Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

PAUL DO MAR

PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Vista da Freguesia do Paul do Mar, a partir do mar, concelho da Calheta| anterior a 1974
13 x 18 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. PER/8483


Igreja de Santo Amaro

João Anes do Couto Cardoso fundou a primitiva capela dedicada a Santo Amaro, que mais tarde foi ampliada pelo filho Francisco do Couto Cardoso, fundador do morgadio do Paul do Mar. A paróquia foi instituída nos finais do século XVII e inícios do século XVIII. Na segunda metade do século XVII desmoronou-se, tendo sido construída uma nova Igreja em 1690, no Paul do Mar. Em 1974,  a igreja paroquial foi demolida tendo sido construída em seu lugar a igreja atual, que diz-se ser uma réplica de uma igreja existente na Califórnia, Estados Unidos.


Chaminé da Fábrica de Conservas

Terra de pescadores, o Paul do Mar teve uma fábrica de conservas, no sítio da Lagoa, construída em 1912, tendo sido inaugurada a 17 de abril de 1913. Eram seus proprietários Manuel Gonçalves, Carlos Alberto Ferreira, António Rodrigues Brás(já possuidor de um engenho e forno de cal na Vila da Calheta) e Tomaso Moro & Figli”, importante casa italiana exportadora de conservas.  Na fábrica era cozido o atum em 12 caldeiras, que depois era conservado em azeite.  Desta fábrica resta atualmente apenas a chaminé que está incorporada num bloco residencial.


Estátua Homem do Mar

O sítio do Porto, a poente do cais, a partir de  21 de agosto de 2004, passou a oferecer ao público a estátua do “Homem do Mar”, da autoria de  António, Vânia e Nuno Mendanha. Com cerca de 3 metros de altura e   feita em homenagem aos pescadores da freguesia, a estátua tornou-se imagem de referência do Paul do Mar.