Desporto Municipal

 

Não oferece hoje grande discussão, a importância da atividade física e desportiva para o incremento da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade. Deste modo, a mesma, enquanto objeto de gestão municipal, constitui-se como um fator de desenvolvimento estratégico local e regional. Esta premissa deu origem a uma necessidade, e esta transformou-se num objetivo, e o mesmo concretizou-se em Julho de 2004, com a criação do Gabinete do Desporto da Câmara Municipal da Calheta.

Neste momento estão reunidas todas condições para criar, melhorar e aumentar as condições de acesso da população do nosso município à prática da atividade física e desportiva, procurando abranger todos os escalões etários.


Áreas de atuação

 

O desenvolvimento do desporto nas suas múltiplas vertentes pressupõe uma intervenção sobre diferentes áreas:

  • O Apoio ao Associativismo Desportivo;
  • A  gestão de Equipamentos e Espaços Desportivos Municipais;
  • A Promoção de Atividades Físicas e Desportivas (da Animação Lúdico-Recreativa à Promoção da Saúde e ao Alto Rendimento);
  • O  relacionamento com outros sistemas que compõem a nossa sociedade (Sistema Educativo, Sistema Económico…);
  • A área dos Estudos, Formação e Inovação.

Programas

 

A materialização da nossa intervenção sobre as áreas supracitadas resulta da realização de programas, os quais originam diferentes projetos de atuação.

Na área da Promoção de Atividades Físicas e Desportivas, criámos já dois programas:

  • Programa “Férias Desportivas”, com o projeto “Verão em Cheio 2004”.
  • Programa “Calheta Saudável”, com o projeto “Caminhe…pela sua Saúde”.

Os programas e projetos aqui apresentados pelo ainda recente Gabinete do Desporto da Câmara Municipal da Calheta, constituem apenas o início de um longo caminho a percorrer, de mudança cultural da nossa comunidade, para a adoção de estilos de vida cada vez mais ativos e saudáveis, promovendo assim a qualidade de vida dos nossos munícipes.