- Itinerário
- Caminho do Aviceiro - E.R. 223 - Paul do Mar
- Início
- Caminho do Aviceiro
- Fim
- Avenida dos Pescadores Paulenses
Tendo como referência a saída do Funchal:
A Vereda da Atalaia é um dos muitos exemplos de percursos que o concelho da Calheta dispõe e que evidencia bem o trilhar de percursos pelas encostas, tendo como objetivo a atividade coletora e a definição de um percurso que outrora serviu para abastecer a localidade através dos mantimentos que chegavam por barco.
Esta vereda é um percurso que permite o contacto direto com alguns campos agricultados havendo igualmente algum gado a pastorear, tornando o cenário ainda mais envolvente com o mundo rural. É frequente ver a plantação de trigo sendo a sua debulha um processo digno de acompanhar. A propósito, convidamo-lo a ver um vídeo a explicar as vivências e costumes com o processo da debulha do trigo. Clique aqui para visualizar.
Todavia, apesar de algum retomar dos trabalhos agrícolas por parte da população local, grande parte das áreas estão por ocupar, sendo no entanto possível avistar os sempre aprazíveis poios em pedra emparelhada, embelezando o cenário, que tem como pano de fundo o sempre contrastante Oceano Atlântico.
Neste percurso encontra uma vista privilegiada sobre a freguesia do Paul do Mar, sendo que o ziguezague que encontra no seu lado direito corresponde à Vereda dos Zimbreiros que poderá igualmente efetuá-la.
No final do percurso, se optar por subir uns metros pela E.R. 223, encontrará à esquerda uma escada que o permite ir até à avenida principal do Paul do Mar, através da Vereda do Lombinho. Neste trajeto é possível o contacto direto com a produção da banana, percorrendo uma vasta área onde predomina esta grande cultura local.
Além das normas gerais de segurança que o Município da Calheta preparou especificamente para si e que pode consultar aqui, tenha em atenção as recomendações específicas do percurso:
- Por ser um percurso com alguma inclinação e em estado natural, recomendamos o uso de um bordão para o apoiar convenientemente na descida;
- Se o percurso estiver molhado, o nível de precaução a ter é maior, sendo imperativo que além do bordão, dispunha de calçado adequado;
- Apesar de não ser um percurso com pontos sensíveis a vertigens, os percursos de descidas de encostas pressupõem sempre uma exposição aberta com panorâmicas profundas face ao declive acentuado. Certifique-se que lida bem com as mesmas;
- O percurso ainda utilizado pelos locais, não dispõe de varandins e proteções tal como nos percursos recomendados. Tenha em atenção ao passar pelos locais mais expostos.