Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Notícias Ano de 2007

 Mês de Janeiro

 

 

Dia 02 - O Presidente do Executivo Madeirense inaugurou o Caminho Municipal da Vargem

 

Alberto João Jardim inaugurou no dia 2 de Janeiro de 2007 o caminho municipal da Vargem, situado na freguesia e concelho da Calheta.

Com uma extensão de mil metros, este caminho faz a ligação entre a Estrada Regional 211 e o sítio da Vargem, passando pela piscina e Pavilhão Gimnodesportivo da Calheta, permitindo a circulação automóvel a diversos aglomerados habitacionais e terrenos agrícolas.

Trata-se de uma obra com um contrato-programa entre o Governo Regional e a Câmara Municipal da Calheta, que consistiu em terraplenagens, construção de muros de suporte e serventias, drenos, lancis e levadas de rega, colocação de redes de água potável, esgotos e eletricidade.

 

Dia 04 – A ETAR da Calheta foi inaugurada pelo Presidente do Governo Regional

 

A Estação de Tratamento de Águas Residuais da Calheta (ETAR), situada no sítio da Serra de Água, freguesia da Calheta, foi inaugurada, no dia 4 de Fevereiro de 2007, pelo Presidente do Executivo madeirense.

Este equipamento irá beneficiar a população das freguesias da Calheta, Arco da Calheta e Estreito da Calheta, num investimento da responsabilidade do Governo Regional, que contou com apoios comunitários.

 

Dia 09 – O Hotel Jardim do Atlântico recebeu mais um Galardão na área do meio ambiente

 

No dia 9 de Janeiro de 2007, o Hotel Jardim do Atlântico (HJA)recebeu o Prémio do Ambiente “Umweltchampion in GOLD 2006”, atribuído pelo maior Operador Turístico “World of Tui”, posicionando o hotel em 6.º lugar, entre os 100 melhores com melhor desempenho ambiental.

Como já é do conhecimento geral, o Hotel Jardim do Atlântico é pioneiro nas boas práticas ambientais.

 

Em 2002: certificação NP EN ISO 14001, certificação mais alta a nível mundial, tendo sido o 1º na Madeira e o 2º a nível nacional;

 

Em 2003: a certificação ECOHOTEL como 1ª unidade hoteleira a nível nacional;

 

Em 2004: “ ROTULO ECOLÓGICO COMUNITÁRIO, certificação mais alta da União Europeia”, sendo o 1º Hotel na Península Ibérica.

 

Durante o último ano este Hotel foi convidado a estar presente em conferências internacionais, como na maior feira de Turismo na Alemanha a ITB, em Paris e no Estoril. Nestas conferências, o HJA serviu de modelo para a certificação do rótulo ecológico europeu, pois esta unidade hoteleira está na vanguarda do turismo sustentável a nível mundial.

Foram ainda convidados pelo Instituto de Ambiente de Portugal para fazer a certificação EMAS, que é idêntica ao ISO 14001, mas com requisitos diferentes.

Foram várias as entidades e personalidades convidadas que se juntaram à cerimónia, entre as quais o Secretário Regional do Turismo e Cultura, João Carlos Abreu, o Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, os Vereadores da Câmara Municipal da Calheta, Aleixo Abreu e Júlio Urbino e a Diretora da Tui na Madeira, Kerstin Wichelhaus.

 

Dia 13 - Um Olhar sobre os Presépios de rua e Lapinhas madeirenses das Freguesias do Arco da Calheta, Jardim do Mar, Fajã da Ovelha e Ponta do Pargo.

 

Mantendo viva e preservando a tradição, foram vários os presépios de rua e lapinhas madeirense elaborados e preparados pela população do concelho.

 Do Arco à Ponta do Pargo, estas iniciativas têm como objetivo principal manter vivo o que de mais característico e original existe na quadra natalícia.

Um pouco por todo o concelho, são várias as associações/instituições que, de há uns anos a esta parte, promovem concursos/exposições com vista a premiar/destacar alguns dos presépios, pela sua originalidade e criatividade.

É de salientar que, dos elementos que compõem as várias comitivas que visitam os diferentes presépios, faz sempre parte um representante da Câmara Municipal da Calheta, que juntamente com a população “vivem” momentos de muita alegria e confraternização.

 Visita aos presépios do Jardim do Mar

 Visita aos presépios da Fajã da Ovelha

 Visita aos presépios da Ponta do Pargo

 Visita aos presépios do Arco da Calheta

 

 Dia 14 – Várias instituições da Ponta do Pargo e Fajã da Ovelha promovem Passeio ao Santo Amaro

 

No dia 14 de Janeiro de 2007, numa organização conjunta da ADC Ponta do Pargo, Juntas de Freguesia e Casas do Povo da Ponta do Pargo e Fajã da Ovelha, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Calheta, realizou-se, mais uma vez, um Passeio ao Santo Amaro.

Com o intuito de recordar os “velhos tempos” em que a população descia a vereda dos Zimbreiros, da freguesia da Fajã da Ovelha à freguesia do Paul do Mar.

Foram vários os populares que se juntaram à iniciativa, fazendo-se acompanhar de alguns instrumentos musicais, que culminou com uma missa no Paul do Mar.

 

Dia 14- O Grupo Coral do Arco da Calheta assinalou o seu 20º aniversário

 

O Grupo Coral do Arco da Calheta comemorou 20 anos de existência no dia 14 de Janeiro de 2007. Nesta data, a coletividade, que atualmente conta com cerca de 30 elementos, assinalou a efeméride e homenageou o maestro Vítor Costa.

Autor e compositor de muitas músicas que o grupo coral tem vindo a interpretar ao longo dos últimos anos, o maestro viu assim reconhecido o seu trabalho.

 

Dia 21 – Bênção dos Animais

 

Foram várias as pessoas que se deslocaram aos Prazeres para mais uma bênção dos animais, no dia 21 de Janeiro de 2007, por ocasião dos festejos do Santo Antão, patrono dos animais e das colheitas.

Durante a celebração, os muitos crentes pediram a intercessão deste padroeiro, para que o ano agrícola seja próspero, revivendo assim uma tradição já antiga.

No adro da igreja juntou-se assim uma multidão, que se fez acompanhar dos seus animais domésticos para que sejam protegidos pela providência divina.

De seguida realizou-se uma procissão, que levou Santo Antão a percorrer a Quinta Pedagógica e a lançar a sua bênção sobre as diversas espécies que ali habitam. Por fim, foi possível assistir à actuação do Grupo de Folclore da Ponta do Pargo.

