Regras básicas de Segurança a Ter em Conta

 

1- Antes de caminhar, consulte junto das entidades oficiais e/ou das plataformas informativas, se estão reunidas as condições de boa navegabilidade do percurso em questão. As condições climatéricas ou a ocorrência de fenómenos naturais de erosão são alguns dos exemplos a ter em conta antes de efetuar uma caminhada.

2- Certifique-se que o percurso que pretende efetuar está adequado à sua condição física e/ou se dispõe dos equipamentos necessários às exigências do trajeto.

3- Tanto quanto possível não caminhe de forma isolada. Se pretende efetuar um percurso faça-o de preferência acompanhado. Os trajetos mais exigentes deverá fazer-se acompanhar por um guia ou por uma pessoa com experiência.

4- Esteja atento ao tempo necessário para a realização dos percursos. Não deixe que escureça pois as condições de navegabilidade poderão ser diminutas.

5- Se a opção for efetuar um dos Percursos não recomendados pela Direção Regional de Florestas (PR), tenha em atenção que se faz acompanhar de mapas e/ou de informação fidedigna assim como dos devidos equipamentos que certifique que está no sentido correto. NUNCA coloque a sua segurança em risco e circule com cuidado. O Município da Calheta, para a sua máxima segurança, disponibiliza-o no site oficial, o trajeto GPS de todos os percursos. Não se aventure e não saia da rota prevista.

6- Principalmente para os percursos de longa duração, tenha em atenção se leva consigo alimentos/líquidos necessários e suficientes para satisfazer as exigências físicas do percurso.

7- Não desafie o perigo eminente pois os seus atos dependem acima de tudo de si. Seja extremamente cuidadoso com as caminhadas que efetua.

8- Faça de forma a que esteja sempre contactável. Tanto quanto possível informe alguém local ou familiar acerca do percurso que irá fazer. Consulte a lista de contactos de emergência abaixo considerados.

9- Pelas especificidades orográficas da Madeira, é frequente encontrar quedas de água durante os percursos. Não se sinta tentado em correr quando passa por baixo de uma queda de água, pois os pisos são escorregadios. Coloque o seu impermeável e atravesse com a prudência necessária. Circule sempre pelo lado que lhe garanta menos risco de queda abrupta.

10- Certifique-se de que dispõe de todos os equipamentos necessários ao tipo de percurso que pretende fazer. O calçado e os “andarilhos” são muito importantes, principalmente se pretende efetuar uma caminhada exigente. Alimente-se bem e prepare uma merenda que o permita recuperar adequadamente a energia despendida.

Se a sua caminhada for numa cota elevada, leve sempre roupa quente mesmo que o tempo esteja favorável. Os microclimas são mais frequentes à medida que vai subindo.

Próximo Tópico: