Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Noticias Ano de 2000

Mês de Janeiro

 

 

Dia 28 - Inauguração da Exposição de Pintura, de Artur Bual, na Casa da Cultura da Calheta - Casa das Mudas.

 

Mês de Março

 

Dia 10 - Inauguração da Exposição de Pintura e Cerâmica, da autoria de Sissi Bachmeir, na Casa da Cultura da Calheta - Casa das Mudas.

 

Mês de Maio

 

Dia 05 - Inauguração da Exposição do Artista Plástico, Roberto Chicharro, na Casa da Cultura da Calheta - Casa das Mudas.

 

Dia 12 - Inauguração da Estrada Municipal das Florenças pelo Presidente do Governo Regional. Um investimento da responsabilidade da Câmara Municipal da Calheta e do Governo Regional, que ascendeu a 175 mil contos.

 

Mês de Junho

 

Dia 04 - Decorreu na Praceta 24 de Junho, na Vila da Calheta, as Comemorações do Dia Mundial da Criança que contou com a presença do "Tonecas".

  

Dia 16 - O Grupo musical "Santa Maria" atuou ao vivo no palco suspenso, na Vila da Calheta, seguido da animação musical com o DJ, Sérgio Soares.

 

Dia 17 - Inauguração da sala "Edmundo Bettencourt", nas instalações do Engenho da Calheta que contou com a presença de várias entidades, bem como parentes e amigos do poeta cantor. Nesta sala figuram alguns objetos pessoais do poeta.

 

Dia 18 - Ciclismo, Triatlo do Clube Naval, patinagem artística e torneio interno de karaté Shotokay, no Gimnodesportivo da Calheta, fizeram parte do programa das Festas do Concelho.

 

Dia 23 - Inauguração da 1.ª fase da via expresso que liga a Vila da Calheta aos Prazeres. O Presidente do Governo Regional, não perdeu a oportunidade para fazer o percurso a pé, pelo que foi acompanhado pelos populares.

 

Dia 23 - Inauguração da Exposição de fotografia e escultura de Anne Demijttenaere e Constantino Morosin, intitulada "Opera Busco", na Casa da Cultura da Calheta.

 

Dia 24 - O Concelho da Calheta comemorou o seu 498.º aniversário, com a Missa Solene na Igreja Matriz e a receção das entidades oficiais nos Paços do Concelho.

 

Mês de Julho

 

Dia 09 - Inauguração do Túnel que liga o Jardim do Mar ao Paul do Mar, pelo Presidente do Governo Regional. O novo troço de ligação tem 2. 717 metros, 2510 dos quais em túnel, passando a ser o maior da Região e do País.

  

Dia 13 - Foi aprovado o projeto da futura Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos da freguesia da Fajã da Ovelha. Terá capacidade para 350 alunos e servirá para além da Fajã da Ovelha, as freguesias dos Prazeres, Ponta do Pargo e Paul do Mar.

 

Dia 16 - A Orquestra Clássica da Madeira apresentou um concerto pelo Trio de oboé, violoncelo e órgão, na Igreja do Arco da Calheta, com entrada livre.

 

Entre os dias 22 e 23 - I Festa Gastronómica da Freguesia do Paul do Mar, congregou diversos eventos desportivos e culturais, para além dos aspetos inerentes à própria gastronomia.

 

Mês de Agosto

 

Entre os dias 7 e 13 - O Grupo Folclórico dos Prazeres, representou, em Guimarães, a RAM e o Concelho, através da etnografia, etnologia e gastronomia. Foram 35 os elementos do grupo, que participaram no Festival Internacional. Esta iniciativa contou com os apoios da Câmara Municipal da Calheta e Junta de Freguesia dos Prazeres, bem como de entidades privadas.

 

Dia 18 - A Câmara Municipal da Calheta, inaugurou o novo espaço Multimédia do Concelho, na Vila da Calheta, que contou com a presença dos portadores do cartão jovem municipal (cerca de 500), entidades locais e patrocinadores. Foram sorteados dois computadores com a respetiva impressora. O objetivo desta iniciativa é a de democratizar o acesso às novas tecnologias, tendo contado com o patrocínio de algumas empresas particulares.

 

Mês de Setembro

 

Dia 06 - Inauguração, pelo Presidente do Governo Regional, das Estações de Tratamento de Água, nas freguesias da Ponta do Pargo E Estreito da Calheta.