 

 

Mês de Fevereiro

 

Dia 02 – Cerca de uma centena de frequentadores dos Centros Sociais do Município assistiram ao espetáculo ‘1 Apaixonado’ do Grupo Dançando com a Diferença no Centro das Artes

 

No dia 2 de Fevereiro de 2007, cerca de uma centena de pessoas de várias idades que frequentam os Centros Sociais do Município da Calheta assistiram à atuação do Grupo Dançando com a Diferença.

Desde o início das suas atividades em 2001, este Grupo tem constituído um importante repertório. Para a primeira criação de 2007 convidaram a coreógrafa Elisabete Monteiro. Conjuntamente com a ESTREIA ABSOLUTA desta criação, ‘Tempus Incertus’, reapresentaram 1 Apaixonado, de Henrique Rodovalho.

Relembra-se que 1 Apaixonado teve a sua estreia no âmbito da cerimónia de abertura dos 14º Jogos Especiais da RAM (a 03 de Junho de 2006), sendo posteriormente apresentada no Teatro Camões, em Lisboa (a 17 de Novembro de 2006) no âmbito do ciclo “Como Tu e Eu”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

Dia 06 – Alguns momentos do jogo PORTUGAL – INGLATERRA no Ginásio do Centro Cívico da Ponta do Pargo

 

No dia 6 de Fevereiro de 2007, a Ponta do Pargo foi palco do jogo entre as seleções femininas de Portugal e Inglaterra, a contar para a 1ª mão do ‘play off’ de acesso à Primeira Divisão Europeia de ténis-de-mesa.

Com um resultado de 0-3, Portugal ficou praticamente sem possibilidades de vencer a eliminatória, pois teria de vencer por 3-0 e com melhores parciais para obter a subida de divisão.

A animação do evento ficou a cargo do Grupo Folclórico dos Prazeres e do Grupo de Cordas da Fajã da Ovelha.

 

Dia 07 -A Zona Oeste já tem uma Estação de Transferência de Resíduos Sólidos situada na Meia Légua, Ribeira Brava

 

A Estação de Transferência de Resíduos Sólidos da Zona Oeste (ETZO) foi inaugurada pelo Presidente do Governo Regional no dia 7 de Fevereiro de 2007. A infraestrutura, localizada na Ribeira Brava, destina-se a receber os resíduos sólidos daquele concelho, da Ponta do Sol, Calheta, Porto Moniz e São Vicente.

A ETZO permitirá assim a receção, compactação e transferência de contentores fechados de grande capacidade dos resíduos provenientes das viaturas camarárias de recolha, que serão depois transportados e tratados na estação da Meia Serra.

Os resíduos de madeira, pneus, as sucatas metálicas e o vidro recolhidos, depois de tratamento nas unidades próprias, serão encaminhados para o continente para reciclagem.

 

Dia 14 – Festa da Amizade no Art Caffé juntou frequentadores dos Centros Sociais da Câmara Municipal da Calheta e do Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia da Calheta, para assinalar o Dia dos Namorados e dos Afetos.

 

No dia 14 de Fevereiro de 2007, e num ambiente de muita alegria e amizade no Art caffé realizou-se a FESTA DA AMIZADE entre os vários frequentadores dos Centros Sociais da Câmara Municipal da Calheta e do Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia da Calheta, assinalando assim o Dia dos Namorados e dos Afectos.

Foi sem dúvida uma tarde bem passada que ficará na memória de todos os participantes e dos organizadores, pelo ambiente de convívio, amizade e alegria vividos.

De uma forma particular e única cada um dos centros sociais apresentou uma pequena surpresa: Canção do Dia dos Namorados, cantigas tradicionais, leitura de poemas e quadras, e ainda o tradicional despique madeirense.

 Aqui fica, da parte da Câmara Municipal da Calheta, um agradecimento muito especial a todos os que tornaram possível este evento: aos responsáveis do Art Caffé, Carlos Lucas; às flores “Seara”, casal Lucas; ao DJ Sérgio Soares; à Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta; e por último, a todos os que decidiram juntar-se a esta FESTA. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Dia 18 -Centenas de pessoas ocorreram ao Loreto para participar no já tradicional desfile de Carnaval da Calheta

 

No dia 18 de Fevereiro de 2007, alegria, cor e animação encheram o Loreto no desfile de Carnaval da Calheta, com a participação de muitos foliões, numa organização da Associação Cultural e Desportiva do Arco da Calheta, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Calheta, Junta de Freguesia do Arco da Calheta, e das empresas Intelsol e Idelma.

Sem escolas de samba, sem a pompa e circunstância de outros desfiles, mas com muita alegria e animação este Carnaval atrai muitos populares. O segredo talvez esteja na espontaneidade, no voluntarismo dos participantes e foliões, e na expetativa do público em ver alguma sátira social. É um autêntico cortejo trapalhão, onde grupos de mascarados animam o desfile e pregam partidas ao público.

 

Mês de Março

 

Dia 07 – O I Encontro de Gerações teve lugar na Escola Básica 1º,2º,3º Ciclo da Fajã da Ovelha

 

No âmbito da dinamização da biblioteca escolar, projeto Baú de Leitura, da Escola dos 1º,2º e 3º ciclos da Fajã da Ovelha, realizou-se o I Encontro de Gerações a 7 de Março de 2007. Foram várias as atividades realizadas, destinadas não só à comunidade educativa como também às entidades convidadas.

Os alunos daquela escola interpretaram uma peça de teatro, recitaram poesia e interpretaram canções tradicionais. Dos grupos convidados, fazemos referência aos frequentadores do Centro Social da Ponta do Pargo da responsabilidade da Câmara Municipal da Calheta, que recitaram alguns versos antigos, e a participação da Casa do Povo da Fajã da Ovelha com o grupo de cordas.

Julgamos importante salientar a importância deste tipo de evento, que sem dúvida, promove o convívio intergeracional e só por isso já é de louvar.

Bem hajam todos aqueles que se empenharam na organização e dinamização deste encontro de gerações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 15 – O Município da Calheta e a Escola Básica e Secundária da Calheta assinaram protocolo de estágio

 

No dia 15 de Março de 2007 foi celebrado um Protocolo de Estágio entre o Município da Calheta, representado pelo Vereador do Ambiente Júlio Urbino, e a Escola Básica e Secundária da Calheta, representada pela Professora Olga Maciel, no âmbito do Curso Tecnológico de Ordenamento do Território e Ambiente.

O Estágio tem como objetivo desenvolver atividades em contexto de trabalho, visando a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais, organizacionais e de gestão de carreira relevantes para a qualificação profissional a adquirir, para a inserção no mundo de trabalho e para a formação ao longo da vida. Neste sentido, será dada formação pelo Município a 3 alunos-formandos durante os meses de Abril, Maio e Junho.

