Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Noticias Ano de 2004

Mês de Janeiro

 

 

Dia 14 - O Grupo Coral do Arco da Calheta, comemorou o 17.º aniversário.

 

Dia 18 - Foram muitos os populares que se juntaram, na Freguesia dos Prazeres, para a benção dos animais. Após a benção realizou-se uma procissão em honra de Santo Antão, seguida de uma visita à Quinta Pedagógica.

 

 

 

Dia 23 - Inauguração da Exposição “Arraial Ardecor” na Casa das Mudas, da autoria dos madeirenses Rigo e Rui Carvalho. A iniciativa foi promovida pela “Casa das mudas” que pretende dinamizar ações culturais no exterior do espaço.

 

 

 

 

Mês de Fevereiro

 

Dia 20 - Manuel Baeta, Presidente da Câmara Municipal da Calheta, e Francisco Fernandes, Secretário Regional da Educação, inauguram em conjunto, as novas instalações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a Delegação do Conservatório de Música da Madeira, situadas no Sítio da Vargem (na antiga escola primária), na Freguesia da Calheta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mês de Março

 

Dia 06 - A equipa da ADC Ponta do Pargo conquistou o título de Campeão Nacional da III Divisão masculina, em Ténis-de-mesa.

 

Dia 19 - O hotel Calheta Beach recebeu certificação ambiental Eco-Hotel da TUV Rheinlan de Portugal, o que atesta uma nova prática de gestão por parte da unidade hoteleira, mais em conformidade com as novas exigências e preocupações ambientais, nomeadamente uma melhor gestão de desperdícios, de consumo de água e de energia elétrica. Na cerimónia estiveram presentes as entidades regionais e locais.

 

Dia 22 - O vice-presidente do Governo Regional, Cunha e Silva, assegura a coleção de Arte Contemporânea do Comendador Joe Berardo para o Centro de Artes e Congressos da Calheta, atualmente em execução.

 

 

Mês de Abril

 

Dia 14 - O Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António, presidiu à cerimónia de abertura oficial da “Campanha de Laboração da cana-de-açúcar”, nas instalações da Sociedade de Engenhos da Calheta.

 

Entre os dias 16 e 17 - A Casa do Povo do Paul do Mar esteve representada na I Feira Transregional da Economia, que se realizou na ilha de São Miguel nos Açores.

 

Dia 16 - Alberto João Jardim, inaugurou a nova marginal na Freguesia do Paul do Mar. Nas obras inclui-se o alargamento da marginal numa extensão de 1 quilómetro, uma faixa de rodagem com a largura de 6 metros, para além dos novos passeios e respetivos estacionamentos. Foram igualmente construídos muros de suporte à plataforma e proteção marítima, uma rampa de acesso e diversas serventias à praia. Este investimento custou cerca de 4.5 milhões de euros.

 

 

 

 

 

 

 

Dia 21 - O Presidente do Governo Regional inaugurou a ampliação do cais do Paul do Mar. Acompanhado pelos membros do seu executivo, Alberto João jardim chegou no navio “independência”. A obra inaugurada compreendeu no alargamento e prolongamento do cais já existente, ficando o atual com uma largura de 8 metros e comprimento acostável de 130 metros; bem como a reparação da rampa de varadouro, e ascendeu a um total de 4,240 milhões de euros.

 

 

 

 

 

Dia 23 - A Orquestra Clássica da Madeira (OCM) promoveu um concerto na Casa da Cultura da Calheta. Do programa constaram obras de António Vivaldi, Georges Bizet e Pietro Mascagni.

 

 

 

 

 

Dia 25 - A equipa da ADC Ponta do Pargo sagrou-se, pela 1ª vez, Campeã Nacional da I Divisão feminina de Ténis-de-mesa, concretizando o objetivo traçado no início da temporada pela Direção do Clube do Concelho da Calheta. Na chegada à Região a equipa e dirigentes foram recebidos no Aeroporto da Madeira por vários adeptos e pelo executivo camarário.