 

Dia 12 - Teve lugar a Iniciativa "Conheça a nossa ilha de Lés-a-Lés", de forma a proporcionar aos Calhetenses com 60 ou mais anos de idade, passeios/convívio pela Ilha da Madeira tendo em vista o contacto com outras realidades e intercâmbios entre a população das 8 Freguesias do Concelho. Os primeiros passeios /convívio tiveram como destino o Concelho de São Vicente.

 

Dia 14 - Inauguração da Exposição de pintura, "Vidas de Mar e Terra" de Luís Paixão, na Casa da Cultura da Calheta.

 

Dia 16 - Visita ao Concelho da Calheta, do Ministro Sul- Africano, Mangoutu. A cerimónia de boas vindas, decorreu no salão Nobre dos Paços do Concelho.

 

Dia 24 - O Presidente do Governo Regional, inaugurou, as obras de beneficiação entre o Farol e o Miradouro da Ponta do Pargo.

 

Dia 26 - O Grupo de Pretória atuou na Calheta, e contou com a participação de 35 elementos. Tiveram o apoio das Comunidades Madeirenses. Fizeram várias atuações no Jardim Municipal da Calheta, Santa Casa da Misericórdia, Jardim do Mar e Lombada dos Marinheiros.

 

Dia 30 - A Câmara Municipal da Calheta sorteou mais dois computadores, topo de gama, entre os portadores do cartão jovem municipal presentes (cerca de 220), no edifício dos Paços do Concelho. Esta iniciativa contou com o patrocínio de algumas empresas particulares. 

 

Mês de Outubro

 

Dia 02 - O Presidente do Governo Regional inaugurou o Centro de Maricultura do Concelho da Calheta. Uma infraestrutura que para além de apoiar tecnicamente os estabelecimentos de piscicultura madeirenses, vai também dedicar-se à reprodução de peixes.

 

Dia 09 - Roberto Capelo venceu a taça de Portugal, da categoria cadete, em Karting.

 

Dia 09 - No Teatro Municipal Baltazar Dias, decorreu o lançamento do Álbum "Ecos de um Natal Madeirense" pelo Grupo Coral do Arco da Calheta.

 

Dia 12 - O Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, inaugurou o novo Conjunto Habitacional, no Paul do Mar. Compreende 56 fogos.

 

Mês de Novembro

 

Entre os dias 14 e 21 - O Grupo Folclórico dos Prazeres, levou a Genebra, Suíça, as danças e cantares tradicionais da Madeira. A iniciativa surgiu na sequência da sua participação no festival internacional realizado em Guimarães promovido pela Casa do Povo de Briteiros.

 

Dia 27 - A Biblioteca Calouste Gulbenkian da Calheta, localizada no edifício da Casa das Mudas - Casa da Cultura, promoveu a "I Semana do Escritor", no âmbito das comemorações do primeiro centenário da morte de Eça de Queirós, grande vulto da literatura portuguesa de todos os tempos. 

 

Mês de Dezembro

 

Dia 03 - Programa Sócrates. A Escola Básica e Secundária da Calheta, recebeu parceiros da Holanda, Letónia e Itália. Intercâmbio incluído num projeto europeu de Educação.

 

Dia 17 - Festa de Natal na Calheta contou com a presença de seiscentos idosos. Animação não faltou!

 

Dia 22 - Exposição, na Casa da Cultura, reuniu 20 obras dos mais representativos artistas portugueses da década de sessenta. Destaque para quatro trabalhos da artista madeirense Lourdes Castro, que se distinguiu na cena artística parisiense e madeirense da década de sessenta.

 

 

Dia 23 - A Câmara Municipal da Calheta homenageou Roberto Capelo, campeão da Taça de Portugal, categoria Cadete, em Karting.

 

Dia 23 - A Câmara Municipal da Calheta promoveu o terceiro sorteio público de cinco computadores e respetivas impressoras entre os portadores do cartão jovem municipal presentes (cerca de 560), no edifício dos Paços do Concelho. Esta iniciativa contou com o patrocínio de uma empresa privada.

 

Dia 28 - A Câmara Municipal da Calheta, promoveu a cerimónia de abertura do Gabinete /Jovem - Espaço Multimédia, (2.º espaço multimédia no Concelho) na Ponta do Pargo, Sítio de Amparo. 

 

 

Partilhe Esta Página