Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Noticias Ano de 2002

Mês de Janeiro

 

 

Dia 11 – Inauguração de uma Exposição de Tapeçarias de Portalegre, da autoria de José Guimarães, na Casa da Cultura da Calheta.

 

 

Mês de Fevereiro

 

Dia 16 – Exposição de Fotografia intitulada “Still”, da autoria de António Júlio Duarte, na Casa da Cultura da Calheta – Casa das Mudas.

 

 

Mês de Março

 

Dia 09 – O Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, inaugurou na Freguesia da Fajã da Ovelha, o edifício onde estão integrados o Centro de Saúde, a Segurança Social e a Junta de Freguesia. Presentes na cerimónia estiveram várias entidades Regionais e Locais. A obra constituiu um investimento do Governo Regional, através da Secretaria Regional do Equipamento Social e Transportes, no valor de 700.000 €.

 

 

 

Dia 10 – O Presidente do Governo Regional, presidiu a inauguração da “Praça do Loreto”, no Sítio do Loreto, Freguesia do Arco da Calheta. Uma obra da responsabilidade da Câmara Municipal da Calheta, tendo contado com o apoio financeiro do executivo madeirense, por intermédio de um contrato programa, atingindo um valor global de um milhão e cem mil euros.

 

 

 

Dia 22 – Inauguração da Exposição de Desenho e Escultura do artista Alberto Carneiro, na Casa da Cultura da Calheta – Casa das Mudas.

 

 

 

Mês de Abril

 

Dia 01 – A Sociedade de Engenhos da Calheta assinalou o início da laboração deste ano. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Ambiente e Recursos Humanos, Manuel António Correia.

 

 

Mês de Maio

 

Dia 10 – Inauguração na Casa da Cultura da Calheta, da Exposição intitulada “Drei Aus Drei” (Três por Três). Um projeto da autoria dos artistas: Rico Sequeira (Português), Potus Carle (Sueco) e Klaus Zylla (Alemão), onde todos os artistas estiveram presentes.

 

 

 

Dia 31 – A Câmara Municipal da Calheta promoveu as comemorações do Dia Mundial da Criança. O evento teve lugar no Campo Municipal dos Prazeres e contou com a presença de cerca de 1.020 crianças de todas as Escolas do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Concelho, e muita animação.

 

 

 

Mês de Junho

 

Dia 15 – Vice-Presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva inaugurou a nova Praça do Arco da Calheta, junto à Igreja de São Brás.

 

 

 

 

Dia 21 – Integrada nas comemorações dos 500 anos do Concelho da Calheta, foi lançada a página na Internet alusiva à história da Calheta.

 

 

 

Dia 21 – Decorreu a I Edição do Festival Juvenil Inter –Escolas, “Talentos à Solta”, no palco suspenso da praia da Calheta.

 

Dia 21 – Atuação do Grupo musical “Delfins”, seguido do Espetáculo pirotécnico na praia da Calheta.

 

Dia 22 – Desfile das Marchas de São João, junto à marginal da Vila da Calheta. Este evento contou com a participação de 400 figurantes que representaram as 8 freguesias do Concelho. A noite encerrou com um espaço de discoteca ao ar livre “Vespas”.

 

Dia 24 – Sessão Solene comemorativa dos 500 anos do Concelho, presidida pelo Presidente do Governo Regional, no Edifício dos Paços do Concelho.

 

Dia 30 – No palco suspenso da praia da Calheta teve lugar um concerto de “Fausto”, integrado nas Comemorações das Festas do Concelho.

 

 

Mês de Julho

 

Dia 01 – Abertura de um espaço de recriação histórica do Desembarque Quinhentista, representada pelos alunos da Básica e Secundária da Calheta, com a presença da Nau Santa Maria de Colombo, que pôde ser visitada gratuitamente pelo público em geral.

 

 

 

Dia 07 – Início do Ciclo de Cinema, integrado nas Comemorações dos 500 anos do Concelho da Calheta. O primeiro filme “Fado – história de uma cantadeira”, foi projetado na Freguesia da Ponta do Pargo. 

 

Dia 12 – Inauguração da Exposição “Bravo, Lapa e Palolo na coleção de Serralves, na Casa das Mudas – Casa da Cultura Calheta. A exposição reuniu obras de Joaquim Bravo, Álvaro Lapa e António Palolo, pertencentes à coleção do Museu da Serralves.