 

Mês de Maio

 

Dia 06 - O Presidente do Governo Regional inaugurou o novo caminho municipal de ligação entre os Sítios de Cales e Chada e o Lombo do Guiné, na Freguesia do Arco da Calheta. Uma obra a cargo da Câmara Municipal, com o apoio da Secretaria do Equipamento Social, que consistiu na terraplanagem, construção de muros de suporte e pavimentação e rede de água potável.

 

 

 

 

 

 

Dia 09 - A equipa de futebol do Estrela da Calheta Futebol Clube, conquistou o título de Campeão Regional da Madeira da I Divisão, o 1º na história do Clube, no Campo Municipal dos Prazeres. O final da partida foi efusivamente celebrado quer pelos dirigentes, equipa e adeptos.

 

Dia 19 - O Estrela da Calheta Futebol Clube foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Executivo Camarário. Na cerimónia que visou congratular a conquista do título alcançado pela equipa de futebol, houve uma troca de lembranças entre o Clube e a Autarquia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 21 - A Casa da Cultura da Calheta inaugurou um mural intitulado “Do Klamath para o Atlântico”. Este projeto foi possível graças a Rigo, artista madeirense radicado em São Francisco.

 

 

 

 

Entre os dias 21 e 23 - Teve lugar a II Mostra de Artesanato integrada nas Comemorações do 15º Dia da Misericórdia da Calheta, no Centro Comunitário Nossa senhora da Estrela. O Município fez-se representar na Mostra com a Presença do Centro Social da Ponta do Pargo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 27 - Teve lugar no Concelho da Calheta uma sessão de informação sobre a “Rede Eures” no auditório da Santa Casa da Misericórdia da Calheta, para a população em geral. Esta sessão, inserida na campanha de informação sobre a mobilidade profissional 2003/2004, levada a cabo pela Conselheira Regional da rede EURES.

 

Dia 30 - Na Paróquia da Calheta, Igreja Matriz do Espírito, realizou-se a Festa do Espírito Santo, com todas as tradições e costumes associados a este tipo de iniciativa religiosa.

 

 

 

 

Mês de Junho

 

Dia 1 - Pelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal da Calheta assinalou o Dia Mundial da Criança. Uma tenda gigante, montada no campo municipal dos Prazeres, acolheu cerca de 1030 crianças acompanhadas pelos professores e pessoal auxiliar.

Do programa, desenvolvido entre as 10 e as 13 horas, fizeram parte uma peça de teatro sobre a saúde oral “Tesouro, doce Tesouro”, levada a cabo pela equipa de animação do Gabinete coordenador de Expressão Artística da SER; a atuação de uma dupla de palhaços; discoteca ao ar livre e momentos de divertimento nos insufláveis montados no recinto.

Na abertura oficial do evento, pelo Presidente da Câmara, Manuel Baeta, foram distribuídas t’shirts alusivas à data, bem como distribuídos gelados a todos os presentes.

 

 

 

 

 

 

Dia 4 - Já na sua terceira edição, o festival juvenil “Talentos à Solta” realizou-se na escola básica e secundária da Calheta. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Calheta, representada no evento pelo vice-presidente.

 

Dia 24 - Sessão Solene marcou Comemorações do Dia do Concelho

A Câmara Municipal da Calheta realizou uma Sessão Solene para assinalar o 502º Aniversário do Município, no dia 24 De Junho. A Sessão teve lugar no Salão Nobre, onde usaram da palavra o vice-presidente do Governo Regional, Dr. João Cunha e Silva, e o Presidente da Câmara, Manuel Baeta de Castro.

 

Dia 27 - A Associação Cultural e Desportiva do Arco da Calheta com o apoio da Câmara Municipal promoveu um Prova de Montanhismo e uma Marcha Pela Saúde no Sítio do Rochão, Freguesia do Arco da Calheta. Na ocasião foi disponibilizado gratuitamente a todos os participantes, uma avaliação de alguns parâmetros relacionados com a actividade física/saúde, tais como pressão arterial, índice de massa corporal, entre outros.

