Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Noticias Ano de 2001

Mês de Janeiro

 

 

Dia 22 – Exposição de trabalhos de Manuel Carmo executados em acrílico e com um carácter bastante minimalista e depurado, na Casa da Cultura da Calheta – Casa das Mudas.

 

Mês de Fevereiro

 

Dia 07 – Visita do Diretor Geral dos Serviços Prisionais, Celso Manata, à Câmara Municipal da Calheta, tendo como objetivo a assinatura do Protocolo de colaboração com o Estabelecimento Prisional do Funchal na área da informática.

 

Mês de Abril

 

Dia 01– A Casa da Cultura da Calheta – Casa das Mudas, acolheu os artistas Americanos, Clarence Robbs, Eric Norbeg e Christian Haas, especialistas em executar trabalhos em Grafitti. Uma iniciativa coordenada por Luís Guilherme Nóbrega, que dirige a Casa da Cultura, e pelo Artista Madeirense Ricardo Gouveia (Rigo), radicado nos Estados Unidos.

 

Dia 30 – Inauguração na Casa da Cultura da Calheta, da Exposição de trabalhos resultantes do “Concurso de Desenho e Pintura”, dirigido aos alunos de todas as Escolas da Calheta.

 

Mês de Maio

 

Dia 13 – Exposição do Artista Plástico Madeirense, Rui Soares, na Casa da Cultura da Calheta.

 

Mês de Junho

 

Dia 01 – Comemorações do Dia Mundial da Criança, no Campo Municipal dos Prazeres, promovidas pela Câmara Municipal da Calheta.

 

Dia 24 – Sessão Solene nos Paços do Concelho, comemorativa do Dia do Concelho, presidida pelo Vice-Presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva. 

 

Dia 24 – Foi inaugurada pelo Vice-Presidente do Governo Regional, a Exposição com as obras selecionadas de entre todas as apresentadas ao 2º Concurso de Artes plásticas na Casa da Cultura da Calheta – Casa das Mudas. (Prémio Henrique e Francisco Franco)

 

Mês de Julho

 

Dia 06 – O Presidente do Governo Regional visitou, as obras de beneficiação de dois novos arruamentos na Freguesia dos Prazeres, Concelho da Calheta. Os melhoramentos, que vêm beneficiar vários aglomerados populacionais e zonas agrícolas, foram da responsabilidade da Câmara e ascenderam a 110 mil contos.

 

Dia 21 – O Presidente do Governo Regional inaugurou na Freguesia da Calheta a ligação do Caminho Municipal entre a Igreja do Atouguia e a Estrada Regional 101. Tratou-se da 2ª fase. Um investimento da Câmara Municipal da Calheta e do Governo Regional, através de um contrato programa e que ascendeu a 150 mil contos.

 

Mês de Agosto

 

Dia 06 – O Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, inaugurou na Freguesia da Fajã da Ovelha, o Tanque de Rega do Ribeiro Chão, na Raposeira. Com capacidade de armazenamento de 600 m3, este vem proporcionar a rega diurna a um total de 150 agricultores, através de uma regadeira. Este tanque é abastecido pelos canais do ribeiro Chão, e vai irrigar cerca de 20 hectares de terrenos agrícolas.

 

Dia 08 – O Presidente do Governo Regional inaugurou o Caminho Municipal da Lombada dos Marinheiros, na Freguesia da Fajã da Ovelha. Um investimento de 25 mil contos da Câmara Municipal da Calheta, que vem beneficiar um aglomerado habitacional e uma pequena zona agrícola. 

 

Dia 10 – Inauguração da Rádio Calheta pelo Presidente do Governo Regional.

 

Dia 10 – O Presidente do Governo Regional inaugurou o Caminho Municipal que liga dois Lombos, o do Doutor e o do Atouguia. Este permite trazer o acesso automóvel àquela zona, uma longa aspiração da população. Um investimento que custou cerca de 75 mil contos. A ocasião foi também aproveitada para que se inaugurasse um Nicho em honra de Nossa Senhora da Boa Morte, um pedido do passado, que fora feito pelos moradores do local ao próprio “Jardim”.

Dia 10 – Inauguração da Exposição “A Morte de Teles”, de Manuel Rodriguez, na Casa da Cultura da Calheta – Casa das Mudas, na qual apresentou um conjunto de pinturas inéditas que rompeu totalmente com a tradição figurativa que tem marcado a sua pintura.

 

Mês de Setembro

 

Dia 05 – O Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim inaugurou as Estações de Tratamento de Água dos Prazeres e da Fajã da Ovelha. Duas infraestruturas que representaram um investimento da ordem dos 250 mil contos.

 

Dia 06 – A Câmara Municipal da Calheta inaugurou o Espaço Multimédia do Loreto, na Freguesia do Arco da Calheta, com a presença do Vice-Presidente do Governo Regional.

 

Dia 08 – Inauguração de Exposição de Graça Morais intitulada “Tapeçarias de Portalegre”, na Casa da Cultura da Calheta – Casa das Mudas. Este evento contou com a presença do artista, assim como das entidades oficiais.

 

Dia 12 – O Presidente do Governo Regional, inaugurou uma nova Estrada, com cerca de 500 metros de extensão, no Sítio da Ribeira das Galinhas, Paul do Mar. Um investimento do Governo Regional que orçou em 90 mil contos. Neste mesmo dia visitou também as obras de recuperação da Igreja local.

