Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Noticias Ano de 2005

Mês de Janeiro

 

 

Dia 09 - Decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo da Calheta a 2ª mão do jogo da Taça dos Campeões de Ténis-de-Mesa, entre a ADC Ponta do Pargo e as polacas do Tranobrzeg, a qual resultou no afastamento da equipa local dos quartos – de – final da Taça, ao perder com as polacas do KTS Tarnobrzeg, por 1-3.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 16 - Foram muitos os populares que se juntaram, na Freguesia dos Prazeres, para a benção dos animais. Após a benção realizou-se uma procissão em honra de Santo Antão, seguida de uma visita à Quinta Pedagógica.

 

Dia 16 - Visita aos presépios tradicionais da III Edição do concurso da Associação Cultural e Desportiva da Arco da Calheta. Viveram-se momentos de grande convívio e animação entre os responsáveis pela iniciativa e os populares.

 

 

Dia 18 - Numa iniciativa da Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo, realizou-se a visita aos presépios naquela freguesia, por forma a premiar cerca de 45 participantes pela sua dedicação e originalidade na preparação das tradicionais “lapinhas”, mantendo e revigorando assim a tradição. O apoio da Câmara Municipal da Calheta consistiu na oferta dos cabazes.

 

Dias 28,29 e 30 - O Grupo Dançando com a Diferença, apresentou o espetáculo “Sente-se/Sinta-se”, no Centro das Artes da Calheta – Casa das Mudas. Este Grupo foi criado em Setembro de 2001, no seio do Serviço de Arte e Criatividade da DREER, com o objetivo de promover a dança inclusiva na Região. O espetáculo inclui coreografias estreantes de Carolina Teixeira (“Exílio”), Ricardo Mendes e Juliana Andrade (“Insónia”) e a reposição de criações de Ivonice Satie (“Passion”), Henrique Amoedo e Bárbara matos (“Exercício de Improvisação 1 – Menina da lua”).

 

 

Mês de Fevereiro

 

Dia 01 - O Presidente do Governo Regional inaugurou o caminho municipal do Salão ao Fio, na freguesia da Ponta do Pargo, com a extensão de 750 metros. Tratou-se de um investimento da Câmara da Calheta, na ordem dos 175 mil euros. Na ocasião foi possível assistir à entoação do hino regional pelos alunos da escola local, bem como à leitura, por parte de um porta-voz da população, do programa do governo, para aquela freguesia, sufragado nas últimas eleições regionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 03 - Novo autocarro mostrará a Calheta por onde passar. A Câmara Municipal da Calheta adquiriu, recentemente, um novo autocarro de marca Volvo com lotação de 55 lugares. Um veículo que, para além de vir aumentar a capacidade de resposta da autarquia no transporte dos munícipes, nomeadamente alunos das escolas do Concelho, serve também para levar o nome da Calheta por onde quer que passe. O novo autocarro está totalmente decorado com imagens associadas à beleza natural do Concelho.

 

Dia 04 - Os frequentadores do Centro Social da Ponta do Pargo celebraram o carnaval com muita animação e um colorido especial, graças ao seu empenhamento na elaboração dos disfarces em conjunto com o pessoal que lá trabalha. O Hotel Jardim do Atlântico, situado nos Prazeres, recebeu o “Rótulo Ecológico Europeu”, tornando-se assim na primeira unidade hoteleira da Península Ibérica a receber a mais alta certificação europeia em termos ambientais concedida a alojamentos turísticos.

A Casa do Povo do Paul do Mar comemorou o seu 5º aniversário com o lançamento de um CD Rom.

 

 

 

 

 

 

 

Dia 06 - Decorreu o Desfile de carnaval no Loreto, com a participação de cerca de 200 foliões, numa organização da Associação Cultural e Desportiva do Arco da Calheta.

 

 

 

 

 

 

 

Dia 12 - Viagem inaugural do novo autocarro da Autarquia proporcionou a volta à Ilha a cerca de 55 funcionários camarários e familiares.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 14 - O Presidente do Governo Regional inaugurou os trabalhos de beneficiação e pavimentação do caminho municipal do Amparo, na freguesia da Ponta do Pargo, com uma extensão de 600 metros. Tratou-se de um investimento da Câmara da Calheta, na ordem dos 175 mil euros. Por ser dia dos namorados, os populares que se juntaram a esta inauguração, decidiram “premiar” Alberto João com uma mensagem de apreço e agradecimento pela sua dedicação à Madeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 19 - A Calheta acolheu a VIII Regata da Classe Cruzeiro. Uma iniciativa do Clube Naval local, que contou com a participação de cerca de 10 embarcações e com o apoio da autarquia.

 

 

 

 

 

 

Mês de Março

 

Dia 04 – Apresentação da Nova Imagem do Site Oficial da Câmara Municipal da Calheta.

A Autarquia promoveu a apresentação da nova imagem do seu site oficial no Centro de Artes Casa das Mudas. Criado em 1998, o site oficial da Câmara Municipal, surge agora com uma nova estrutura, e visa, acima de tudo, assumir-se como um local privilegiado de informação onde os “visitantes” poderão encontrar muito do que precisam saber quer em relação às iniciativas e atividades promovidas pela Autarquia, quer em relação ao Concelho. Este site, não é, nem nunca será, uma página acabada. Pretende-se, que seja uma página dinâmica, em constante mutação, que conte com a colaboração de todos os sectores da sociedade civil. A ocasião contou com a presença de cerca de 200 convidados, que de alguma forma se encontram referenciados no referido site, entre os quais se destacam os autarcas, empresários locais, funcionários da autarquia, responsáveis pelas várias instituições públicas e privadas. Para “abrilhantar” o evento, o Presidente da Autarquia decidiu “brindar” os convidados com a estreia na RAM do espetáculo AMARAMÁLIA da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.

 

Dia 19 – “Calheta Beach Party 2005 - Realizou-se no areal da Calheta o primeiro evento do género “Beach Party” da Madeira, o “Calheta Beach Party”. Uma iniciativa da Câmara Municipal da Calheta, com a produção conjunta da discoteca Vespas e a agência de eventos Sportsmoods. O evento contou com a presença de quatro “Disc-jockeys” madeirenses, DJ Mastergroove, Paul Sergy Far, Buddah Jr. E Michael C, sendo a cabeça de cartaz reservada para o DJ de renome mundial, o norte-americano, Joeski. No local estiveram presentes milhares de pessoas, de várias faixas etárias, que mantiveram a animação até ao último minuto da festa.

 

 

 

 

 

 

 

Mês de Abril

 

Dia 21 - Moda Madeira/2005 decorre na Calheta entre os dias 20 e 23 de Abril, no Centro das Artes da Calheta. A Atuação de Rodrigo Leão marcou o arranque da I Edição do Moda Madeira no dia 21 de Abril, no Porto de Recreio da Calheta. Trata-se de uma organização da Associação de Jovens Empresários da Madeira (AJEM), que “visa a realização de um evento multidisciplinar de moda, alargando no tempo, no espaço e no conjunto de intervenções a desenvolver; a promoção interna e externa da Região Autónoma da Madeira”. Este evento conta também com o patrocínio da Câmara Municipal da Calheta.           

 

Dia 21 - A Apresentação do Rali da Calheta teve lugar no dia 21 de Abril no Centro das Artes da Calheta.

A primeira edição do Rali da Calheta, terceira prova do Campeonato da Madeira de ralis, vai para a estrada no próximo dia 7 de Maio. Numa organização conjunta do Clube Sports Madeira, do Clube Naval da Calheta, e da Câmara Municipal da Calheta. Com um total de 62 equipas inscritas, a primeira edição do Rali da Calheta vai disputar-se numa extensão 290,52km e terá apenas duas secções, divididas por seis provas especiais de classificação, num total de 70 km.       

 

Dia 25 - II Meeting de Parapente da Madeira com “descolagens” no Arco da Calheta reforça as potencialidades do Concelho da Calheta para a prática do Parapente.