 

Dia 27 - Realizou-se na paróquia dos Prazeres um leilão de galos. Tratou-se de uma iniciativa inédita na Região, que teve como objetivo a recolha de fundos para a Quinta Pedagógica e para a Igreja Local.

 

Dia 29 - A Câmara Municipal da Calheta em colaboração com a ARCHAIS – Associação de Arqueologia e Defesa do Património da Madeira, lançaram o Giro pelo Património Histórico – Arquitetónico da Calheta, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Trata-se de um roteiro juvenil que nos remete para um circuito pedonal ao encontro do Património da Calheta.

 

 

Mês de Julho

 

Dia 01 - O Presidente do Governo Regional inaugurou a Via Expresso entre o Estreito da Calheta e os Prazeres. Ao todo são cerca de 5 Km, num investimento que rondou os 40 milhões de Euros. Constituída por dois túneis e duas pontes, esta nova via vem permitir a proximidade destas duas freguesias aos centros de decisão.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 02, 03 e 04 – IV Festa Gastronómica - A IV Festa Gastronómica do Paul do Mar, decorreu durante três dias, e teve o seu início no dia 02 de Julho pelas 20:30. Não faltou animação musical e os comes e bebes que foram a delícia da população local e de todos os visitantes. Tratou-se de uma organização da Banda Municipal Paulense que contou também com o apoio da Câmara Municipal.

“48 Horas a Bailar” – O Município da Calheta participou mais uma vez na XIV Edição Regional da Feira dos Municípios em Santana. No certame, cujo tema principal foi a “Madeira Região Europeia 2004″, o Município apresentou-se num stand com o tema “8 Pontos Turísticos do Concelho da Calheta”.

 

Dias 17 e 18 - O Adro da Igreja dos Prazeres foi palco da tradicional debulha do trigo, feita ao vivo pelos seus cultivadores, durante todo o fim-de-semana.

Organizada pelo pároco local e responsável pela quinta pedagógica, esta iniciativa pretende não só manter viva esta tradição anual de longa data que está a desaparecer, como também valorizar o meio rural.

A Câmara da Calheta, colaborou com este evento, nomeadamente com a distribuição de adubos a todos os agricultores que participaram.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 23 - O Caminho Agrícola da Faveira e a pavimentação do Caminho Municipal da Lombada dos Cedros, na Freguesia da Fajã da Ovelha, foram inauguradas pelo Presidente do Governo Regional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mês de Agosto

 

Dia 05 – O Ano Letivo 2004/2005 arranca com uma nova Escola

O parque escolar do Concelho da Calheta, terá mais uma Escola no ano letivo 2004/2005, já a partir de Outubro. Trata-se da Escola dos 2º e 3º Ciclos da Fajã da Ovelha – Professor Francisco Barreto, situada no Sítio da Raposeira, Freguesia da Fajã da Ovelha, que acolherá os alunos provenientes das freguesias vizinhas, Ponta do Pargo, Paul do Mar e Prazeres.

O Presidente do Governo Regional da Madeira e o Presidente da Câmara Municipal da Calheta, inauguraram o novo estabelecimento no dia 05 de Agosto. À cerimónia de inauguração, associaram-se também as demais entidades, alunos, encarregados de educação e público em geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 08 e 10 - A Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha promoveu as Comemorações do 451º Aniversário de Elevação a Freguesia, tendo desenvolvido um vasto programa de atividades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 21 - Homenagem aos Pescadores do Paul do Mar

Numa cerimónia, integrada na “Festa dos Capitães”, foram homenageados os pescadores daquela localidade. Custeada pelos capitães, a escultura em pleno relevo, que simboliza um pescador, foi colocada num rochedo, situado a poente do cais do Paul do Mar.

