- Itinerário
- Rabaçal - Posto Florestal da Cova Grande
- Início
- Rabaçal (E.R. 105)
- Fim
- Rabaçal (E.R. 105)
Tendo como referência a saída do Funchal e, devido à Estrada Regional (E.R.105) entre a Encumeada e o Rabaçal encontrar-se de momento fechada ao trânsito, recomendamos que:
Este percurso inicia-se junto à câmara de carga do Rabaçal (E.R. 105). Tal como grande parte dos percursos que se iniciam na zona do Rabaçal existe uma zona destinada a estacionamento a Norte do reservatório, sendo bem junto a este reservatório que se inicia este percurso.
A Levada do Paul II corresponde em termos hídricos à continuação da Levada do Paul I (Levada do Alecrim), sendo igualmente possível encontrar paisagens profundas e uma calma dominante.
Este percurso, apesar dos seus cerca de 10 KM de extensão (ida e volta) é uma caminhada apropriada para quem procura um acesso fácil, sem obstáculos e com vistas longas, próprias de quem se encontra a 1.300 metros de altitude.
Quase toda a extensão do percurso é feita em paralelo à levada numa vegetação de baixo nível, permitindo horizontes profundos e de contemplação ampla.
Como é muito frequente na zona do Rabaçal, é possível passar por alguns ribeiros e afluentes sendo no entanto, de fácil passagem. Neste percurso, terá igualmente que atravessar a Estrada do Rochão, podendo de seguida manter a normal rota por entre o trilho, sendo a partir daqui possível avistar as imponentes “ventoinhas” eólicas assim como os painéis solares, fontes de produção energética que se juntam ao recurso hídrico da Levada do Paul II.
À chegada à estrada regional 209, junto ao Posto Florestal da Cova Grande, significa que a primeira metade do percurso está a terminar. A levada continua até o vale da Ponta do Sol (zona das Rabaças) mas o percurso proposto tem como retorno o posto florestal, sendo que para alcançá-lo deve subir cerca de 70 metros.
Bem junto deste edifício existe um dos monumentos mais importantes do Paul da Serra: o Cristo Rei do Paul, podendo aproveitar o momento para efetuar um piquenique.
O caminho de volta é efetuado pelo mesmo trajeto.
Além das normas gerais de segurança que o Município da Calheta preparou especificamente para si e que pode consultar aqui, tenha em atenção as recomendações específicas do percurso:
- Em dias de nevoeiro, deverá ter cuidado em atravessar a Estrada do Rochão, pois a visibilidade poderá ser reduzida para quem transita;
- Poderá ser frequente encontrar gado bovino que apesar de estarem habituados à presença humana é recomendada atenção ao cruzar-se com os animais;
- Na zona dos painéis solares, a largura de passagem é reduzida sendo que recomendamos cuidados redobrados.