No dia 25 de Abril, terminou com sucesso o “II Meeting de Parapente da Madeira”, uma organização da Associação de Parapente da Região Autónoma da Madeira (APRA Madeira) que contou com uma prova do “Circuito Nacional B” este destinado a pilotos nível III, com a “I Prova do Campeonato de Parapente da Madeira” destinados aos pilotos nível IV e ainda por voos de lazer num total de 45 pilotos regionais, nacionais e estrangeiros. Realizou-se três mangas válidas para ambas as provas, com os seguintes resultados: Circuito Nacional B – 1.º Classificado: Daniel Camacho (APRA Madeira) 1669 pontos; 2.º Classificado: Nuno Vieira (APRA Madeira) 1000 pontos; 3.º classificado: Nélio Sousa (Aeroclube) 871 pontos.

Para o Campeonato Regional de Parapente verificou-se os seguintes resultados: 1.º classificado: Virgílio Bento (APRA Madeira) com 2139 pontos; 2.º classificado Justino Nóbrega (APRA Madeira) 1969 pontos; 3.º classificado Gabriel Branco (Aeroclube) 1565 pontos.

Por clubes a APRA Madeira vai a frente com 6245 pontos, seguido do Aeroclube da Madeira com 3075 pontos. A primeira manga teve uma distância de 10,3Kms desde o Cabo Girão até a Praia Formosa, a segunda manga teve uma distância de 18,7Kms desde o Arco da Calheta (AEROGENE) até a Ponta Sol (Lugar de Baixo) e a última manga teve uma distância de 12,8Kms desde o Arco da Calheta (AEROGENE) até a praia da Calheta. Estão desta forma lançados as sementes para que o Campeonato Regional de Parapente seja uma realidade, pois o software utilizado no scorring da prova “COMPEGPS” foi testado com muito sucesso. Este software que é utilizado pela FPVL nas provas nacionais é muito eficaz e justo e adapta-se perfeitamente a Região para este tipo de provas. O Concelho da Calheta foi mais uma vez palco de duas das três mangas, mostrando desta forma todas as potencialidades para a prática do Parapente.

 

Dia 26 - Praia da Calheta registou uma “enchente” no fim-de-semana de 23 a 25 de Abril. A praia de areia amarela da Calheta, cuja época balnear teve o seu início no passado dia 19 de Março, foi procurada por centenas de pessoas durante o fim-de-semana prolongado de 23 a 25 de Abril.

 

Dia 29 - Lançamento da 5ª Edição do Boletim Informativo da Câmara Municipal da Calheta. Já está disponível a 5ª edição do Boletim Informativo da Câmara Municipal da Calheta. Com publicação semestral e gratuita, é possível aceder ao mesmo nos espaços habituais, como sejam os vários espaços multimédia do Concelho, Câmara Municipal da Calheta, Juntas de Freguesia e nos vários serviços públicos.

 

Dia 30 - “Pranchas de Banda Desenhada – Século XX” e “Uma Extensão do Olhar” – exposições inauguradas no Centro das Artes Casa das Mudas. No dia 30 de Abril, pelas 19h00, foram inauguradas em simultâneo duas exposições no Centro das Artes Casa das Mudas. “Pranchas de Banda Desenhada – Século XX”, é uma coleção particular do artista Rico Sequeira, que poderá ser visitada na Casa das Mudas propriamente dita, onde funcionava a Casa da Cultura da Calheta; “Uma Extensão do Olhar” são obras fotográficas da Coleção de Fundação PLMJ, e estará patente ao público até 31 de Julho, no espaço do Centro das Artes.

 

Dias 30 Abril e 1 Maio - “CONSPIRAÇÃO” – Herói de Banda Desenhada ganha vida no palco do Centro das Artes Casa das Mudas. Teatro, música, dança contemporânea, animação, desenho em tempo real, novas tecnologias. Tudo num só espetáculo, em que Filipe Seems é um herói de BD que salta do papel para o palco. De António Jorge Gonçalves e Nuno Artur Silva com textos de Produções Fictícias. “As investigações de Filipe Seems”, da autoria de Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves, abandonaram o papel dos livros de BD e ganham vida no espetáculo Conspiração com textos de Produções Fictícias. A peça esteve em cena no Centro das Artes Casa das Mudas, Sábado (dia 30 de Abril) e Domingo (dia 1 de Maio), e contou com um elenco de luxo. Marco D’Almeida foi o nome escolhido para encarnar Filipe Seems, Sandra Celas interpreta e dá corpo a Ana Lógica e Kalaf é o narrador. Depois de criarem a personagem Filipe Seems e darem origem a um culto que marcou os anos 90, Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves decidiram transpor as aventuras deste programador do futuro para o teatro e criaram o espetáculo “Conspiração”. A ação decorre numa Lisboa do futuro, utópica, onde Seems acaba por descobrir uma conspiração. Movido pela sedução das pistas, Seems vê-se enredado numa teia de ficções que o levará ao coração de uma Conspiração…

Um argumentista, um desenhador, um músico, uma coreógrafa, um MC e dois atores apresentaram em palco um perfeito espetáculo multidisciplinar. Uma produção que aposta na originalidade ao conseguir reunir música, imagem, bailado e representação. A música é da autoria de Armando Teixeira e a coreografia é assinada por Amélia Bentes.

 

Dia 30 - Apimadeira promoveu o mel de abelha regional na Calheta entre os dias 28 de Abril e 1 de Maio. Numa ação promocional do mel de abelha regional no Porto de recreio da Calheta, a Apimadeira juntou alguns apicultores e anunciou que será lançado um projeto de melhoramento e produção de abelhas rainhas na Região que conta já com apoios comunitários e da própria Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

 

 

Mês de Maio

 

Dia 01 - Comemorações do 1º de Maio – Dia do Trabalhador /2005 na Calheta.

Com o objetivo de assinalar mais uma vez o Dia do trabalhador, a Câmara Municipal da Calheta preparou um vasto programa de atividades desportivas e lúdicas no Campo Municipal dos Prazeres. Entre as 10h00 e as 20h00, foram várias as atividades realizadas, desde o Rally Paper, ao torneio de futebol entre Freguesias, passando pelo Trial 4×4 e desportos radicais. Foi com grande satisfação que a organização assistiu à forte participação do público em geral, bem como das empresas convidadas a patrocinar os trofeus entregues à maioria dos participantes nas atividades. Neste espaço gostaríamos de deixar um agradecimento a todos aqueles que, com a sua colaboração, tornaram possível mais uma edição do Dia do Trabalhador.

 

Dia 07 - A I Edição do Rali da Calheta foi para a estrada no passado dia 7 de Maio.

A I Edição do Rali da Calheta, terceira prova pontuável para o Campeonato da Madeira de Ralis, que foi para a estrada no dia 7 de Maio de 2005, tratou-se de uma organização conjunta do Clube Sports Madeira e do Clube Naval da Calheta, e contou com o apoio da Câmara Municipal da Calheta. Com um total de 62 equipas participantes, o I Rali da Calheta cumpriu-se, integralmente, no sábado, com duas secções e seis provas especiais de classificação. Com um total de 62 equipas participantes, o I Rali da Calheta cumpriu-se, integralmente, no sábado, com duas secções e seis provas especiais de classificação. Depois, na primeira secção, foram cumpridas as primeiras passagens pelas classificativas Paul (10,78 km), às 12h05m; Ponta do Pargo (13,17 km), às 13h01m e Rosário (11,50 km), às 13h53m. Após o reagrupamento, os concorrentes repetiram os mesmos “troços”, pela mesma ordem, às 15h34m; 16h30m e 17h22m. A chegada ao pódio, em relação ao primeiro concorrente, foi por volta das 18h48m. A dupla Filipe Freitas/Daniel Figueroa (Volkswagen Golf IV Kit-Car) obteve a primeira vitória da sua carreira no Rali da Calheta. Contudo, em termos de campeonato absoluto – para o qual Freitas não pontua – foi a equipa Vítor Sá/Ornelas Camacho (Peugeot 206 S1600), segunda da geral, quem somou os dez pontos correspondentes ao primeiro lugar, que lhe permite consolidar a liderança. Aécio Anjo/Pedro Calado (Citroën Saxo Kit-Car) conquistaram o terceiro lugar do pódio, embora separados já por 58,5 do vencedor.