 

 

 

 

Mês de Setembro

 

Dia 3 - O Porto de Recreio da Calheta, uma obra da responsabilidade da Sociedade de Desenvolvimento da Ponta do Oeste, foi inaugurado pelo Presidente do Governo Regional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 11 - A Banda Municipal Paulense comemorou o seu 130º aniversário no dia 4 de Setembro. Para comemorar a efeméride, a Autarquia local ofereceu um jantar no dia 11 do referido mês, que contou também com a presença do Presidente da Câmara. Na ocasião, Manuel Baeta referiu a importância do trabalho que esta banda está a realizar no capítulo do ensino da música aos mais jovens, acrescentando que numa banda centenária como esta o apoio camarário não vai faltar.

 

 

 

 

 

Dia 12 - O Presidente do Governo Regional inaugurou a Marginal e passeio público do Jardim do Mar, um investimento de 10,5 milhões de euros. Trata-se de uma “promenade” com aproximadamente 750 metros de comprimento. Esta empreitada incluiu ainda a construção de um parque de estacionamento para cerca de 50 viaturas e um arruamento urbano com cerca de 400 metros de comprimento entre o centro da Freguesia e o início do passeio marítimo.

 

 

 

 

 

 

 

Dia 16 - Alberto João Jardim inaugurou o reservatório do Sítio do Serrado, na Freguesia da Ponta do Pargo. Um tanque de rega agrícola com capacidade para 1.500 m3 e abastecido pela levada da Calheta, Ponta do Pargo. Este reservatório irá proporcionar a rega diurna a 200 regantes, através de duas regadeiras com caudal de 30 litros, beneficiando o Sítio da Ribeira da Vaca e do Serrado. Uma obra da responsabilidade da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, resultante do programa do Governo para a freguesia que orçou em 299.162,99€, dos quais 85% foram financiados pelo FEOGA e os restantes 15% pelo orçamento regional.

 

Dia 17- Foi inaugurado pelo Presidente do Governo o Parque Empresarial da Calheta, localizado no Sítio da Ribeira Funda, freguesia do Estreito da Calheta. Com uma área de 80.000m2, dividido em 50 lotes, este parque tem capacidade para a instalação de 40 empresas, sendo a área total das plataformas de 41.500m2. Trata-se de uma obra que rondou os 2.215.000€.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dias 18 e 19 - Decorreu nestes dois dias a XX Edição da Festa do Pêro na Ponta do Pargo. Esta contou com a presença de 14 expositores, que, para além dos frutos, tiveram como já é habitual oportunidade de exibir os produtos deles derivados, como as compotas, os bolos e os doces. A cerimónia foi presidida por Alberto João Jardim.

 

Dia 21 - O novo Centro de Saúde e Segurança Social do Estreito da Calheta foi inaugurado pelo Presidente do Governo. O edifício integrou os dois antigos serviços num só prédio. Um investimento que ascendeu a cerca de 1.500.000€.

 

 

 

 

 

 

 

Dia 23 - “Encerramento do Verão em Cheio” – Com o intuito de ocupar as crianças e os jovens do nosso Concelho em férias de Verão, esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Calheta, teve como principal objetivo integrá-los em momentos de formação, sociabilização e prática desportiva, sob a orientação de pessoas qualificadas para o efeito. Este projeto teve início em meados de Agosto de 2004, e contou com a participação de cerca de 4 dezenas de jovens entre os 7 e os 14 anos de idade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 26 - O Presidente do Governo regional inaugurou a primeira praia artificial de areia amarela da Madeira, localizada na Vila da Calheta. Um investimento do Governo Regional que custou 12,5 milhões de euros, incluindo a zona do solário e o enrocamento. A areia ocupa uma área de 12.000m2, protegida por dois quebramares em talude. A zona do solário foi prolongada até a praceta 24 de Junho, estendendo-se por uma área de 7.300m2. Salienta-se ainda a construção de instalações de apoio, com balneários e postos de primeiros socorros.