 

Mês de Outubro

 

Dia 08 – O Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, deslocou-se à Calheta para inaugurar diversos melhoramentos públicos e privados. Na freguesia do Arco da Calheta, visitou as novas obras levadas a cabo no Caminho Municipal do Pombal, onde inaugurou um ramal dessa estrada, que irá beneficiar uma zona agrícola e um aglomerado populacional. A obra foi da responsabilidade da Câmara Municipal da Calheta. Um investimento que rondou os 35 mil contos.

Ainda no Concelho da Calheta, mas na Freguesia da Fajã da Ovelha, o Presidente do Governo Regional visitou a nova empresa “Panoeste”, uma unidade destinada à pastelaria e padaria.

 

Dia 13 – Exposição de Fotografia de William Henry, na Casa da Cultura da Calheta, onde esteve presente o Diretor Regional dos Recursos Humanos.

 

Dia 15 – o Presidente do Governo Regional procedeu a diversas inaugurações no Concelho da Calheta: Freguesia da Ponta do Pargo – obras levadas a cabo na Igreja da Ponta do Pargo, na sequência dos danos e prejuízos verificados nos dias 05 e 06 de Março de 2001 (remoção da cobertura da Igreja, reparação do telhado, com colocação de vigas de novas madeiras, reconstrução do ripado de madeira e fornecimento e colocação de telha e respetivos beirais). Freguesia dos Prazeres – Inauguração do arrelvamento sintético do Campo de Futebol. Freguesia da Calheta – Inauguração da Estrada Municipal de ligação entre o Sítio da Estrela e o Lombo do Salão. Com uma extensão de 2.100 metros, esta obra vem permitir o acesso rodoviário de toda a zona norte da Estrela. Servirá também como ligação alternativa à Estrada de acesso ao Paul da Serra. As obras públicas inauguradas neste dia no Concelho da Calheta, representam um Investimento do Governo Regional e da Câmara Municipal da Calheta, que ascendem a €2.957.871,59 – 593 mil contos.

 

Mês de Novembro

 

Dia 25 – Durante este dia, a Calheta acolheu o XIV Encontro de Grupos da RAM, que envolveu a participação de 15 agrupamentos.

 

Dia 26 – Alberto João Jardim, Presidente do Governo Regional, inaugurou o Caminho Municipal do Lameiro, na Freguesia do Estreito da Calheta, com a extensão de 500 metros, obras de alargamento e pavimentação asfáltica. Neste mesmo dia, inaugurou o Caminho Municipal de ligação do Lombo Brasil, à Estrada Regional 222, na Freguesia da Calheta.

 

Dia 27 – O Presidente da Câmara Municipal da Calheta inaugurou o quinto Espaço Multimédia, desta vez na Freguesia do Jardim do Mar.

 

Dia 29 – O Comando da Zona Marítima da Madeira, inaugurou no Farol da Ponta do Pargo, uma mostra fotográfica e documental intitulada “Faróis da Madeira”.         

 

Mês de Dezembro

 

Dia 05 – Alberto João Jardim inaugurou a estrada no Estreito da Calheta, que liga os Sítios do Girão ao dos Moinhos. Uma estrada com cerca de 350 metros de extensão que vem permitir um fácil acesso automóvel àqueles Sítios com grande desenvolvimento agrícola e um vasto agregado habitacional.

 

Dia 07 – O Presidente do Governo Regional inaugurou o Aparthotel do Paul do Mar. Classificado com 4 estrelas, tem 60 quartos, dos quais 57 são estúdios e 3 suites. Todos os quartos estão equipados com casa de banho, ar condicionado, Kitchenete e TV por satélite. Dispõe ainda de 1 sala de conferências para 120 pessoas e amplas áreas públicas, incluindo duas piscinas, uma delas interior.

 

Dia 09 – A Câmara Municipal da Calheta promoveu um convívio de Natal, no Pavilhão Gimnodesportivo, para os maiores de 60 anos, residentes no Concelho. José Cid foi o convidado para animar a festa.

 

Dia 10 – Alberto João Jardim inaugurou a ligação rodoviária entre a Lombada Velha e o Serrado, na Ponta do Pargo. Tem uma extensão de 1600 metros (obra de responsabilidade da Câmara Municipal).

 

Dia 11 – O Vice-Presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, inaugurou na Freguesia dos Prazeres, a Quinta Pedagógica e um novo Miradouro. A Quinta Pedagógica, situada junto à Igreja, é um espaço multifuncional composto por várias áreas: Cultivo, transformação, exposição e salão de chá. Seguidamente foi inaugurado o Miradouro dos Prazeres situado junto ao Hotel “Jardim do Atlântico” (na antiga vereda que dá acesso ao Paul do Mar).

 

Dia 12 – A Freguesia da Calheta hasteou, pela primeira vez, a sua bandeira. João Cunha e Silva, na qualidade de Vice-Presidente do Governo Regional, presidiu à cerimónia e num breve discurso, afirmou sentir-se honrado, pois encontrava-se a comemorar o momento em que a freguesia da Calheta passou a ter os símbolos heráldicos. Esta é a Segunda Freguesia do Concelho, a ter bandeira e símbolo, a da Fajã da Ovelha, possui símbolo heráldico.

 

Dia 15 – O Vice-Presidente do Governo Regional, inaugurou na Freguesia do Estreito da Calheta o espaço multimédia, situado ao Sítio da Igreja. Na ocasião foi sorteado 1 computador e respetiva impressora.

 

Dia 23 – Artista madeirense de artes plásticas, expõe na Casa da Cultura da Calheta. “uma gota D´água...Quase nada.”

 

Dia 30 – Foi adjudicada a nova marginal do Paul do Mar.

 

Partilhe Esta Página