 

Dia 14 – Cinema Português na Raposeira. O filme projetado foi “A Canção de Lisboa”, no adro da Igreja Paroquial da Raposeira, Freguesia da Fajã da Ovelha, uma iniciativa integrada nas comemorações dos 500 anos do Concelho da Calheta.

 

Dia 19 – Inserida nas Comemorações dos 500 anos do Concelho da Calheta, a Associação Cultural e Desportiva do Arco da Calheta realizou uma prova de atletismo. Um projeto de solidariedade social com as crianças vítimas do cancro. Carlos Lopes, o campeão Olímpico e uma das maiores figuras do Desporto português, marcou presença na partida.

 

 

 

Entre 19 e 21 – Participação do Município da Calheta na Feira dos Municípios “48 horas a Bailar” em Santana.

 

 

 

 

Entre 24 e 27 – O Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres, organizou um Acampamento para mais de uma centena de crianças e cerca de vinte professores/animadores, no Fonte do Bispo. Uma iniciativa integrada nas comemorações dos 500 anos de Concelho.

 

 

 

Mês de Agosto

 

Dia 04 – Foi projetado o filme “Speed 2”, no polidesportivo da Escola Básica do Jardim do Mar. Esta iniciativa teve como intuito levar a Sétima Arte a localidades que não têm à sua disposição o circuito comercial, proporcionando, assim, à população local e aos visitantes momentos de entretenimento.

 

Dia 09 – Reinaldo Armas e a sua comitiva foram recebidos no Salão Nobre da Autarquia.

 

 

 

Dia 10 – “Noite Venezuelana”, na Praceta 24 de Junho, com atuação de Reinaldo Armas e seu filho, Cristóbal Jiménez, uma iniciativa da Câmara Municipal da Calheta integrada nas comemorações dos 500 anos do Concelho.

 

 

 

Dia 11 – Cinema nos Prazeres. No adro da Igreja Paroquial dos Prazeres, foi exibido o filme “Missão (Quase) impossível”, uma organização da Câmara Municipal da Calheta em parceria com o Departamento de Atividades Culturais, sector de cinema do INATEL/Madeira.

 

 

 

 

Dia 25 – Estreito da Calheta com cinema ao ar livre. O filme “O dia da Independência”, foi exibido no Polidesportivo da Escola Básica da Freguesia.

 

Dia 30 – Atuação do cantor “Tony Carreira”, na Praceta 24 Junho. A Câmara Municipal da Calheta entendeu que esta seria uma boa forma de homenagear todos os emigrantes do Concelho. Tony Carreira encantou o público presente. A vila da Calheta, foi pequena para acolher os fãs do cantor

 

Dia 31 - Treze jovens disputaram o título de “Miss Turismo Calheta 2002”. A Praceta 24 Junho da Vila da Calheta foi o local escolhido para a passarelle. Uma organização da Câmara Municipal da Calheta, juntamente com a Turismoda. Lina Nóbrega foi eleita a mais bela.

 

 

 

Mês de Setembro

 

Dia 01 – Exibição ao ar livre do filme “O Gladiador” na Praça do Arco da Calheta.

 

Dia 06 – A Câmara Municipal da Calheta organizou a IV Edição da iniciativa “Conheça a Nossa Ilha de Lés a Lés” integrada no programa das comemorações dos 500 anos do Concelho. O objetivo é proporcionar a todos os Calhetenses, de 60 ou mais anos de idade, passeios/convívio pelo arquipélago, tendo em vista o contacto com outras realidades.

 

 

 

Dia 06 – Apresentação oficial do Rali da Calheta/Bingo/Costa do Sol, na Câmara Municipal da Calheta, anfitriã da prova, uma vez que esta foi integrada nas Comemorações do 500º aniversário do Município. A anteceder a apresentação, teve lugar a assinatura de um protocolo entre o Clube organizador – Clube Desportivo da Ribeira Brava, e as quatro Câmaras Municipais envolvidas: Ribeira Brava, Ponta do Sol, Câmara de Lobos e Calheta.

 

 

 

Dia 08 – Cinema na Calheta. O filme “Cristóvão Colombo”, foi projetado na Estrela, no largo da praça de táxis. Este filme fez parte do ciclo de cinema com sessões ao ar livre, integrado nas comemorações dos 500 anos do Concelho.