 

Dia 18 - Frequentadores dos Centros Sociais do Concelho da Calheta visitaram o Cristo Rei no Garajau e o Aquaparque em Santa Cruz. No passado dia 18 de Maio, os frequentadores do Centro Social da Ponta do Pargo e do Pinheiro visitaram o Cristo Rei no Garajau e o Aquaparque em Santa Cruz. Numa ação promocional deste recente complexo balnear, foi possível proporcionar de forma gratuita a cerca de 50 adultos e crianças momentos de convívio e animação.

 

 

 

 

 

Dia 20 - “Constituição Europeia” foi alvo de debate na Calheta. Com o intuito de divulgar a Constituição Europeia, realizou-se uma ação de informação, no dia 20 de Maio, pelas 19 horas, no auditório do Centro das Artes Casa das Mudas. Esta ação esteve a cargo da formadora do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Dra. Ana Margarida Neto e destinou-se a profissionais e/ou pessoas empenhadas na divulgação de informações sobre a Constituição Europeia junto da população em geral, como sejam Juntas de Freguesia, Casas do Povo, Escolas…

 

Dia 29 - Pintura Contemporânea na Coleção Berardo pode ser visitada até finais de Agosto no Centro das Artes Casa das Mudas. Está patente ao público no Centro das Artes Casa das Mudas na Calheta uma mostra de Pintura Contemporânea. A mostra, pertencente à Coleção Berardo, tem como principal objetivo dar a conhecer a diversidade das formas e tendências da pintura, tal como elas se manifestam nas práticas artísticas atuais. O destaque especial vai para a obra da artista plástica portuguesa Paula Rego, intitulada “The Barn”, datada de 1994. Podem ainda ser vistos trabalhos de artistas plásticos europeus e americanos que seguem as mais variadas orientações estéticas, como Joan Mitchell, Sam Francis, Phillipe Guston, António Palolo, entre outros.

Dia 29 - I Concentração de Motas de Água aconteceu na Calheta. A Associação de Jet Ski e Motonaútica da Madeira (AJET) juntamente com o Clube Naval da Calheta, realizou a I Concentração Naútica da modalidade, no dia 29 de Maio de 2005 no Porto de Recreio da Calheta. O evento foi caracterizado pela organização como sendo “um sucesso”, tendo conseguido juntar nesta iniciativa cerca de 70 participantes. Na ocasião foram ainda apresentados os coros dirigentes e o plano de atividades da AJET para 2005.

 

Dia 28 e 29 - O Centro Social da Ponta do Pargo participou na III Mostra de Artesanato, nos dias 28 e 29 de Maio. Integrada nas comemorações do 16º Dia da Misericórdia da Calheta, teve lugar no fim-de-semana de 28 e 29 de Maio, a III Mostra de Artesanato no Centro Comunitário Nossa Senhora da Estrela. Com o objetivo de dar a conhecer o artesanato tradicional, foram alguns os artesãos e instituições que se fizeram representar, entre eles o Centro Social da Ponta do Pargo, que expôs vários trabalhos elaborados pelos seus frequentadores.

 

Dia 30 - A partir de 1 de Junho, a Autarquia disponibiliza transporte para o Rabaçal. A Câmara Municipal da Calheta adquiriu um veículo de nove lugares que fará viagens diárias para o Rabaçal a partir do dia 1 de Junho, dia da viagem inaugural. O Rabaçal é um local escolhido por muitas pessoas, madeirenses e turistas. A sua beleza natural e as levadas são os principais atrativos. O acesso ao local poderá agora ser feito através desta viatura camarária. 

 

 

Mês de Junho

 

Dia 5 - Dia Mundial da Criança comemorado na Calheta com a presença de Tonecas & Companhia. A Autarquia promoveu, pelo oitavo ano consecutivo, a Comemoração do Dia Mundial da Criança, no dia 5 de Junho (Domingo), no Campo Municipal dos Prazeres. Dia em que se comemorou também o Dia Mundial do Ambiente. Lançada em 1998, esta iniciativa da Câmara Municipal, teve este ano como cabeça de cartaz o “Tonecas & Companhia”. Este espetáculo, baseado na famosa série “As lições do Tonecas” e num cenário devidamente adaptado para o efeito, fez as delícias de miúdos e graúdos. No recinto, onde foi montada uma tenda gigante, estiveram presentes cerca de 2000 pessoas, entre crianças que frequentam as escolas do Pré – Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico de todo o Concelho, professores, auxiliares e encarregados de educação e público em geral. As comemorações tiveram o seu início por volta das 15 horas, e surgiram integradas num programa repleto de atividades, tais como a atuação do Tonecas, diversões em insufláveis gigantes, entrega de um boné alusivo ao dia que se comemorou e de gelados a todas as crianças presentes. Por outro lado, também foram apresentados os três trabalhos de desenho vencedores do concurso “Ser Criança é…”. Tratou-se de um concurso promovido pelo Clube VIVARTE (clube de artes plásticas pertencente à Escola Básica 2º e 3º Ciclos Professor Barreto, na Fajã da Ovelha), que pretendeu não só despoletar a criatividade e imaginação em todos os participantes (alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Concelho da Calheta), como também criar a ponte de ligação entre as Escolas e o Centro de Artes – Casa das Mudas. Estes trabalhos serão expostos no referido Centro muito brevemente. Este foi, sem dúvida, um dia em cheio para todas as crianças e adultos que se deslocaram ao Campo Municipal dos Prazeres, nesta data especial.

 

Dia 15 – Estreia na Região do bailado “Dominga”

Este espetáculo, baseado no conto de Agustina Bessa Luís e adaptado aos palcos pelo CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea, contou com a presença da escritora e romancista portuguesa, para além de um elenco de convidados. O mesmo, poderá ser apreciado até o dia 19 de Junho.

 

Dia 19 - I Encontro de Voleibol Adaptado aconteceu na Calheta. Entre os dias 17 e 19 de Junho, o Centro das Artes – casa das Mudas e o Pavilhão local, foram palco do “I Encontro de Voleibol Adaptado”. Com o objectivo de adaptar e adotar esta nova modalidade à Região, esta iniciativa pioneira ao nível nacional, contou com a presença de distintos conferencistas e teve como destinatários: Treinadores, Professores de Educação Física, Atletas Portadores de Deficiência Motora, Árbitros, Fisioterapeutas, etc.

 

Dia 19 - Circuito Câmara Municipal da Calheta. Decorreu no dia 19 de Junho uma prova de Ciclismo denominada “Circuito Câmara Municipal da Calheta”. Tratou-se de uma organização da Associação de Desportos da Madeira, com o apoio da Autarquia. Com partida da Vila da Calheta, o circuito incluiu a passagem no Jardim do Mar, Paul do Mar, Fajã da Ovelha, Loreto, Calheta, com meta no local de partida.

 

Dia 19 - III Circuito de Atletismo do Arco da Calheta. O III Circuito de Atletismo do Arco da Calheta foi para a estrada no dia 19 de Junho, pelas 11 horas. Inserida no programa das Festas do Concelho, esta prova contou com a organização da Associação Cultural e Desportiva do Arco da Calheta e com o apoio técnico e logístico da Associação de Atletismo da RAM. Com partida junto à Igreja do Arco, os atletas percorreram uma distância de 4 km, até à Praça do Loreto, local onde estava instalada a meta.

 

Dia 19 - A Paróquia da Calheta celebrou o Santíssimo Sacramento. A Paróquia da Calheta celebrou no dia 19 de Junho a Festa do Santíssimo sacramento. Nesta festividade teve lugar a Cerimónia Eucarística na Igreja Matriz, seguida da Procissão Religiosa. E para manter a tradição, foram elaborados os tapetes de flores.