 

Dia 21 – A peça de Teatro musical “EBSC à nossa maneira” subiu ao palco do Centro das Artes

 

A Escola Básica e Secundária da Calheta, no âmbito da sua adesão ao projecto das Modalidades Artísticas da Direcção Regional de Educação – Gabinete Coordenador de Educação Artística, promoveu um teatro musical no auditório do Centro das Artes – Casa das Mudas.

O “EBSC, à nossa maneira…” é um espectáculo concebido por um grupo de professores que conta com a representação dos alunos da turma 1 do 9º ano. Com este projeto pretenderam celebrar artisticamente o 25º aniversário da Escola Básica e Secundária da Calheta, veiculando os valores que constam do seu Projeto Educativo, nomeadamente a Liberdade, a Responsabilidade, a Tolerância, a Solidariedade e a Cooperação.

A convite da escola, no dia 21 de Março de 2007, os frequentadores dos Centros Sociais do Município da Calheta juntaram-se a este evento. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 22 – A Associação de Pais da Escola Básica e Secundária da Calheta promoveu a conferência “Dificuldades para Educar nos nossos dias”

 

No âmbito do plano de atividades para o ano letivo 2006/2007, a Associação de Pais da Escola Básica e Secundária da Calheta promoveu a conferência/debate “Dificuldades para Educar nos nossos dias” proferida pela psicóloga, Teresa Carvalho.

 A sala de sessões da referida escola esteve repleta de todos aqueles que se interessam por estas temáticas, o que motivará concerteza aquela associação para a realização de mais eventos do género.

  

Dia 23 – A Páscoa foi assinalada nos Centros Sociais do Município da Calheta

 

Para assinalar a época da Páscoa que se aproxima, a Câmara Municipal da Calheta, através dos Centros Sociais organizou Convívios Pascais para os seus frequentadores.

Assim, e inserido nas atividades dos Centros Sociais, as Festas da Páscoa realizaram-se no dia 22 de Março nos Centros Sociais do Arco da Calheta e do Estreito da Calheta e no dia 23 de Março no Centro Social da Ponta do Pargo onde participaram também os frequentadores do Centro Social do Pinheiro.

Cada uma das equipas de trabalho dos Centros deu largas à imaginação e preparou à sua maneira os convívios que celebraram esta época festiva, onde os frequentadores foram presenteados não só com as amêndoas, embaladas em “cestinhos” e até mesmo em “coelhinhos”, como também com um lanche “especial”. 

Dos programas apresentados pelos Centros Sociais, onde participaram também algumas escolas com o intuito promover o convívio intergeracional, fez parte a leitura e recolha junto dos frequentadores, da explicação do significado religioso da festa da Páscoa, foi realizada também uma missa solenizada pelas crianças da escola da Ponta do Pargo, foram cantadas várias músicas relacionadas com a Páscoa.

É de salientar também que para além de tudo isto, todas as equipas de trabalho e frequentadores se empenharam na decoração dos espaços com a elaboração de vários cenários e pintura de ovos.

Esta é mais uma iniciativa, que a Câmara Municipal da Calheta organiza de forma a ocupar os tempos livres da população do concelho de forma saudável, fomentando o convívio entre os calhetenses que diariamente frequentam os Centros Sociais nas várias atividades ali existentes como a música, ginástica, alfabetização, visitas de estudo, convívios, informática, a pintura, as cartas e os bordados.

 

Dia 27 – Workshop “Como ajudar a pessoa Sénior” auxilia seniores e prestadores de cuidados na Calheta

 

A Câmara Municipal da Calheta aposta numa política social, onde se incentiva as relações de parceria entre diversas entidades, de forma a contribuir para a promoção do desenvolvimento social da população do concelho.

Deste modo, em colaboração com a “Loja do Avô” e Centro Ortopédico do Funchal, entendeu ser útil e necessário promover os workshop’s “Como ajudar a pessoa Sénior” – Demonstração de ajudas técnicas nos Centros Sociais do Estreito da Calheta e do Arco da Calheta.

No dia 27 de Março de 2007, no Centro Social do Estreito da Calheta, não só a população sénior, seus familiares e cuidadores, como também os prestadores de cuidados de saúde, auxiliares de ação médica e outros cuidadores de pessoas seniores tiveram a oportunidade de conhecer as ajudas técnicas que existem para a vida diária, e vários dispositivos e proteções que auxiliam na mobilidade e repouso.

Os interessados nesta temática, poderão ainda assistir ao workshop no próximo dia 3 de Abril no Centro Social do Arco da Calheta, entre as 16h00 e as 17h00.

 

Dia 28 – O Presidente do Governo Regional em exercício inaugurou um Caminho Municipal na freguesia do Estreito da Calheta

 

Alberto João Jardim inaugurou no dia 28 de Março de 2007 na freguesia do Estreito da Calheta, a beneficiação e pavimentação da estrada entre os sítios da Igreja Abaixo, Capela do Livramento, Capela dos Reis Magos e dos Reis.

Trata-se de uma obra com um contrato-programa entre o Governo Regional e a Câmara Municipal da Calheta, com uma extensão de 1500 metros, que consistiu na execução de terraplenagens, obras de arte e pavimentação, ficando a nova via com uma faixa de rodagem de 5,5 metros de largura e valeta e com um piso em asfalto.

Foram ainda construídos muros de suporte e um pontão ao sítio do Lameiro, bem como, lançadas redes de águas potável e residuais domésticas.

 

 

Mês de Abril

 

Dia 10 – Um grupo da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, da Ilha de S. Miguel, da Região Autónoma dos Açores foi recebido na Câmara Municipal da Calheta

 

A Escola Básica do 1º, 2º e 3º Ciclos/PE Professor Francisco M. S. Barreto, da Fajã da Ovelha, tem um projeto de geminação com a Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, da Ilha de S. Miguel, da Região Autónoma dos Açores.

Este é um projeto que envolve professores e alunos, numa atividade conjunta de intercâmbio, com a finalidade de conhecer as diversas realidades educativas, as instalações, a identidade e o meio, as suas dimensões, os seus problemas e projectos inovadores.

Neste âmbito deslocaram-se à Região Autónoma da Madeira, e particularmente ao Concelho da Calheta, entre os dias 7 e 14 de Abril, tendo sido recebidos na Câmara Municipal da Calheta, como forma de agradecimento ao apoio disponibilizado pela autarquia para a realização deste intercâmbio. Do programa da estadia constaram reuniões e actividades de índole cultural nas Escolas Básica da Fajã da Ovelha e Secundária da Calheta, bem como visitas aos principais locais de interesse da Ilha da Madeira.