 

 

 

 

Dia 13 – Inauguração do Espaço Multimédia dos Prazeres, que dispõe de uma sala com cinco computadores todos ligados à Internet. No mesmo edifício, situado na Quinta Pedagógica doa Prazeres, encontra-se instalado um Centro de Tratamento e Secagem de plantas, bem como uma cozinha que servirá também para a confeção de compotas. Esta cerimónia, contou com a presença do Vice-Presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, do Bispo da Diocese do Funchal e outras entidades locais e regionais, tendo a Autarquia sorteado, entre os jovens presentes portadores do cartão jovem municipal, um computador e uma viagem de ida e volta a Lisboa para duas pessoas.

 

 

 

Dia 14 – Integrado nas comemorações dos 500 anos do Concelho, a etapa do campeonato Regional de Ralis da Madeira, denominou-se Rali da Calheta/Bingo/Costa do Sol, e teve o seu centro nevrálgico na Câmara Municipal da Calheta, local onde também foi feita a apresentação oficial no dia 6 de Setembro.

 

 

 

 

 

 

 

Dia 15 – Abertura da XVIII edição da Festa do Pêro, na Ponta do Pargo, onde esteve presente o Presidente do Governo Regional.

 

Dia 27 – Inauguração na Casa da Cultura da Calheta – Casa das Mudas, da Exposição “Portugueses Contemporâneos”, que reuniu vários trabalhos de pintura e escultura da coleção particular de Alexandre Melo.

 

 

 

Mês de Outubro

 

Dia 03 – Inauguração do Polidesportivo da Fajã da Ovelha, pelo Presidente do Governo Regional.

 

 

 

 

Dia 28 – A Ministra da Justiça, Celeste Cardona, no âmbito da sua deslocação oficial à Região Autónoma da Madeira, inaugurou o Cartório Notarial da Calheta. 

 

 

Mês de Novembro

 

Dia 08 – A Casa da Cultura da Calheta – Casa das Mudas, teve patente ao público uma Exposição de Foto Realismo da coleção de Joe Berardo. A Inauguração foi presidida pelo Vice-Presidente do Governo Regional, estando também presente o Secretário de Estado da Administração Local, Miguel Relvas, entre outras Entidades.

 

 

 

Dia 19 – O Presidente da Câmara Municipal da Calheta, acompanhado pelo executivo Camarário iniciaram uma visita a todas as Escolas do 1º Ciclo do Concelho. A visita integrada nas comemorações dos 500 Anos do Concelho, refletiu a preocupação dos Autarcas em verificar as condições das Escolas, com vista a estreitar a ligação próxima entre as instituições públicas. Para felicidade das crianças, Manuel Baeta, entregou a cada aluno um presente simbólico, uma caixa de cores, com o logotipo das Comemorações dos 500 Anos do Concelho.

 

 

Mês de Dezembro

 

Dia 08 – A Orquestra Clássica da Madeira, promoveu um concerto, na Casa da Cultura da Calheta – Casa das Mudas, intitulado “Madeira Camerata”. Neste concerto foram interpretadas obras de Vivaldi, Corelli, Mozart, Piazzola e Kelly.

 

Dia 13 – III Edição do Convívio de Natal para as crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino básico do Concelho da Calheta, no Pavilhão Gimnodesportivo da Calheta.

 

 

 

Dia 15 – IV Edição do Convívio de Natal para os maiores de 60 anos do Concelho da Calheta, no Pavilhão Gimnodesportivo da Calheta.

 

 

 

Dia 18 – A Câmara Municipal da Calheta apostou na iluminação e decoração natalícia com cerca de 42.000 Lâmpadas de várias cores espalhadas por todo o Concelho. Para completar esta iniciativa, um presépio gigante foi colocado junto à Praceta 24 de Junho.

 

 

 

 

 

Dia 19 – O Presidente do Governo Regional, inaugurou a Beneficiação do Caminho Municipal das Eirinhas e Lombada dos Marinheiros, na Freguesia da Fajã da Ovelha. Um investimento da Câmara Municipal da Calheta, com o apoio do POPRAM, e que orçou os 1,6 milhões de euros. 

 

Partilhe Esta Página