 

Dia 21 - O II Torneio de Futebol de Praia entre empresas do Concelho foi apresentado no dia 21 de Junho, pelas 20h00, na Praia Calheta. Numa organização da Associação Cultural e Desportiva do Arco da Calheta, que conta com o apoio da Câmara Municipal, foi apresentado na praia da Calheta o II Torneio de Futebol de Praia entre empresas do Concelho. Com um total de 16 equipas inscritas, este torneio irá decorrer entre 4 de julho e 1 de Agosto de 2005, às segundas, quartas e sextas entre as 20h00 e as 22h30. Numa primeira fase, serão formados 4 grupos com 4 equipas cada; os dois primeiros classificados de cada grupo passarão à 2ª fase. Nesta 2ª fase, de entre as oito equipas finalistas será apurado o vencedor.

Equipas inscritas:

Câmara Municipal da Calheta

Intelsol

AFA

Paulo Gouveia & Irmãos, Lda

Bombeiros Voluntários da Calheta

Pizo Liso

Hotel Calheta Beach

Chico’s Bar

Auto Litoral

Somuros

Auto Abastecedora da Calheta

Pastelaria J.R.

Irmãos Pimenta

Luís & Brás, Lda

Electro-Oeste

J.M.B-Freitas Instalações Elétricas

 

Dia 22 - Presidente do Governo Regional inaugura Caminho Municipal do Lameiro. A beneficiação e pavimentação do Caminho Municipal do Lameiro, na freguesia do Estreito da Calheta, foi inaugurada no dia 22 de Junho, pelas 18h00, por Sua Excelência, o Presidente do Governo Regional. Trata-se de uma obra da Câmara da Calheta, apoiada pelo Governo Regional, que ascendeu a 340 mil euros. A segunda fase do alargamento e pavimentação deste troço de estrada tem a extensão de 400 metros.

 

Dia 24 - Inauguração da “Nova Praceta 24 de Junho”. A “Nova Praceta 24 de Junho” inaugurada no Dia do Concelho, representa mais um passo na transformação da frente mar da Vila da Calheta. A obra, da responsabilidade da Autarquia local, foi inaugurada pelo Vice-Presidente do Governo Regional e contempla além da área de lazer, três pisos com 83 lugares de estacionamento.

 

Dia 24 - Sessão Solene comemorativa do Dia do Concelho. A Sessão Solene comemorativa do Dia do Concelho foi realizada, pelas 12h00, no auditório do Centro das Artes – Casa das Mudas e presidida pelo Vice-Presidente do Governo Regional, Dr. João Cunha e Silva.

 

Dia 24 - IV Edição do Festival da Canção Inter-escolas “Talentos à Solta”. Pelas 19h30, subiu ao palco a IV Edição dos Talentos à Solta. Após o desfile das 9 canções concorrentes ao Festival, em representação de várias escolas da Região, e antes do veredicto final, assistiu-se à atuação do núcleo de Ginástica Acrobática da Escola Básica e Secundária da Calheta e à interpretação dos temas 2º e 3º classificados no festival realizado naquela escola. A canção vencedora deste Festival foi “8th World Wonder” – Kimberly Locke, interpretada por Cláudia Sardinha, aluna da escola anfitriã e organizadora deste evento, a Escola Básica e Secundária da Calheta.  

 

Dia 24 - Atuação da artista internacional “DANIELA MERCURY” na Calheta. No palco montado na praia da Calheta, Daniela Mercury, os seus bailarinos e músicos transmitiram toda a energia que estão habituados a partilhar nos seus concertos a milhares de pessoas que se deslocaram e concentraram junto ao areal, marginal e promenade da Calheta. Para além deste espetáculo musical que fez “mexer” todo o público presente, a Câmara Municipal da Calheta, organizadora das Festas do Concelho, promoveu um magnífico espetáculo piromusical junto à praia, que mereceu da parte dos milhares de espectadores fortes aplausos.

 

Dia 25 - Jogo de futebol de veteranos “Estrela da Calheta F.C/ C.F. União de Coimbra. O Campo Municipal dos Prazeres foi palco de um jogo entre os veteranos locais e o C.F. União de Coimbra. Na ocasião foram trocadas lembranças entre as duas equipas. A equipa anfitriã venceu por 4 –1, num jogo marcado por fair play e companheirismo.

 

Dia 25 - Marchas de São João coloriram a marginal da Calheta – O desfile de cerca de 500 figurantes em representação das oito Freguesias do Concelho, nas Marchas de São João/2005 coloriram a marginal da Calheta na noite de 25 de Junho. Foram sorteadas pela organização duas viagens ao Porto Santo com estadia incluída pelas oito marchas participantes. Para levar a cabo esta iniciativa, a Câmara Municipal tem contado ao longo destes anos com o empenho e dedicação de várias pessoas, quer na escolha dos temas, trajes e acessórios, quer no envolvimento dos figurantes, ensaios e coreografias.

 

Dia 26 - Leilão de Galos nos Prazeres – A Quinta Pedagógica dos Prazeres promoveu mais um Leilão de Galos junto ao adro da Igreja dos Prazeres. Esta iniciativa juntou dezenas de pessoas que para além de assistirem ao leilão dos galos, à atuação da Banda Municipal de Santana, puderam também provar a canja e o tradicional pão de casa. O valor mais alto oferecido por um exemplar atingiu os 105 euros, e eram muitos os populares que depois de pagarem os seus exemplares ofereciam-nos novamente à Paróquia para que fossem leiloados, contribuindo assim para o aumento das receitas. Registe-se aqui que o objectivo da organização, é não só promover usos e costumes antigos, passando aos mais jovens alguns ensinamentos da cultura calhetense, como também angariar fundos em benefício da Quinta Pedagógica. Esta iniciativa conta também com o apoio da Câmara Municipal da Calheta.

 

Dia 25 e 26 - Torneio de Parapente da Calheta – II Prova do Campeonato Regional de Parapente. Inserido nas festividades do dia do Concelho da Calheta a Associação de Parapente da Região Autónoma da Madeira (APRA Madeira) levou a cabo no fim-de-semana passado o “Torneio de Parapente da Calheta”, a segunda prova a contar para o Campeonato Regional de Parapente 2005. A prova teve uma manga válida com início no Arco da Calheta e chegada à meta na Casa das Mudas numa distância total de 14,9kms realizada pelo vencedor numa 1h30m. O grande vitorioso da prova foi o piloto da APRA Madeira Team Virgílio Bento com 712 pontos, seguido por Justino Nóbrega também da APRA Madeira Team com 386 pontos e em terceiro no pódio ficou Gabriel Branco do Aeroclube da Madeira com 106 pontos. Após a realização desta II Prova do Campeonato Regional de Parapente 2005 lidera Virgílio Bento com 2851 pontos e Justino Nóbrega em segundo lugar com 2355 pontos ambos da APRA Madeira Team e em terceiro lugar Gabriel Branco do Aeroclube da Madeira com 1671 pontos. Por clubes lidera a APRA Madeira Team com 6360 pontos seguido do Aeroclube da Madeira com 3181 pontos. Na entrega dos troféus esteve um representante da Câmara Municipal da Calheta e o diretor da prova Hartmut Peters da empresa Aerogene sedeada no Arco da Calheta ambos satisfeitos pelo sucesso do torneio.

 

Dia 30 - O “JOCA 2005″ já começou – Os jovens inscritos para o mês de Julho no Programa Juventude Ocupacional da Calheta “JOCA/2005”, foram recebidos no salão nobre da Autarquia pelo executivo camarário, no dia 30 de Junho. Este programa tem como objetivo direcionar a disponibilidade dos jovens estudantes, com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos, para uma ocupação útil dos seus tempos livres, nomeadamente, através da sua contribuição no mercado do trabalho, participando, deste modo, de uma forma ativa no desenvolvimento do Concelho da Calheta. Os períodos das atividades decorrem durante toda a semana e são divididos por turnos mínimos de 4 horas, nos meses de Julho, Agosto e Setembro. Os locais onde os jovens exercem a sua actividade são a praia da Calheta e o parque de estacionamento da Autarquia. Em troca, os mesmos receberão uma bolsa horária e um certificado de participação.