 

Dia 10 – O Engenho da Calheta começou a laboração da cana-de-açúcar no dia 9 de Abril

 

O Engenho da Calheta começou a laboração da cana-de-açúcar no dia 9 de Abril, e no dia seguinte, recebeu a visita do Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais. Para este ano, aquele engenho espera que a produção se mantenha igual à do ano passado (entre cinco a seis mil toneladas).

A laboração será feita 24 sobre 24 horas e só terminará assim que o Engenho escoar a cana-de-açúcar dos cerca de 300 produtores que descarregam nas instalações do Engenho da Calheta, a cana-de-açúcar que provém das freguesias do Estreito da Calheta, do Arco da Calheta, da Calheta, dos Canhas, da Lombada e da Ponta do Sol.

Acrescente-se a esta informação, que o Engenho da Calheta tem agora um novo espaço denominado “Adega do Engenho”, inaugurado há sensivelmente um mês, que vem juntar-se à já existente sala de provas, e que funciona junto à estrada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 13 – O Presidente do Governo Regional em exercício inaugurou o Centro Paroquial da Ponta do Pargo

 

O presidente do Governo Regional inaugurou, no dia 13 de Abril, o centro social e paroquial da Ponta do Pargo. Este novo investimento, da responsabilidade da Secretaria Regional do Equipamento Social, foi construído no centro da freguesia, junto ao complexo do Centro Cívico, a 50 metros da Igreja local.

Confronta a norte com a praça e a oeste com o ginásio do Centro Cívico. Está, por isso, no topo sul da praça, e desenvolve-se em dois pisos. No primeiro andar, foram construídas quatro salas de catequese, instalações sanitárias, um alpendre e átrio de entrada. No rés-do-chão, estão localizadas duas salas de grandes dimensões, sendo uma polivalente com capacidade para 50 pessoas e outra para actividades diversas. O acesso ao nível do rés-do-chão pode ser efetuado pelo arruamento privado a partir da Casa Paroquial. Deste modo, foi dada especial atenção à mobilidade dos utentes, permitindo que todos os interessados tenham acesso a todas as construções feitas no complexo.

 

Dia 19 – O Presidente do Governo Regional em exercício visitou, no dia 19 de Abril, uma unidade agrícola na freguesia da Calheta

 

O presidente do Governo Regional em exercício visitou, no dia 19 de Abril, uma unidade agrícola na freguesia da Calheta, que foi apoiada pelo Governo Regional (financeira, logística e tecnicamente) e pela União Europeia.

Durante a visita, no sítio da Estrela, “realçou o facto dos jovens agricultores madeirenses apostarem na agricultura como uma atividade empresarial, onde é preciso trabalhar, ser competente e ter uma lógica de lucros.” Esta exploração agrícola na Calheta, propriedade de Luís Manuel Gonçalves Sardinha, é iniciativa de um jovem agricultor, que baseia a sua estrutura produtiva nas culturas de cana sacarina (com oito mil metros quadrados) e do maracujá (com três mil metros quadrados).

 

Dia 20 – Alunas do 10º ano da Escola Básica e Secundária da Calheta ganham Final Regional do PMate

 

“A equipa feminina do 10º ano da Escola Básica e Secundária da Calheta, constituída pelas alunas Bárbara Nascimento e Andreia Silva da turma 10/1, ganhou na sexta-feira, dia 20 de Abril, a final regional do concurso PMate, que decorreu na Escola Secundária Francisco Franco. Assim, estas alunas são as representantes da RAM na grande final nacional desta competição, que acontecerá entre os dias 2, 3 e 4 de Maio nas instalações da Universidade de Aveiro. A Bárbara e a Andreia realizaram os 20 níveis que compõem a prova em 5 minutos e 50 segundos, sendo que a equipa segunda classificada realizou a mesma prova em cerca de 21 minutos.

O PMate trata-se de um concurso que incide sobre a aquisição de conhecimentos e competências na disciplina de Matemática, procurando promover esta disciplina de forma lúdica e criativa. Genericamente trata-se se uma competição que visa desenvolver o raciocínio, a aptidão e a rapidez de pensamento a partir dos problemas e dos enigmas matemáticos.

O concurso desenrola-se em 3 fases. Num primeiro momento, tivemos a competição na escola, em que cada estabelecimento de ensino aferiu os seus melhores alunos para a passagem à segunda fase, a fase regional. Na fase regional estiveram várias escolas em concurso, sendo que a vitória ao nível do 10º ano sorriu para a equipa feminina da EBSC. A terceira fase, competição nacional, decorrerá na próxima semana, na cidade de Aveiro. As alunas da nossa escola partem no dia 3 de Maio e têm a deslocação e todas as despesas asseguradas pela Direcção Regional de Educação.

Estão ambas muito satisfeitas pelo feito e prometem fazer todos os possíveis para dignificar e honrar o nosso concelho e a nossa região no campeonato nacional. De registar que esta equipa tem treinado e tem-se preparado, quer para a prova regional quer agora para a prova nacional. Para a Bárbara e para a Andreia a Matemática não é um bicho papão, pelo contrário, é uma disciplina interessante e motivadora. Para além do 1º lugar, a nossa escola teve também uma 3ª posição regional ao nível do 11º ano e um 5º lugar ao nível do 9º ano. Curiosamente, ou não, as melhores prestações da nossa escola são obtidas por equipas femininas.” – Informação disponibilizada pela Escola

 

Dia 22 – O Documentário sobre as festas do Santíssimo Sacramento na Calheta foi apresentado no Centro Cívico do Estreito da Calheta

 

No Domingo, dia 22 de Abril, foi apresentado no Centro Cívico do Estreito da Calheta, um documentário sobre as “festas do Santíssimo Sacramento” na Madeira realizado em 2005 pelo realizador de cinema Joseph Sousa, descendente de madeirenses radicados na América, intitulado “Festa”.

“Nos primeiros anos do século XX alguns milhares de madeirenses emigraram para os Estados Unidos, em busca de melhores condições de vida. Levaram na bagagem as suas tradições insulares e a sua fé católica. Na cidade de New Bedford, em 1915, teve início a celebração da Festa do Santíssimo Sacramento nos mesmos moldes em que ela era feita na Madeira.

Ao longo de décadas, o gosto de ser parte integrante desta festa passou de pais para filhos e é a principal razão pela qual ela ainda hoje se mantém, sendo a principal festa desta cidade de emigrantes”, explica Duarte Mendonça, historiador, que acompanhou as filmagens realizadas há dois anos no Estreito da Calheta e nos Prazeres, locais de onde eram naturais os fundadores desta festa nos EUA.

