Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

A Câmara Municipal da Calheta está a remodelar a rede de distribuição de água potável no Arco da Calheta. Um dos investimentos consiste na montagem de uma nova conduta que permite reforçar o caudal de água para esta zona.

Os trabalhos decorreram ao longo da última semana e motivaram, aliás, um alerta da Autarquia para a possível falta de água. O investimento, na ordem dos 30.418 euros, já está concluído e será importante para evitar falhas no abastecimento de água no Arco da Calheta, uma das zonas onde este tipo de intervenção se torna mais urgente, tendo em conta o elevado número de construções e o consequente aumento do consumo de água.

Uma realidade que tem motivado particular atenção por parte do Município que, já desde o início do mandato, tem procurado minimizar os impactos deste elevado consumo na freguesia, desde logo com a construção de um reservatório de água potável no Lombo do Brasil, em 2018, um investimento avultado na ordem dos 200.578 euros.

Também no ano passado, a Câmara Municipal investiu 22.462 euros na construção de um tanque e posto de cloragem para água potável no sítio do Pinheiro.

Muito em breve, será também construído um novo reservatório de água potável na Achada de Santo Antão, no Arco da Calheta. A intervenção, que já está adjudicada e prestes a ser concretizada, custará cerca de 65.500 mil euros e irá deixar a população desta freguesia bem abastecida em termos de água.

De referir, contudo, que as melhorias na rede de água potável têm ocorrido um pouco por todas as freguesias do concelho, um investimento bastante abrangente que inclui manutenção e renovação das redes já existentes e ainda a construção de novos tanques, num esforço financeiro que ronda já os 1,4 milhões de euros só neste mandato.

Apesar do investimento expressivo na área, o Município da Calheta continua a apelar à poupança da água, reforçando a importância de evitar desperdícios através do consumo consciente. “Vamos preservar o planeta e garantir que todos tenham acesso a este bem precioso”, reforça, em jeito de apelo, o Executivo liderado por Carlos Teles.

 

Partilhe Esta Página