 

 

Mês de Julho

 

Dias 1,2 e 3 - O Município da Calheta participou na Feira dos Municípios em Santana – O Município da Calheta esteve presente no certame “48 Horas a Bailar”, no qual se inclui a Feira dos Municípios, que recriou o tema “Literatura Oral e Tradicional”. No stand da Calheta foi possível assistir a uma homenagem ao Cantor e Poeta Edmund Bettencourt.

 

Dia 04 - Teve início o II Torneio de Futebol de Praia entre empresas do Concelho na Praia Calheta – Numa organização da Associação Cultural e Desportiva do Arco da Calheta, que conta com o apoio da Câmara Municipal, teve início na praia da Calheta o II Torneio de Futebol de Praia entre empresas do Concelho. Com um total de 16 equipas inscritas, este torneio irá decorrer até 1 de Agosto de 2005, às segundas, quartas e sextas entre as 20h00 e as 22h30.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 06 - Início do “Verão em Cheio 2005 – Férias Desportivas” – Com o intuito de ocupar as crianças e jovens do nosso Concelho em férias de Verão, esta iniciativa, da Câmara Municipal da Calheta, tem como principal objectivo integrá-los em momentos de formação, de sociabilização e prática desportiva sob a orientação de pessoas qualificadas para o efeito. O projeto teve o seu início em meados de Agosto de 2004, e foi reeditado neste Verão de 2005. 

 

Dia 17 - Debulha do Trigo ao Vivo nos Prazeres – Numa organização da Quinta Pedagógica dos Prazeres, teve lugar no Adro da Igreja dos Prazeres a II Mostra da Debulha do Trigo ao Vivo, com o objetivo de manter a tradição e fomentar o cultivo deste cereal por toda a Região. Foram várias as pessoas que se deslocaram ao local para assistir à debulha do trigo e à transformação da própria farinha. Resta acrescentar que a Autarquia também colabora com esta iniciativa, facultando fertilizantes aos agricultores participantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 20 - Presidente do Governo Regional inaugura Caminho Municipal e uma nova unidade de turismo rural no Lombo das Faias, Freguesia do Arco da Calheta – Alberto João Jardim inaugurou o Caminho Municipal das Faias uma obra da Câmara Municipal da Calheta. Na ocasião, tanto o Presidente do Governo como o Presidente da Câmara, agradeceram aos munícipes que contribuíram com a cedência de terrenos, permitindo assim a abertura de mais uma estrada. Após esta inauguração, o Presidente do Governo presidiu também a idêntico ato na Casa das Faias. Trata-se de uma nova unidade de turismo rural, promovida por privados.

 

Dia 26 - O Presidente do Governo Regional inaugurou o Centro Cívico do Estreito da Calheta – Localizada no centro da freguesia do Estreito da Calheta, esta infraestrutura de serviço à comunidade tem como objetivo proporcionar à população um local aprazível, onde se possa promover o lazer e a ocupação dos tempos livres. O edifício de dois pisos terá, para além de sedes de associações e sala multimédia, uma sala polivalente, um bar, jardim, estacionamentos e equipamentos de diversão. Trata-se de um investimento da Sociedade Ponta Oeste, que ascendeu a 1,1 milhões de euros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 28 - Presidente do Governo Regional inaugurou Caminho Municipal da Fajã – O Presidente do Governo regional da Madeira inaugurou o Caminho Municipal de ligação entre a Estrada Regional e o Sítio da Fajã, na freguesia do Arco da Calheta. Este caminho vem beneficiar as moradias familiares e potenciar novas construções, bem como servir uma zona agrícola. Os trabalhos agora concluídos, consistiram no alargamento e pavimentação do caminho já existente, na construção dos muros de suporte e do sistema de água de rega. Tratou-se de um investimento público da Câmara Municipal da Calheta, através de um contrato-programa com o Governo Regional e que ascendeu a 700 mil euros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dias 29, 30 e 31 - Paul do Mar acolheu a Festa da Lapa durante 3 dias – Numa organização da Banda Municipal Paulense, decorreu durante o fim-de-semana, mais uma edição da já tradicional Festa da Lapa, na freguesia do Paul do Mar. Esta iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal, e tem como objetivo promover a gastronomia local, bem como a dinamização do espaço junto ao cais daquela localidade.

 

Dia 31 - Mercado dos Agricultores nos Prazeres pode ser visitado aos Domingos – A abertura oficial dos Mercado dos Agricultores dos Prazeres foi presidida pelo Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais, e acompanhada por diversas entidades locais, como sejam o Presidente da Câmara Municipal e executivo camarário, Presidentes de Juntas de Freguesia, e outros. Localizado nas instalações do Centro de Abastecimento Horto Frutícola dos Prazeres, o Mercado dos Agricultores, vai funcionar todos os Domingos, entre as 10 e as 17 horas. Este espaço constitui, sem dúvida, uma oportunidade para que todos os interessados possam adquirir diretamente aos agricultores as suas produções, com elevado grau de frescura, qualidade e segurança alimentar controladas e a preços atrativos. Cerca de 12 produtores compareceram no primeiro dia do Mercado e disponibilizaram a todos os visitantes, para além dos horto-frutícolas frescos, plantas, ervas aromáticas, compotas, mel de abelha, entre outros produtos.

 

Dia 31 - Campo dos Prazeres recebeu “Jogo das Estrelas” de Baseball – Numa organização da Associação Cultural Recreativa de Basebol e Softbol da Madeira, decorreu no Campo Municipal dos Prazeres, o “Jogo das Estrelas”, integrado no Campeonato Madeira Baseball 2005. Esta Associação, congrega vários luso-venezuelanos, e tem como um dos objetivos organizar torneios e competições, bem como promover e orientar a prática do Basebol e softbol na RAM, “mantendo e incentivando relações com as restantes congéneres do país e/ou estrangeiro, nomeadamente junto a países de acolhimento das comunidades madeirenses”. Neste jogo, onde participaram várias equipas em representação da Calheta, Campanário, Funchal e Câmara de Lobos, foi possível assistir a momentos de convívio entre os vários participantes, bem como ao lançamento de honra por parte do Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baeta de Castro.

 

 

Mês de Agosto

 

Dia 01 - Presidente do Governo Regional inaugurou Caminho Municipal do Salão – O Presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou o Caminho Municipal do Salão, na freguesia da Calheta. Os trabalhos agora concluídos, consistiram no alargamento e pavimentação, na construção dos muros de suporte, drenos, lancis e valetas. Este caminho vem permitir o acesso de viaturas aos agregados populacionais ali existentes e às explorações agrícolas, bem como o acesso ao Rabaçal, zona muito procurada por diversos visitantes. Tratou-se de um investimento da Câmara Municipal da Calheta, que ascendeu a 640 mil euros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 01 - “Verão em Cheio” 2005 – Férias Desportivas para as crianças e jovens do Concelho – Com o intuito de ocupar as crianças e jovens do nosso Concelho em férias de Verão, surgiu a iniciativa “Verão em Cheio – Férias desportivas”. Promovida pela Câmara Municipal da Calheta, esta iniciativa tem como principal objetivo integrar todos os participantes em momentos de formação, de sociabilização e prática desportiva. Este projeto teve o seu início em meados de Agosto de 2004, e foi reeditado neste Verão de 2005. No mês de Julho, primeiro mês de actividade, participaram cerca de 140 crianças e jovens de todo o Concelho, divididas em dois turnos, manhã e de tarde. São várias as atividades desenvolvidas, como sejam: praia, desportos aquáticos, natação, acampamento, visitas de estudo, desportos radicais, BTT, formações e muitas outras atividades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Dia 09 - Presidente do Governo Regional inaugura sistema de adução de água no Paul do Mar – A nova estrutura da responsabilidade da IGA, consiste na construção de um reservatório de armazenamento de água potável, com capacidade de 500 metros cúbicos, e no lançamento de condutas adutoras numa expansão de cerca de 4 km. Este sistema hidráulico vem, assim, reforçar o abastecimento de água potável no Paul do Mar, com água oriunda da estação de tratamento da Fajã da Ovelha. Trata-se de um investimento do Governo Regional que ascendeu os 800 mil euros. Esta obra vem colmatar uma das principais lacunas no Concelho da Calheta e insere-se num plano mais amplo, que se estende a todo o Concelho.