 

Dia 25 – A Via expresso entre os Prazeres e a Fajã da Ovelha foi inaugurada a 25 de Abril

 

O presidente do Governo Regional em exercício, inaugurou no dia 25 de Abril, a via expresso entre as freguesias dos Prazeres e da Fajã da Ovelha, uma obra da Secretaria Regional do Equipamento Social e Transportes.

O novo troço mede 2.050 metros e tem uma faixa de rodagem com dois sentidos, com uma largura de sete metros e bermas laterais de um metro de largura. O projeto inclui cinco pontes: Ponte Velha (81 metros), Ponte do Paul (87 metros), Ponte do Coelho (170 metros), Ponte da Cova (181 metros) e Ponte da Maloeira (187 metros). As alturas dos respectivos tabuleiros atingem os 35 metros. A obra contempla, igualmente, a construção de dois túneis, com comprimentos de 109 metros e 254 metros, com uma largura de 9,6 metros.

A interligação à rede viária existente é garantida por um entroncamento no início do traçado para servir a população da freguesia dos Prazeres, e ainda por um outro na zona da Maloeira, bem como por uma rotunda na parte final do traçado, onde se faz a ligação à Raposeira. O novo troço dispõe ainda de redes de drenagem e de iluminação pública.

 

 

 

 

Mês de Maio

 

Dia 1 – APRECIE AS COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR/2007 NA CALHETA E DIVIRTA-SE.

 

Dia 2 – A Casa do Povo da Calheta entregou certificados e inaugurou novo espaço NET

 

No dia 2 de Maio de 2007, a Casa do Povo da Calheta procedeu à entrega de certificados aos cerca de 75 formandos dos cursos de formação promovidos nas áreas de Bordados à Máquina, Corte e Confeção (iniciação e aperfeiçoamento), Tapeçaria de Arraiolos e Arte Floral.

Na ocasião, a coletividade procedeu também à abertura oficial do novo espaço NET e sala de formação em novas tecnologias, resultantes de uma candidatura ao programa comunitário de desenvolvimento rural LEADER+.

Deste modo, a Casa do Povo passa a disponibilizar à população da Calheta um novo espaço com 8 computadores, uma rede wireless para aqueles que disponham dos seus próprios portáteis, uma sala de formação com um portátil, um projetor de vídeo, uma tela de projeção e um retroprojetor. Estes novos recursos vêm permitir uma melhoria na qualidade da formação ministrada.

 

Dia 4 – O III Rali da Calheta foi para a estrada a 4 e 5 de Maio

 

Dia 5 – Alunas 10º ano da EBS Calheta Conquistam o 2º Lugar Nacional no Concurso Pmate

 

A equipa do 10º ano da Escola Básica e Secundária da Calheta, constituída pelas alunas Bárbara Nascimento e Andreia Silva da turma 10/1, sagraram-se vice-campeãs nacionais do concurso Pmate, arrecadando o 2º lugar, concurso este que decorreu durante os dias 2, 3 e 4 de Maio na Universidade de Aveiro. A Andreia e a Bárbara realizaram os 20 níveis da prova em 4 minutos e 33 segundos, melhorando o recorde regional que tinha sido obtido pelas próprias (5 minutos e 50 segundos), no entanto este excelente tempo não foi suficiente para chegarem a serem campeãs nacionais, obtendo deste modo um dignificante segundo lugar nacional.

Apesar de não conseguirem o título, trata-se de um excelente resultado, uma vez que estas alunas nunca tinham participado nesta competição, conseguindo logo um 2º lugar no seu ano de estreia nestas lides.

Recorde-se que o PMate trata-se de um concurso que incide sobre a aquisição de conhecimentos e competências na disciplina de Matemática, procurando promover esta disciplina de forma lúdica e criativa. Genericamente trata-se se uma competição que visa desenvolver o raciocínio, a aptidão e a rapidez de pensamento a partir dos problemas e dos enigmas matemáticos.

De registar que esta equipa treinou muito durante várias semanas, mesmo depois de terem já garantida a participação nacional. As jovens partiram confiantes no seu trabalho e na sua preparação e estavam muito empenhadas na obtenção de um bom resultado.

Para a Bárbara e para a Andreia a Matemática não é um bicho papão, pelo contrário, é uma disciplina interessante e motivadora, que dá gozo e permite aprender de forma ágil e sem dores de cabeça.

 

Dia 15 – O concelho da Calheta já dispõe de Toponímia

 

As placas de toponímia começaram a ser colocadas no concelho no dia 15 de Maio de 2007. Todas as freguesias do concelho serão abrangidas por este processo que teve o seu início há já algum tempo.

“Etimologicamente definida como o estudo histórico e linguístico da origem dos lugares, a Toponímia, ademais da sua importância enquanto elemento de identificação, orientação, comunicação, e localização de imóveis, é também reveladora da forma como o Município encara o património cultural. Analisada numa dada época, esta permite obter uma ideia bastante aproximada das personalidades que exerceram uma influência social nessa localidade e traduz o modo de sentir das populações atuais em relação a personagens ou factos históricos de outras épocas, quer nacionais quer estrangeiras.”

Numa primeira fase foi elaborado pela Câmara Municipal e aprovado pela Assembleia Municipal o regulamento municipal de Toponímia e Numeração de Polícia. Posteriormente foi criada a Comissão Municipal de Toponímia, órgão consultivo da CMC em questões de toponímia, composta por sete elementos designados pela Câmara Municipal, que deu início a todo o processo de denominação das avenidas, ruas, caminhos, becos, travessas, etc. É importante salientar que a Comissão auscultou diversas personalidades, populares, presidentes de Junta de Freguesia e recebeu o apoio da Direção Regional de Geografia e Cadastro neste processo.

A título de exemplo, a marginal da vila passa a ser classificada como “Avenida D. Manuel I”. A homenagem deve-se ao facto de D. Manuel I ter elevado a Calheta a Vila em 1502.

 

Dia 18 – Escolas da Calheta participaram no Encontro Regional de Modalidade Instrumental

 

Algumas das Escolas EB1/PE do concelho da Calheta participaram no Encontro Regional de Modalidade Instrumental, no dia 18 de Maio de 2007, no auditório do Centro Cultural John dos Passos, no concelho vizinho – Ponta do Sol, que integrou a acção nas comemorações de Município da Cultura 2007.

Num total de 19 apresentações que envolveram 650 alunos que se dedicam à modalidade artística de grupo instrumental, nas actividades de enriquecimento curricular, de várias escola da Região.