 

 

 

 

 

 

Dia 26 - Com muita animação, realizou-se pela primeira vez a Festa da Cidra na freguesia dos Prazeres. Uma iniciativa a cargo da Quinta Pedagógica dos Prazeres, com o apoio da paróquia local, ADRAMA, da Câmara Municipal da Calheta e das Juntas de Freguesia dos Prazeres e Fajã da Ovelha, que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância da ruralidade.

 

Dia 29 - A Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Paul do Mar, foi palco da cerimónia de entrega de diplomas dos cursos de línguas, presidida pelo Secretário da Educação, Francisco Fernandes. No evento, foram entregues às cerca de 40 participantes certificados nas línguas de inglês e alemão, com particular destaque para a primeira, uma vez que está em curso pelo segundo ano consecutivo.          

 

Mês de Outubro

 

Dia 1 - O Presidente da Associação Desportiva Cultural da Ponta do Pargo, Gilberto Garrido, apresentou a maqueta do pavilhão polivalente que irá servir de sede ao clube do Concelho da calheta e de apoio à modalidade que mais prestígio lhe tem trazido, o ténis-de-mesa. No local estiveram presentes várias individualidades, entre as quais se destacou o presidente do IDRAM, Jaime Lucas.

 

Dia 9 - O Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, presidiu à inauguração de duas infraestruturas: a variante à Vila da Calheta e à radial da mesma e o Centro de Artes e Congressos.

A Variante à Vila da Calheta é um troço de estrada que faz a ligação desde o vale da ribeira da Calheta até o Arco. A nova via conta com uma extensão total de 2.959m, 7m de largura e bermas de 1m em ambos os lados, inclui dois túneis. Refira-se ainda que esta variante tem o seu início mesmo junto ao túnel Calheta 1 (da via Calheta/Prazeres), sendo ambas as vias interligadas por uma rotunda, confinada entre as duas encostas do vale que faz a distribuição para o trânsito local (Lombo do Doutor, Vila, marginal, etc). Quanto à radial da Calheta, liga a rotunda até a praceta 24 de Junho, com duas vias, uma no sentido Norte/Sul (a existente mas alargada) e outra de Sul para Norte, que foi construída na margem esquerda da Ribeira. Tratou-se de um investimento que orçou em 51,3 milhões de euros.

O Centro de Artes e Congressos da Calheta trata-se de um empreendimento da vice-presidência através da Sociedade de Desenvolvimento da Ponta Oeste, que orçou em cerca de 16 milhões de euros. Foi construído de raiz junto à Casa das Mudas, no Sítio da Vargem, freguesia da Calheta, e dispõe de uma vasta área de exposição (2.000m2), um auditório com capacidade para 200 lugares, uma biblioteca, lojas, livraria, restaurante/esplanada, oficinas artísticas, atelier, áreas administrativas e parque de estacionamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dias 25, 26 e 27 - O executivo camarário realizou a já habitual visita pelas Escolas do Ensino Básico com Pré-Escolar do Concelho, incluindo o Centro de Apoio Psicopedagógico. Esta visita marca o início do ano letivo 2004/2005, e tem como objetivo verificar as condições das infraestruturas no que respeita à necessidade, ou não, de pequenas obras. È de salientar que a todos os alunos, o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baeta, ofereceu uma lembrança com o logotipo da Autarquia.

 

Dias 29, 30 e 31 - Decorreu a XIX Conferência Internacional de Visão Holística na Madeira. Terapeutas, médicos e professores de visão de 19 países reuniram-se no auditório do novo Centro de Artes e Congressos da Calheta. Sob o lema “Liberdade de ver”, na conferência foram apresentadas várias abordagens, proporcionando um extenso debate e uma melhor compreensão do trabalho de Aperfeiçoamento Natural da Visão (ANV). A cerimónia de abertura contou com a presença de Alberto João Jardim.