 

Dia 12 - Exposição do Concurso de Artes Plásticas “Ser Criança é…”

O Clube VIVARTE da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Prof. Francisco Barreto – Fajã da Ovelha promoveu um Concurso de Artes Plásticas destinado a todas as Escolas do Concelho da Calheta. O número de participantes rondou os 200 alunos, provenientes das seguintes escolas: EB1/PE Ladeira e Lamaceiros, EB1/PE da Fajã da Ovelha, EB1/PE da Ponta do Pargo, Centro Educativo da Apresentação de Maria dos Prazeres, EB1/PE do Paul do Mar, EB1/PE do Estreito da Calheta, EB1/PE do Lombo do Atouguia e a EB 2e3 Ciclos Prof. Francisco Barreto – Fajã da Ovelha. Os trabalhos selecionados estão expostos no Centro das Artes – Casa das Mudas, uma exposição que decorre no período compreendido entre 13 de Agosto e 18 de Setembro. Esta iniciativa contou com o apoio da Autarquia, a qual premiou os três vencedores com uma viagem de ida e volta (com estadia incluída) à Ilha do Porto Santo, juntamente com os encarregados de educação.

 

Dia 12 – Autarquia promove Passeios/Convívio a Fátima para os maiores de 60 anos de idade - A Câmara Municipal da Calheta promove Passeios/Convívio a Fátima, nos meses de Agosto e Setembro de 2005. O primeiro passeio/convívio decorreu entre os dias 8 e 11 de Agosto, e o segundo e terceiro, decorrerão entre os dias 2 e 5; 6 e 9 de Setembro, respetivamente. Cada um deles conta com cerca de 50 participantes. Nestes Passeios/Convívio, com a duração de 4 dias (3 noites), são proporcionadas visitas a Lisboa, Fátima, Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz, Leiria, Nazaré e Óbidos (conforme programa da viagem em anexo). Esta iniciativa, tem como objetivo principal proporcionar aos Calhetenses de 60 ou mais anos de idade, momentos de convívio e o contacto com outras realidades. A Autarquia trata de toda a organização, da elaboração do respetivo programa e disponibiliza os recursos humanos que acompanham os participantes. Também contribui com a diferença para o pagamento das despesas inerentes ao passeio/convívio, como sejam: o transporte Calheta/Aeroporto/Calheta; transporte aéreo Funchal/Lisboa/Funchal, transporte em autocarro de turismo e estadia em regime de pensão completa. Para que tal seja possível, os interessados em participar inscrevem-se nas Juntas de Freguesia e espaços multimédia do Concelho e contribuem com a quantia de 350 euros. Programa da Viagem de 4 dias – de 8 a 11 de Agosto de 2005.

 

1º Dia

Em hora a combinar, transporte da Calheta ao aeroporto do Funchal. Partida com destino a Lisboa.

Chegada ao aeroporto da Portela. Início desta agradável viagem pela cidade de Lisboa. Faremos uma visita panorâmica aos mais importantes locais, conheceremos a Lisboa das Descobertas na área de Belém, incluindo uma visita à Igreja do Mosteiro dos Jerónimos. Almoço em restaurante local. De tarde, conheceremos a Lisboa Pombalina, incluindo o Rossio e a Baixa da cidade. Continuação da visita, junto ao Rio Tejo, até ao Parque das Nações. Tempo livre junto ao Centro Comercial Vasco da Gama. Em hora a indicar, saída para o hotel. Jantar e alojamento.

2º Dia

Peq. Almoço e saída para Fátima. Chegada pela manhã e visita aos Valinhos, onde poderá conhecer as Casas dos Pastorinhos e o quintal da Casa de Lúcia, onde apareceu o Anjo. Depois, regresso à Cova da Iria, local onde se encontra o grandioso Santuário e a Capelinha das Aparições. Visita dos Túmulos dos Beatos Jacinta e Francisco. Almoço no Hotel. Tarde livre para compras, pagamento de promessas ou atividades a gosto pessoal. Jantar e alojamento.

3º Dia

Peq. Almoço e saída em direção a Coimbra. Visita panorâmica da cidade das capas negras, tendo oportunidade de apreciar o Penedo da saudade, a Sé Velha, a Igreja do Convento das Carmelitas (onde viveu a Irmã Lúcia), etc. Almoço em restaurante local. Depois, seguiremos até Aveiro, através da autoestrada do Norte. Oportunidade de conhecer a “Veneza” de Portugal, com os seus canais e a sua ria. De tarde, partiremos junto a Ilhavo e a Mira, em direção à praia da luminosidade – Figueira da Foz. Jantar e alojamento.

4º Dia

Peq. Almoço e saída em direção a Leiria. Breve paragem nesta importante cidade, terra de comércio e indústria. Continuação até à típica praia da Nazaré. Visita do Sitio, podendo desfrutar da sua bela panorâmica e conhecer a Capela da Memória, onde Vasco da Gama peregrinou antes da sua viagem até à Índia. Almoço na região. De tarde, seguiremos até Óbidos. Paragem na Vila das rainhas, a qual conserva a sua arquitetura medieval e as suas muralhas. Em hora a indicar, partida para o Aeroporto da Portela. Saída em voo direto com destino ao Funchal.

 

Dia 13 - Inauguração do Largo do Jardim do Mar – O Presidente do Governo Regional inaugurou o largo do Jardim do Mar, um investimento orçado em 390 mil euros. As obras incluíram a substituição do pavimento em alcatrão por calçada de granito e a instalação, no centro da praça, de uma fonte cibernética, com 25 jatos de água espumosa. Para além de bancos para descanso e convívio da população, foi construído um parque infantil com pavimento em borracha tipo “tartan” e equipamento adequado. Também foram plantadas árvores, de forma a tornar o local mais aprazível.

 

Dia 24 - Munícipe do Concelho da Calheta completou 103 anos de idade – Nascida a 24 de Agosto de 1902 e residente ao Sítio do Lombo da Rocha, Freguesia dos Prazeres, Isabel Gomes Neto, completou 103 anos de idade. Tem 4 filhos, 13 netos e 13 bisnetos.

 

Dias 24 a 27 - Município da Calheta participou na EXPO JOVEM – Integrada no programa da Festa da Juventude, de 24 a 27 de Agosto, entre as 17h00 e as 23h00, esteve patente ao público em geral a EXPO JOVEM, no cais da Cidade do Funchal. Com o objetivo principal de divulgar/informar os bens e serviços em particular na área relacionada com Juventude, este evento apresentou-se com diversos stands de várias instituições, onde marcou presença o Município da Calheta.

 

Dias 27 a 28 - Praia da Calheta recebeu a Campanha “Tá-se Bem ao Sol” – A Cruz Vermelha Portuguesa leva a efeito por todo o País, uma campanha de sensibilização denominada “Tá-se bem ao Sol”. O objetivo é o de incutir nas crianças os cuidados e comportamentos a adotar nas praias. Esta campanha também chegou à Madeira e durante o fim-de-semana, elementos da Cruz Vermelha estiveram na praia da Calheta. Esta campanha centra-se nas crianças, ensinando-as a identificar e evitar situações potencialmente perigosas, como exposição excessiva ao sol, tomar banho com bandeira vermelha, ou sem fazer a digestão, não usar protetor solar…

 

Dias 27 a 28 - I Torneio de Voleibol da Calheta “ O Melhor da Praia 2005” – Decorreu durante o fim-de-semana de 27 e 28 de Agosto o I Torneio de Voleibol de Praia da Calheta, denominado “O Melhor da Praia 2005”. Tratou-se de uma iniciativa da Câmara Municipal da Calheta, que contou com o apoio da Associação de Voleibol da Madeira. Aqui ficam os agradecimentos a todos aqueles que com o seu esforço e dedicação contribuíram para o sucesso desta iniciativa.

