Projetos e Programas

Exposição «Juntos fazemos a diferença na prevenção»

 

 

A CPCJ da Calheta uniu-se ao apelo nacional e internacional de erradicação dos maus-tratos a crianças, através do desenvolvimento de trabalhos alusivos ao tema da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, sendo a parceria com as escolas básicas do concelho, fundamental para esta luta pela prevenção/proteção e bem-estar das crianças e jovens, permitindo assim uma troca de experiências e fortalecimento de relações.

Igualmente associou-se a Campanha do “Laço Azul”, de Bonnie Finney, que surgiu em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando esta avó amarrou uma fita azul à antena do seu carro com o intuito de sensibilizar a sua comunidade sobre a trágica história de maus-tratos que os seus netos foram vítimas no seu seio familiar, levando à morte de um destes. O azul foi a cor escolhida para lembrar os corpos espancados e as nódoas resultantes das agressões.

 


“Tricota esta ideia”

 

“Tricota esta ideia! Uma manta pelos direitos dos idosos”, foi apresentada no passado dia 21 de janeiro na Assembleia da República pelos seus promotores, e trata-se de uma campanha de sensibilização a nível Nacional,dinamizada no âmbito do projeto “Juntos por Mais”, que “alerta” para a defesa e proteção dos Direitos da Pessoa Idosa, com o objetivo de consciencializar a sociedade civil para o crescente aumento dos maus tratos aos idosos.

Por se tratar de uma temática que sensibiliza a todos, a Câmara Municipal da Calheta associa-se a esta iniciativa, e convida todos os Calhetenses, quer sejam instituição, privado e/ou particular, a participar neste projeto. Neste sentido, lançamos o desafio para que elabore um pequeno trabalho (quadrado de tamanho 30×30 cm) de tricot ou crochet, em lã, de ponto e cor livre, que deverá ser entregue até ao final do mês de abril nos serviços da Câmara Municipal da Calheta. 

Os trabalhos entregues (dentro deste prazo), serão posteriormente enviados para o projeto “Juntos por Mais”, que os unirá à Manta já existente (atualmente constituída por mais de 1200 quadrados, cerca de 40 metros de comprimento).


 

Convívio Festa da Amizade

Teve lugar no passado dia 13 de fevereiro mais uma edição da “Festa da Amizade” no Centro Cívico do Estreito da Calheta.
Este evento, que é já uma tradição neste Município, reuniu aproximadamente 250 utentes dos centros sociais municipais, que, animados pelo DJ Sérgio Soares, desfrutaram de uma tarde de animação, trocando experiências e partilhando momentos de salutar convívio.

Calheta d`Esperanças – Programa Municipal de Apoio à Família e incentivo à Natalidade



 

Foi já publicado em Diário da República o Regulamento Municipal de Apoio à Família e à Natalidade. Poderá consultar aqui.

Este regulamento cria um apoio financeiro mensal de €50 para todas as crianças nascidas a partir de 1 de janeiro de 2015, para famílias residentes no concelho da Calheta há pelo menos 6 meses anteriores à data de candidatura.

 

Para quaisquer esclarecimentos favor contactar os serviços do Município.