 

Mês de Novembro

 

Dia 1 - Foi inaugurada a sede dos Escuteiros da Calheta – Agrupamento São Francisco Xavier, localizada no Sítio do lombo do Salão (nas antigas instalações da escola do Salão). Na cerimónia comemorou-se também o 1º aniversário do agrupamento, onde estiveram presentes várias personalidades, incluindo o Presidente da Câmara Municipal da Calheta.

 

 

 

 

 

Dia 6 - A ADC Ponta do Pargo teve uma estreia positiva na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Ténis-de-mesa, jogando na Polónia frente ao KTS Tarnobrzeg. O resultado final foi de 3-2 a favor da equipa do Concelho da Calheta, que no dia 7 de Janeiro de 2005 irá receber a visita das polacas, um jogo da segunda mão, que irá ser disputado no Pavilhão Gimnodesportivo da Calheta.

 

Dia 13 - O Hotel Jardim Atlântico recebeu prémio ambiental “Umwelchampion 2004”. A cerimónia contou com a presença do Diretor de Ambiente do Grupo TUI e também de Domingos Abreu, Diretor Regional do Ambiente.

 

Dia 14 - Organizado pelo Grupo Coral do Arco da Calheta, o XVII Encontro de Grupos Corais da RAM, teve lugar no Centro de Artes da Calheta, e contou com participação de 16 coros da Região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dias 19, 20 e 21 - A Calheta foi o local escolhido para a realização de mais uma edição dos Jogos da Aventura. Uma iniciativa do Diário de Notícias que contou a participação de 20 equipas, englobando oito dezenas de pessoas.

 

Mês de Dezembro

 

Dia 08 - A Câmara Municipal da Calheta inaugurou a iluminação e o já habitual Presépio de Natal localizado na Vila da Calheta.

 

Dia 11 - Realizou-se no auditório do Centro das Artes – Casa das Mudas, o concerto da Orquestra Clássica da Madeira, intitulado ENSEMBLE XXI.

 

Dia 15 - Decorreu uma vez mais nas instalações do Centro Social da Ponta do Pargo, localizado no Sítio do Amparo, o convívio de Natal em intercâmbio com os utentes do Centro Social do Pinheiro. Este convívio contou com a presença da coordenadora destes Centros, de um representante da Junta de Freguesia local e de um representante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 17 - Organizado pela Secção de Ação Social e Cultural da Câmara Municipal da Calheta, a VI Edição do Convívio de Natal para as Crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, decorreu no Porto de Recreio da Calheta. A iniciativa envolveu 11 estabelecimentos de Ensino, incluindo o Centro Psicopedagógico, envolvendo cerca de um milhar de crianças.

O cenário foi de muita animação e grandes sorrisos, já que todas as crianças tiveram a oportunidade de ver o Pai Natal e de receber um presente personalizado e de acordo com a sua idade. Aviões, bonecas, puzzles, carros, jogos didáticos… “para alguns o único presente recebido no Natal”, tal como referiu o Presidente do executivo municipal nas palavras que endereçou a todos os participantes.

 

 

 

 

 

Dia 19 - A Orquestra Clássica da Madeira, apresentou o Grupo de música de câmara “Madeira’s 5”, no auditório do Centro das Artes – Casa das Mudas da Calheta. No concerto foram executadas peças de Haydn, Farkas, Schubert, Hindemith e Ágay.

 

Dia 19 - Pela primeira vez e numa iniciativa inédita, a Câmara Municipal da Calheta promoveu um Jantar de Natal para cerca de 1200 maiores de 60 anos de todo o Concelho, no Porto de Recreio da Calheta.

O convívio de Natal tem como palco habitual o pavilhão gimnodesportivo da Calheta, este ano, na sua VI edição, e com o recente inaugurado porto de recreio, a Câmara da Calheta decidiu-se pela alteração do local para que os participantes conhecessem de perto a referida infraestrutura.

Os 1200 participantes receberam da Autarquia um boné de Pai Natal, que contribuiu também para o colorido típico da época natalícia … as imagens falam por si.

 

 

 

 

 

Partilhe Esta Página