 

 

Mês de Setembro

 

Dia 17 - Presidente do Governo Regional inaugurou obras de beneficiação da Praia das Galinhas, no Paul do Mar – Alberto João Jardim inaugurou, no dia 17 de Setembro, as obras de beneficiação da Praia das Galinhas, na freguesia do Paul do Mar. Esta obra veio melhorar os acessos ao mar por parte da população local, e incluiu a construção de um pontão de apoio balnear com cerca de 35 metros, um solário com 30 metros de extensão, dotado de chuveiros de água doce, e ainda a beneficiação da rampa de varagem existente.

 

 

 

 

 

Dia 23 - I Mostra Náutica da Calheta – Decorreu entre os dias 23 de Setembro e 2 de Outubro no Porto de Recreio da Calheta, a I Mostra Náutica da Calheta, considerada a maior do género, movimentando cerca de 40 embarcações de diferentes marcas do ramo. A organização deste evento recaiu na empresa ControlMédia, que contou com os apoios da Sociedade Ponta do Oeste e da Associação de Comércio e Serviços.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 26 - Inauguração do caminho municipal da Ribeira da Vaca – O caminho municipal que liga os sítios da Ribeira da Vaca e o Lombo do Queimado foi inaugurado pelo Presidente do Governo Regional. Com uma extensão de 800 metros, este novo caminho vem servir algumas residências e terrenos agrícolas, e resultou de um investimento da Câmara Municipal da Calheta na ordem dos 500 mil euros.

 

Dia 27 - Ciclos de Cinema no Centro das Artes – todas as terças e quintas às 19horas com entrada livre – O 1º ciclo, com filmes do realizador Stanley Kubrick, começou no dia 27 de Setembro, com a presença do programador Lauro António, e com a projeção do filme Spartacus.

 

 

Mês de Outubro

 

Dia 01 – Exposição de fotografia de Augusto Alves da Silva na Casa das Mudas - Esta exposição, inaugurada no dia 1 de Outubro, estará aberta ao público até 31 de Dezembro de 2005. Trata-se de 27 fotografias e 1 vídeo realizados no âmbito da colaboração com a Companhia Nacional de Bailado em 2000/2002, é “uma espécie de viagem ao mundo da dança”.

 

Dia 02 - Inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo dos Prazeres – O Presidente do Governo Regional, inaugurou o Pavilhão Gimnodesportivo do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres. Aproveitando a ocasião, Alberto João Jardim, homenageou publicamente Duarte Anjo, o presidente daquela coletividade, “pelo empenho que pôs e na dinâmica que tem vindo a implementar àquele organismo”. Localizada junto ao Campo Municipal dos Prazeres, esta estrutura, possui um piso excelente, uma ampla área de jogo, bancadas extensíveis, e representa um investimento do Governo Regional, através do IDRAM, que ascendeu a 1,7 milhões de euros. Quanto ao terreno onde está implementado o pavilhão, o mesmo foi cedido pela Câmara Municipal.

 

 

 

 

 

 

Dia 04 - Lançamento da 6ª edição do Boletim Informativo da Câmara Municipal – Já está disponível a 6ª edição do Boletim Informativo da Câmara Municipal da Calheta. Com publicação semestral e gratuita, é possível aceder ao mesmo nos espaços habituais, como sejam os vários espaços multimédia do Concelho, Câmara Municipal da Calheta, Juntas de Freguesia e nos vários serviços públicos. Nesta edição, é feito um destaque à Praia artificial de areia amarela e às várias atividades que aí decorreram.

 

Dia 06 - Inauguração da Nova Escola nos Prazeres – O Presidente do Governo Regional, inaugurou a nova Escola dos Prazeres, integrada no Externato São Francisco de Sales.

O Edifício é constituído por um berçário para 12 bebés, uma sala de transição (2 anos) para 15 crianças, 1 sala de educação pré-escolar para 25 crianças e 4 salas para 4 turmas de 1º ciclo a tempo inteiro. Dispõe ainda de um espaço polivalente coberto.

A empreitada insere-se no âmbito do apoio à modernização total do Externato, através de um contrato-programa firmado com o Executivo Madeirense, orçado em cerca de 1,9 milhões de euros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 15 - Arte Povera na Coleção Berardo pode ser vista no Centro das Artes da Calheta até o final do ano – No passado dia 15 de Outubro teve lugar a inauguração da exposição Arte Povera na Coleção Berardo. Esta mostra está patente ao público até 31 de Dezembro no Centro das Artes Casa das Mudas da Calheta, e pode ser visitada de 3ª a Domingo entre as 10 e as 19 horas.

 

Dia 25 - Cerimónia Protocolar da Tomada de Posse dos Membros Eleitos da Câmara Municipal da Calheta – No passado dia 25 de Outubro, ocorreu a Tomada de Posse do Executivo Camarário no auditório do Centro das Artes. Após a indigitação do reeleito Presidente da Câmara, Manuel Baeta de Castro, teve lugar a primeira Assembleia Municipal, na qual o presidente da mesma deu posse aos deputados municipais, sendo também constituída a mesa.

 

Dia 29 - A Exposição de Fotografia “O Fim do Mundo” pode ser vista no Centro das Artes até 26 de Fevereiro de 2006 – Considerado um dos mais prestigiados e célebres fotógrafos de paisagens do Mundo, Thomas Joshua Cooper, norte-americano, está a expor, desde 29 de Outubro, no Centro de Artes — Casa das Mudas da Calheta, um conjunto de 25 fotografias que retratam pontos do continente europeu, não faltando imagens de Portugal e da Madeira, nomeadamente uma que foi tirada a um ilhéu do Porto Moniz.

 

 

Mês de Novembro

 

“Isto não é um Recital de Poesia” subiu ao palco do Centro das Artes da Calheta

Leituras cruzadas de poemas, letras de canções, notas e textos dispersos na Língua Portuguesa por Rogério Samora, Sílvia Pfeifer e Kalaf.

Desenho em tempo real por António Jorge Gonçalves.

DJ: Marcos Bartilotti.

Coordenador e Mestre de Cerimónias: Nuno Artur Silva.

«Um recital de poesia nunca é um recital de poesia. A poesia não tem hora e lugar marcado. E não é pública nem mundana, mas secreta e incerta. Fala para toda a terra dizendo um segredo a um só ouvido. *

Tal como o humor, que não está na anedota que se conta para fazer rir, mas antes, se calhar, no falhanço da anedota, a poesia pode estar no falhanço do recital.

A poesia não está no poema anunciado: agora silêncio que vamos ler poesia. A poesia está no que não se lê, no verso esquecido, no verso mal lido, no não ouvido, no que se vê: no olhar da miúda da segunda fila, no chapéu, exageradamente grande, do homem – exageradamente pequeno?, que acabou de entrar, no encontro que não se deu entre aquela rapariga e aquele rapaz, na esquina onde eles não se encontraram.

Não a procuro, a poesia, no recital em si, mas no que no recital é ruído e acaso.

Resta-nos, ao ler, fazer arder o ardil do poema e esperar que o brilho dos versos liberte, como uma flor no lixo, uma música qualquer…»

 

* Perífrase de um poema de Luiza Neto Jorge

 

 

Dia 02 - Agrupamento de Escuteiros São Francisco Xavier comemorou o seu 2º aniversário

No passado dia 1 de Novembro, o Agrupamento de Escuteiros da Calheta comemorou o 2º aniversário da abertura do Agrupamento e a abertura – promessas da III Secção.

“A abertura da III Secção (Pioneiros) sempre foi uma aspiração vetada pela insuficiência de dirigentes, que assegurassem o acompanhamento e o crescimento dos jovens.

É uma grande honra e orgulho que no dia 1 de Novembro, festejamos o nosso II aniversário, e três jovens (Cláudia Sardinha, João Apolinário e Paulo Maciel) que nos têm acompanhado ao longo deste tempo, fizeram a sua promessa, numa continuidade de assumir um compromisso para consigo próprios, a Igreja e a Pátria.