Este evento, organizado pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA), foi o último do conjunto de encontros realizados pelo GCEA e contou também com o apoio da Câmara Municipal da Calheta ao nível do transporte.

 

Dia 19 – A I e II Etapa do Circuito de Beach Rugby aconteceu na Calheta

 

Numa organização da Associação de Desportos da Madeira, a praia da Calheta acolheu nos dias 28 de Abril e 19 de Maio de 2007, a I e II etapas do circuito regional de Beach rugby, que contou com a participação das três equipas inscritas: Madeira Rugby Clube (MRC), Clube de Futebol União (CFU) e USA Sports (USA).

A Associação de Desportos da Madeira, com o objetivo de potenciar o rugby na Madeira, criou um departamento que será filiado à Federação Portuguesa de Râguebi, para que, em 2007/2008, a Madeira possa ter um calendário oficial de competição.

Até lá, e tendo como objetivo a promoção deste desporto, a ADM criou um circuito de beach rugby e um circuito de rugby de sete. Dia 19 – Cerimónia de Abertura da XV edição dos Jogos Especiais decorreu no Centro de Artes da Casa das Mudas, na Calheta

Este ano a Calheta, mais concretamente o Centro das Artes Casa das Mudas, foi palco no dia 19 de Maio de 2007, da cerimónia de abertura de mais uma edição dos Jogos Especiais, promovidos pela Divisão de Actividade Motora Adaptada (DAMA), pertencente à Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação (DREER).

Na ocasião, foi possível assistir a um espetáculo sob a responsabilidade da Divisão de Actividade Motora Adaptada do Departamento da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação, onde participaram muitos jovens de diversos Centros de Actividade Ocupacional com o objetivo de alertarem para a “Igualdade de Oportunidades para todos e Luta pela Inclusão Social, temas adoptados este ano pela organização, precisamente no Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades.

“A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner, acabou por ser bem traduzido numa “movimentação teatral”, bem conseguida pelos seus intérpretes, havendo uma boa interligação com a musicalidade e a boa diversidade de cenários, numa escolha feliz e harmoniosa, enriquecendo a actuação do Grupo de Mímica e Teatro Oficina Versus e por 24 jovens integrantes dos já aludidos Grupos de Expressão Dramática da DAC.

O Secretário Regional da Educação, a Directora Regional de Educação Especial e a Câmara Municipal da Calheta marcaram presença nesta iniciativa.

 

Dia 23 – A Câmara Municipal da Calheta assinalou o 1º aniversário dos Centros Sociais do Arco da Calheta e do Estreito da Calheta

 

Por considerar necessário, a Câmara Municipal da Calheta decidiu implementar, em Maio de 2006, os Centros Sociais do Arco da Calheta e do Estreito da Calheta, que funcionam sob a sua responsabilidade, contando com a colaboração da Secretaria Regional da Educação e dos Centros de saúde locais.

 Durante a semana de 16 a 23 de Maio de 2007, foram assinalados os 1.ºs aniversários dos referidos Centros Sociais, cada um à sua maneira. Foram várias as atividades realizadas, onde se pode destacar a celebração da missa pelo pároco local, uma visita às exposições do Centro das Artes, lanche/convívio, música ao vivo, abertura do Livro de visitantes, cantigas tradicionais, e como não podia faltar em dia de aniversário, foram sopradas as velas…

 

Dia 23 – Alunos da Escola Secundária da Calheta interagiram com os frequentadores do Centro Social do Estreito da Calheta

 

No dia 23 de Maio de 2007, um grupo de alunos do 12.º ano da Escola Básica e Secundária da Calheta, interagiram com os frequentadores do Centro Social do Estreito da Calheta.

O projeto “Fomos e Seremos” desenvolvido no âmbito da disciplina de área de projeto, foi dinamizado com o objetivo de proporcionar uma tarde diferente quer aos alunos quer aos frequentadores, proporcionando também uma relação de amizade entre estas diferentes faixas etárias.

Durante a tarde, foram várias as atividades desenvolvidas, desde a atividade física, lúdica e de relaxamento, como por exemplo, os jogos de mesa, os “bailaricos” e uma aula de ginástica com exercícios de relaxamento de fácil execução, tanto para os mais novos como para os menos novos. 

 

Dia 24 – Veteranos de Pretória foram recebidos na Câmara Municipal da Calheta

 

Um grupo de cerca de 30 veteranos da Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória, que se encontra de visita à Região, e hospedada na Calheta, foi recebido na Câmara Municipal da Calheta, no dia 24 de Maio de 2007.

A Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória é uma coletividade que se dedica essencialmente à atividade desportiva, mas que cumpre também um importante papel social junto da comunidade lusa radicada naquela cidade da África do Sul. Entre as atividades desportivas que lá se praticam, o futebol e o hóquei em patins são os mais populares.

Nesta visita à Região, a equipa de Veteranos participou num torneio de futebol com os veteranos do Marítimo, Estrela da Calheta e Andorinha. 

 

 

Mês de Junho

 

 Dia 1 – Exposição do Concurso Ser Criança é…

 

No passado dia 01 de Junho teve lugar na Galeria Casa das Mudas, uma exposição resultante do III Concurso de Artes plásticas “Ser Criança é…”, promovido pelo Clube “Vivarte” da Escola Básica do 1º,2º, 3º Ciclos Prof. Francisco Barreto, Fajã da Ovelha com o apoio da Câmara Municipal da Calheta. Centenas de alunos das escolas do concelho da Calheta participaram neste concurso.

Os vencedores foram Francisca Matos (Escola Externato São Francisco de Sales, ensino pré-escolar); Ana Isabel Gonçalves (Escola EB1/PE Lombo da Calheta, 1º Ciclo); Fátima Freitas Costa (Escola Básica do 1º, 2º e 3º Ciclos Prof. Francisco Barreto, 2º Ciclo); e finalmente, na área do 3º Ciclo, a aluna Maria Luísa Pereira, da mesma escola.

 A obra de Francisca Jarimba Matos foi ainda escolhida pelo júri para ser impressa, no próximo ano, em t-shirts alusivas ao Dia da Criança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 5 – Dia do Ambiente na Escola EB1/PE do Paul do Mar

 

A Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Paul do Mar comemorou o Dia Mundial do Ambiente efectuando uma recolha de resíduos ao calhau da Praia do Paul do Mar (entre a Ribeira das Galinhas e a Escola) e aos arredores da Escola. Esta ação de sensibilização ambiental teve como objetivo sensibilizar os alunos para preservação do ambiente.

