Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Percurso 3D

Fonte: Google Earth

Como Chegar

Tendo como referência a saída do Funchal e, devido à Estrada Regional (E.R.105) entre a Encumeada e o Rabaçal encontrar-se de momento fechada ao trânsito, recomendamos que:

• Deve seguir na Via Rápida (VR1) em direção à Ribeira Brava;
  • Na Ribeira Brava, siga pela Via Expresso (VE3) em direção à Ponta do Sol e Calheta;
  • Na chegada à vila do Arco da Calheta, na rotunda, siga pela 1ª saída em direção à Estrada Regional (E.R.222);
  • No sítio do Loreto siga a sinalização até ao Rabaçal;
  • O percurso encontra-se à direita.

Pontos de Interesse

A Vereda da Lagoa do Vento é um dos percursos alternativos da zona do Rabaçal, que normalmente não é a primeira opção para quem visita o local pela primeira vez.

O acesso faz-se exatamente como se fosse até às 25 Fontes (ou Risco) a partir da E.R. 105 (Antiga E.R. 110), na qual iniciamos a descida até ao Posto Florestal do Rabaçal, usando caso pretenda, o serviço de transporte disponibilizado pelo Município da Calheta que efetua o trajeto até ao ponto referencial de partida: o Posto Florestal do Rabaçal. São cerca de 2 KM a distância verificada entre o início do percurso e o posto florestal do Rabaçal, tendo um custo de 3€ para efetuar um trajeto de ida, e de 5€ para as viagens de ida e volta.

Se a opção for a descida de transporte público, ao chegar ao posto florestal, terá de subir cerca de 300 metros até um trilho não sinalizado, que se encontra à sua esquerda.

O trajeto até à Lagoa do Vento acaba por ser uma paralela à Levada do Risco, não existindo, no entanto, o curso de água a acompanhar.

Chamamos à atenção que o trajeto até a Lagoa do Vento, apesar do cenário envolvente, não corresponde a um trajeto recomendado pela Direção Regional de Florestas, e que por isso mesmo, para efetuá-lo em segurança, terá de satisfazer os requisitos físicos necessários, pois corresponde a um trajeto que deverá ser efetuado por caminhantes experientes.

O trajeto até o fim do percurso é na sua maioria bem visível por força do trilhar dos visitantes, podendo existir alguma parte mais abafada pelas folhas das árvores e/ou por pequenos deslizamentos de terra.

Ao longo do trajeto irá atravessar alguns pequenos ribeiros resultantes de pequenas ramificações dos principais canais, como por exemplo a Ribeira Grande e Ribeira do Alecrim, pelo que deverá circular com cuidado redobrado até esta zona.

Ao nível de vegetação, poderá à semelhança do Risco e 25 Fontes, encontrar as envolventes urzes e as manchas de floresta Laurissilva.

Encontrará a determinada altura uma bifurcação em que à esquerda poderá prosseguir até à lagoa e à direita a subida para a Levada do Alecrim.

Por corresponder a uma subida que exige ainda mais esforço físico por parte do caminhante, recomendamos que não a tome em consideração, sendo que, caso pretenda visitar a Levada do Alecrim, siga a nossa sugestão, clicando aqui.

Seguindo então em direção à lagoa pelo lado esquerdo, depois de algum ziguezague que requer novamente alguma habilidade física, poderá encontrar a tranquilizante Lagoa do Vento.

As águas que escorrem além da lagoa são as águas que alimentam a cascata do Risco. Tenha muita prudência quando for explorar esta zona, pois não existe qualquer proteção e o piso é escorregadio.

Aproveite para recuperar as forças para o regresso e ao mesmo tempo para aproveitar a sonoridade que só a mãe natureza lhe proporciona.

O percurso de regresso é feito pelo mesmo caminho, sendo que chegado à estrada alcatroada e descendo até ao Posto Florestal do Rabaçal, poderá usufruir do transporte providenciado pelo Município local. O horário do minibus é entre as 10h e as 18h.

Segurança

Por ser um percurso que demonstra algumas particularidades técnicas e físicas, chamamos à atenção para se certificar que antes de o fazer cumpre escrupulosamente com as mesmas. Consulte a ficha técnica e o capítulo da segurança abaixo indicado.

Além das normas gerais de segurança que o Município da Calheta preparou especificamente para si e que pode consultar aqui, tenha em atenção as recomendações específicas do percurso:

- Certifique-se de que dispõe do discernimento e das condições físicas necessárias para efetuar o trajeto, pois são condições fundamentais;

- Garanta que dispõe de calçado e apoios apropriados para efetuar a caminhada pois é frequente encontrar zonas escorregadias e enlameadas, e como o piso não é regular, exige pontos de apoio sólidos (equipamentos);

- Não se aventure em trilhos que não os identificados no trajeto GPS disponibilizado anteriormente. Em caso de alguma desconformidade do track por força de alguma movimentação resultante de fenómenos naturais, não arrisque em contornar e retorne ao início pelo mesmo trajeto.