Apelámos desde já a toda a comunidade que nos acompanhe, contribuindo para o crescimento e educação das crianças e dos jovens a nós confiados.” (A responsável, Zélia Gonçalves)

 

Dia 07 – “A PARTILHA” subiu ao palco do Centro das Artes

Teresa Guilherme, Patrícia Tavares, Rita Salema e Cristina Cavalinho são irmãs em “A Partilha”, peça de teatro que esteve em cena no Centro das Artes da Calheta — Casa das Mudas, nos dias 4, 5 e 6 de Novembro.

Teresa Guilherme, Patrícia Tavares, Rita Salema e Cristina Cavalinho são irmãs em “A Partilha”, peça de teatro que esteve em cena no Centro das Artes da Calheta — Casa das Mudas, nos dias 4, 5 e 6 de Novembro. Entre o humor e o drama esta peça com guião assinado por Miguel Falabella e encenação a cargo de Joaquim Monchique retrata a vida de mulheres comuns, as suas emoções, desejos e dificuldades.

 

Dia 07 – XVIII Encontro de Grupos Corais da RAM

O Pavilhão Gimnodesportivo da Calheta, acolheu, no dia 6 de Novembro, pelas 15 horas, o XVIII Encontro de Grupos Corais da RAM, uma organização a cargo do Grupo Coral do Arco da Calheta.

O evento, que contou com a participação de 15 coros, oriundos de várias freguesias da Região, teve início às 15 horas, sendo que cada grupo dispôs de 5 minutos para cantar e encantar, mostrando, desta forma, o seu valor e as suas capacidades vocais e musicais.

Embora a atuação dos grupos tenha tido o seu início às 15h00, a jornada musical começou logo pela manhã, com alguns coros a solenizarem as missas que se realizaram nas várias igrejas das diversas freguesias da Calheta.

 

Dia 21 – Musical “A Fábrica de Nada” esteve no Centro das Artes de 17 a 20 de Novembro

O Centro das Artes promoveu um musical. Tratou-se de uma co-produção do CENTRO DAS ARTES com a CULTURGEST, os ARTISTAS UNIDOS, o TEATRO VIRIATO, a DeVIR/CAPa e o CENTRO CULTURAL DE BELÉM.

Este musical foi apresentado nos dias 17, 18, 19 e 20 de Novembro. Os dias 17 e 18, foram especialmente dedicados às escolas e grupos organizados. No sábado o espetáculo foi às 21h30 e no Domingo às 17h00, para o público em geral.

Este espetáculo dirige-se a um público adolescente, a dita “geração MTV e Morangos com Açúcar” segundo Jorge Silva Melo, encenador da peça. Está classificado como um espetáculo para M/12 anos e está a ter um grande sucesso na CULTURGEST.

 

 

Mês de Dezembro

 

Dia 09 – Autarquia assinala Quadra Natalícia

A Câmara Municipal da Calheta preparou a decoração alusiva à época natalícia, em alguns pontos do concelho.

Na Praceta 24 de Junho, como tem sido tradição ao longo dos anos, está patente ao público, desde o dia 8 de Dezembro, um presépio com figuras em tamanho real.

A iluminação tradicional foi espalhada pelas oito freguesias do concelho, particularmente, junto às igrejas, capelas e presépios exteriores elaborados pela população.

 

 

Dia 12 – Jet Ski com prova de resistência na praia da Calheta

No dia 11 de Dezembro, pelas 10h00, a Associação de Jet Ski e Motonáutica da Madeira (AJET), programou uma prova de resistência, que decorreu em simultâneo com o “Meeting Anual da Yamaha”, na praia da Calheta. Esta prova contou com a presença de alguns especialistas nacionais do Jet Ski, que revelaram alguns “truques e dicas” aos mais novatos nestas andanças.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 15 – Autarquia promove Convívio de Natal para cerca de um milhar de crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

A Câmara Municipal da Calheta, promoveu a VII Edição do Convívio de Natal para todas as crianças do Concelho integradas nos Jardins de infância, Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, acompanhadas pelo pessoal docente e não docente, no dia 15 de Dezembro, pelas 10h00, no Pavilhão do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres.

Do programa de animação, levado a cabo entre as 10h00 e as 13h00, fez parte um Auto de Natal representado pelos alunos da EB1/PE do Estreito da Calheta, dinamizado pela professora de expressão musical e dramática, Jenny Pita; Três canções executadas por todos os alunos do 4º ano, cerca de 150 crianças, dinamizadas pelos professores de expressão musical e dramática, Carla Jardim, Gonçalo Castro, Jenny Pita e Rosa Couto: Um Folclore Boliviano, intitulado “Señora Chichera” (instrumental, em que foram utilizados as flautas, instrumentos de percussão e o reco-reco); A canção “Bolinhas de Encantar” , vencedora do XXIV Festival da Canção Infantil da Madeira 2005 e a canção “A Boa Notícia”.

Foi ainda possível assistir à atuação do TEATRAL, com uma Performance de Malabarismo e à atuação do Grupo de Danças Modernas da Casa do Povo da Fajã da Ovelha.

A Autarquia disponibilizou o transporte necessário à deslocação das crianças até o local da realização do evento e o seu regresso às escolas (em autocarros fretados pela Autarquia) e um lanche.

Para além de tudo isto, e porque um dos objetivos deste convívio Natalício é proporcionar alegria a todas as crianças, a Câmara Municipal da Calheta ofereceu a todas as crianças um brinquedo de acordo com a sua idade e sexo, como sejam as motas, as bonecas, a bola de futebol, os jogos eletrónicos, entre outros.

A todos aqueles que colaboraram na realização de mais este evento, aqui ficam os nossos agradecimentos e votos de Boas Festas.

 

Dia 16 – Os Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município da Calheta promoveram convívio de Natal para os funcionários camarários e seus familiares

No dia 16 de Dezembro, pelas 15 horas, teve lugar o Convívio de Natal para os funcionários camarários e seus familiares, também no Pavilhão do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 17 – Autarquia promove Almoço de Natal para cerca de 1200 maiores de 60 anos de idade

A Câmara Municipal da Calheta, promoveu a VII Edição do Convívio de Natal para os maiores de 60 anos de idade do Concelho da Calheta.

Este ano, tratou-se de um Almoço de Natal, que teve como principal objetivo proporcionar momentos de convívio e animação, e realizou-se no dia 17 de Dezembro de 2005 pelas 13h00, no Pavilhão do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres.

A Autarquia disponibilizou o transporte necessário à deslocação dos participantes até o local da realização do evento e o seu regresso a casa (em autocarros fretados pela Autarquia), os recursos humanos para os acompanhar, um almoço e animação própria da época natalícia, com o músico Carlos Santos. Foi ainda distribuído a todos os participantes um postal de Natal com uma fotografia de grupo e a seguinte mensagem de Natal do Presidente da edilidade “Imbuído do espírito Natalício, próprio da época que vivemos e a que todos nos caracteriza, desejo sinceramente a todos os calhetenses, o melhor Natal de sempre e um Feliz Ano de 2006.”

A todos aqueles que colaboraram na realização de mais este evento, aqui ficam os nossos agradecimentos e votos de Boas Festas.

 

Dia 18 – “Soprou Vento Leste” no Centro Cívico do Estreito da Calheta

 

Foi com o objetivo de dar a conhecer o Centro Social do Estreito da Calheta, que a Câmara Municipal da Calheta convidou o Teatro Experimental do Funchal com o espetáculo itinerante “Soprou Vento Leste”.

No passado Domingo, dia 18 de Dezembro, pelas 16h00, foram várias as pessoas que se juntaram neste novo espaço de convívio para a população, para assistir a este espetáculo que se centra “na complexa e antiga dialética entre homens e mulheres de uma ilha que tanto pode ser a Madeira como qualquer outra.”

Esta peça é da autoria de Lília Bernardes e encenação de Eduardo Luíz. Os atores que deram corpo ao texto, foram Márcia Dores, Emanuel de Abreu, Cristina Loja, Ana de França, Ana Graça e Norberto Ferreira, “um filho da terra”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhe Esta Página