de estudante (a solicitar na escola) e do IBAN (emitido pelo banco). 

Caso surja qualquer dúvida pode contactar os serviços da Câmara Municipal da Calheta através do telefone 291 820 200 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Calema e "Wet Bed Gang" vêm às Festas da Calheta

Começam a surgir as primeiras novidades para as Festas da Calheta!
Os “Wet Bed Gang” e os Calema já estão confirmados para animar as festividades do concelho, nos dias 21 e 22 de junho, respetivamente. 
A banda portuguesa, muito conhecida pelo tema "Bairro" e "Devia ir", é uma das principais referências do hip hop português e vai atuar na praia da areia amarela na sexta-feira. No dia seguinte (sábado, 22 de junho), no mesmo local e após a passagem das tradicionais Marchas de São João, os Calema prometem dar "estrondo" e envolver o público com as suas boas energias. A banda são-tomense, que dispensa grandes apresentações, deverá, como habitualmente, atrair milhares de fãs que não vão querer perder este espetáculo. 
Todos os anos a Câmara Municipal da Calheta prepara um programa pujante e bastante diversificado para as comemorações do Dia do Concelho, pelo que nas próximas semanas deverão surgir mais novidades em termos de cartaz. 
Prepare-se para um fim de semana incrível cheio de boa música e energia contagiante!

Roteiro revela tesouros culturais da Calheta

A Câmara Municipal da Calheta apresentou, esta quinta-feira, um novo roteiro histórico que destaca e promove o rico património cultural do concelho. Trata-se de uma ferramenta bastante abrangente que oferece aos residentes e visitantes uma oportunidade única de explorar os tesouros históricos da Calheta.

Disponível em português e inglês, o roteiro já está disponível na página oficial do Município (https://www.cmcalheta.pt/pt/visitar/roteiro-historico), e será exportado também para as suas redes sociais. Uma brochura impressa será distribuída pelos agentes turísticos locais, incentivando a sua divulgação nos seus espaços. “O Roteiro Histórico da Calheta está lançado e em breve serão colocadas sinalizações nos próprios monumentos onde, através de um simples clique num QR Code, cada visitante poderá aceder facilmente à sua informação histórica”, explicou Doroteia Leça, presidente em exercício e também responsável pelos pelouros do Turismo e da Cultura. A autarca elogiou, de resto, o empenho de todos os envolvidos neste projeto, já que o roteiro resulta de uma parceria com o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultural e Social (CEDECS), aquando de um estágio profissional realizado por uma jovem do concelho, Daniela Moura, sob a coordenação de Isabel Gouveia, professora destacada no CEDECS. Na apresentação, a investigadora deu a conhecer algumas das principais referências patrimoniais de cada freguesia, nas suas diversas tipologias, como arquitetura religiosa, arquitetura civil, arquitetura industrial e arquitetura utilitária.

“São estes feitos que fazem com que a Calheta vá ficando no mapa”, sublinhou Doroteia Leça, destacando a importância de preservarmos a nossa identidade. “Preservação” foi, de facto, a palavra mais repetida na apresentação do projeto, nomeadamente por Eugénio Perregil, presidente do CEDECS, que aproveitou a ocasião para desafiar a comunidade a participar também neste roteiro, enviando para o Município propostas ou fotografias do património que tenham no seu ‘baú’, contribuindo para enriquecer e fazer crescer este trabalho.  

Para além de preservar a rica herança histórica da Calheta, a Autarquia pretende também incentivar o turismo cultural na localidade. Ao fornecer informações detalhadas sobre locais de interesse histórico e as suas tradições, o roteiro pretende enriquecer a experiência dos visitantes e fortalecer o orgulho da comunidade local na sua história. Com o lançamento deste Roteiro Histórico, a Câmara da Calheta demonstra um compromisso contínuo com a promoção do turismo sustentável e o desenvolvimento cultural, ao mesmo tempo que preserva e celebra o património único deste belo concelho.

 

Partilhe Esta Página