Para efetuarem a recolha os alunos foram divididos em grupos de acordo com os diferentes tipos de resíduos a recolher (vidro, papel e embalagens). Após a limpeza do calhau da Praia, os alunos regressaram à Escola onde recolheram alguns resíduos que se encontravam nos arredores da mesma.

Foram colocadas placas de aviso nos arredores da Escola com a seguinte mensagem: “Não deitar lixo ao chão”. Todos os resíduos recolhidos pelos alunos, tanto na Praia como na Escola, foram devidamente separados e depositados no respetivo ecoponto. Nesta atividade participaram 23 alunos acompanhados por 4 professores e 2 técnicos da Câmara Municipal da Calheta.

 

Dia 15 – Entrega de 25 Mini-Ecopontos à Escola Básica do 1º, 2º e 3º Ciclo/PE Professor Francisco Manuel Santana Barreto – Fajã da Ovelha

 

O Município da Calheta procedeu à entrega de 25 Mini-Ecopontos à Escola Básica do 1º, 2º e 3º Ciclo/PE Professor Francisco Manuel Santana Barreto – Fajã da Ovelha, de modo a colaborar com a candidatura ao galardão Eco-Escolas 2007.

 Os professores responsáveis pelo Programa Eco-Escolas apresentaram o Plano de Ação 2007, referindo as atividades planeadas, que se realizaram ao longo do presente ano letivo. Após a apresentação pode-se observar alguns dos trabalhos realizados pelos alunos, como: compostor, vermicompostor e representação do ciclo da água.

 

Dia 18 – “Ensemble de Guitarras” na Ponta do Pargo

 

Com o objetivo de fomentar nos mais jovens o gosto pela música de conjunto, através da interpretação de temas ligeiros, tradicionais e clássicos numa perspectiva orquestral, Decorreu no dia 18 de Junho no Centro Cívico da Ponta do Pargo um concerto intitulado “Ensemble de Guitarras” do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA).

 

Dia 28 – Festas do Concelho

 

 

Mês de Julho

 

 Dia 1 – O Município da Calheta recebeu as Comemorações do Dia 1 de Julho – Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses

 

O Município da Calheta teve a honra de receber as Comemorações do Dia 1 de Julho – Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses. A sessão solene de comemoração teve lugar no Centro das Artes – Casa das Mudas, e teve hora de início marcada para as 9h30, sendo António Barbosa de Melo o preletor convidado.

 

 Dia 4 – 1º Programa “Festa de Verão” – 2007, realizado na Calheta

 

Realizou-se no dia 4 de Julho, na Praia da Calheta o primeiro programa “Festa de Verão” – 2007, transmitido quinzenalmente em directo pela RTP - Madeira.

Este programa para além de contar com a presença de dois jovens apresentadores, Tiago Ferreira e Marta Machado que irão animar as diversas praias da Região, proporcionando momentos de descontração e muita diversão, conta também com várias actividades desportivas, radicais e concertos ao vivo.

Na Calheta destacou-se as entrevistas com o Presidente da Autarquia, Diretor do Centro das Artes – Casa das Mudas, Presidente do Clube Naval da Calheta e a atuação do Grupo de Ginástica da Escola Básica e Secundária da Calheta.

É de salientar que o programa contou com o apoio da Câmara Municipal da Calheta, Hotel Calheta Beach, Clube Naval da Calheta, Escola Básica e Secundária da Calheta, Revista Saber, Revista Fiesta, Tribuna da Madeira, Diário Cidade, Porto Santo Line, Omni e Bikezone.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 6 a 8 – Participação do Município da Calheta na XIX Edição da Feira Regional de Municípios integrada no XXIII Festival Regional de Folclore “48 Horas a Bailar” em Santana

 

O Município da Calheta participou uma vez mais, na Feira Regional dos Municípios, que decorreu de 6 a 8 de Julho de 2007 em Santana, integrada no XXIII Festival Regional de Folclore e subordinada ao tema “O Traje”.

Quanto ao Stand da Calheta, no mesmo foi possível visualizar alguns trajes do nosso Município, nomeadamente do Grupo de Folclore da Casa do Povo da Ponta do Pargo e também do Grupo de Folclore do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres.

 

Dia 06 – Município da Calheta recebe “Swiss Tourism Awards 2007” – Óscar do turismo Suíço

 

Por ser um concelho de muitas belezas naturais e apontado como destino de forte vocação turística a ser descoberto, o concelho da Calheta recebe galardão “Swiss Tourism Awards 2007”, conhecido como o Óscar do turismo suíço, projetando o Município da Calheta no panorama internacional.

Isto porque garante desde já a participação no Salão Internacional Suíço de Férias, onde dispõe de um stand de exposição que só precisa de ser decorado, bem como tem direito à criação de uma página web no site oficial do evento, a uma inserção no guia turístico com 50 mil cópias e que é distribuído na Suíça e Itália e a um conjunto de facilidades promocionais nas televisões e jornais dos dois países.

A feira turística decorrerá entre 1 e 4 de Novembro de 2007 e permitirá contactos privilegiados com as autoridades locais, operadores turísticos, jornalistas e expositores internacionais.

Quanto à placa de honra feita à mão, e que acede ao pacote promocional que dá “visibilidade e prestígio”, será entregue ao concelho durante o certame.

 

 

Mês de Agosto

 

 Dia 14 – Antena3ontour e Fonzie e Punk d’ Amour ao areal da Calheta

 

A Praia da Calheta recebeu no dia 14 de Agosto de 2007, o Antena3OnTour. A Antena3 realizou a emissão em directo com duas bandas ao vivo. Os Punk D´Amour, vencedores do último “Antena 3 Rock”, foram a banda madeirense convidada.

Os Fonzie, banda nacional, apresentaram um concerto com o seu mais recente álbum “Shout’It Out”. Este novo CD inclui 12 temas de punk-rock, com algumas “passagens” pelo pop. Com uma forte mensagem, sobretudo para os mais jovens, o tema “Shout It Out” tem como objetivo alertar os jovens para os perigos inerentes ao uso e consumo de drogas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 25 – A praia da Calheta voltou a receber o evento “Beach Party”

 

No dia 25 de Agosto de 2007, a praia da Calheta voltou a receber o evento “Beach Party” cuja cabeça de cartaz foi a Dj Poppy, conceituada Dj portuguesa.

Este evento, de entrada gratuita, organizado conjuntamente pela Câmara Municipal da Calheta e Discoteca Vespas, contou também com a seleção musical do Dj Oxy (Romano Faria), e com a presença de muito público como vem sendo já habitual nas várias iniciativas que ocorrem no areal da Calheta.

 

Mês de Setembro

 

Dia 02 – A IV Edição da Mostra da Sidra nos Prazeres

 

A IV Edição da Mostra de Sidra, cuja organização pertence à Quinta Pedagógica dos Prazeres, que ocorreu no dia 2 de Setembro, teve como novidade a introdução no mercado regional da “sidra de pressão”, que será produzida no lagar social daquela instituição.

Com este projeto, o pároco local, Rui Sousa pretende ajudar a economia familiar de alguns agregados, uma vez que muitos dos pêros apesar de não terem valor comercial, servem perfeitamente para se fazer sidra, transformando assim um produto que acabaria por não ter retorno financeiro, num dividendo importante no seio destas famílias. Na ocasião, foram muitas as pessoas, sobretudo turistas que assistiram ao evento para apreciar a tradição.

 

 Dia 02 – IV Prova de Atletismo de Montanha no Arco da Calheta

 

Numa organização conjunta da Associação de Atletismo da Madeira e da Associação Cultural e Desportiva do Arco da Calheta, decorreu no dia 2 de Setembro a IV Prova de Atletismo de Montanha naquela freguesia.

Os atletas José Marques (GD Estreito) e Julieta Gonçalves (HF) sagraram-se campeões regionais de Montanha. Tratou-se da 3ª prova a contar para o Campeonato Regional de Atletismo de Montanha e decorreu numa extensão de 4500 metros, entre Cales e Chada e o Rochão.

No final da prova, a ACD do Arco da Calheta para além da atribuição de troféus aos concorrentes melhor classificados, também ofereceu a tradicional sopa de trigo.

 

Dia 07 – Foram premiados os concorrentes ao “Prémio Henrique e Francisco Franco”

 

A Cerimónia da entrega de prémios da 5.ª edição do Concurso de Artes Plásticas – Prémio Henrique e Francisco Franco decorreu no dia 7 de Setembro no auditório do Centro das Artes, seguida da abertura da exposição de alguns dos trabalhos (aos quais foram atribuídas menções honrosas).

O júri constituído por Alexandre Melo, Ana Vidigal e Pedro Calapez, decidiu por unanimidade atribuir o primeiro prémio ao artista plástico Desidério Macedo Sargo, que apresentou a obra “Sorria! Está a ser filmado”. O segundo prémio foi atribuído à obra “Sem Título” de Pedro Afonso Clode de Sousa, sendo o terceiro lugar atribuído a Ricardo Barbeito, com a obra “Existe um muro capaz de impedir a bisbilhotice?”.

É importante assinalar que desde a primeira edição a Câmara Municipal da Calheta e a Direção Regional dos Assuntos Culturais apoiam esta iniciativa.

 

Dia 07 – Casas do Povo entregam certificados de formação

 

No dia 7 de Setembro de 2007, as Casas do Povo da Fajã da Ovelha e do Paul do Mar, procederam à entrega de 150 certificados aos formandos dos cursos de arranjos florais, informática, corte e costura e culinária.

Estas cerimónias foram presididas pelo Secretário dos Recursos Naturais e Ambiente, e também contaram com a presença do Vereador da Câmara Municipal da Calheta, Aleixo Abreu.

 

Dia 10 – O Engenho da Calheta passou a ter Certificado Ambiental

 

No dia 10 de Setembro de 2007, teve lugar a cerimónia da entrega do certificado Eco-controlo, pelo Grupo Société Générale de Survellaince, S.A à Sociedade de Engenhos da Calheta. O Secretário dos Recursos Naturais e Ambiente, bem como diversas entidades locais marcaram presença no evento.

 

Dia 15 – Miss Praia da Calheta foi eleita no porto de recreio

 

No dia 15 de Setembro, foram 13 as candidatas a Miss Praia da Calheta, que subiram ao palco montado no porto de recreio para desfilar frente ao público presente. Tratou-se de uma organização conjunta do Clube Naval da Calheta e Art Caffé que contou com o apoio da Câmara Municipal da Calheta e Rádio Calheta.

Do programa apresentado, fez parte alguns desfiles de moda pelas alunas da escola de jovens aprendizes “Fashion Models” e música de dois DJ’s especialmente convidados para o efeito.

Marlene Castanho, coreógrafa do evento, preparou as 13 candidatas, entre os 14 e os 19 anos de idade, para as três passagens, em traje de banho (da autoria de Rita Pessanha), em roupa casual (da Bio-fashion) e em vestido de noite (Rita Pessanha).

Após o desfile, da decisão do júri, resultou a eleição de Ilda Figueira, de 16 anos de idade, residente no Arco da Calheta, para o título de MISS PRAIA DA CALHETA, de Jéssica Andrade para 1ª Dama de Honor e Jolissa Gonçalves para 2.ª Dama de Honor. Eleita pelas colegas, a Miss Simpatia, foi Laura Abreu, recaindo sobre Sandra Teixeira o título de Miss Fotogénica.

 

Dia 17 – Ponta do Pargo recebeu a 23ª Edição da Festa do Pêro

 

No fim-de-semana de 15 e 16 de Setembro de 2007, teve lugar na freguesia da Ponta do Pargo, a 23.ª edição da Festa do Pêro, que tem sido entendida como o principal cartaz cultural e turístico daquela freguesia. Trata-se de uma organização da Casa do Povo local, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais e outras entidades locais e regionais.

Diversas atividades culturais, musicais e desportivas preencheram o programa apresentado, onde foi também possível assistir à intervenção do secretário do Ambiente e Recursos Naturais em representação do Presidente do Governo Regional, ao cortejo alegórico (com a presença dos pêros e máquinas agrícolas) e às tradicionais “barracas” que apresentaram para além do pêro, vários produtos hortícolas.

 

Dia 18 – O embaixador da Venezuela foi recebido na Câmara Municipal da Calheta

 

O embaixador da Venezuela, Lucas Rincón, foi recebido nos Paços do Concelho, no dia 18 de Setembro de 2007, pelo Vice-Presidente da Câmara, Carlos Teles e pelo Vereador Aleixo Abreu. Numa breve visita, o diplomata assinou o Livro de Honra do Município, deslocando-se depois para a Sociedade de Engenhos da Calheta, numa comitiva, onde se incluiu o cônsul-geral na Madeira.

Na ocasião, Lucas Rincón, sublinhou que a sua vinda à Região “poderá significar o estreitar de relações comerciais e empresariais possibilitando o investimento”, acrescentando no entanto que “o mais importante já temos que são as relações afetivas”.

Por sua vez, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, disse que o executivo está disponível para acordos ou investimentos que se possam vir a celebrar no futuro. “A Venezuela tem um forte poderio em diversas áreas e que pode ser muito bom para o futuro da Calheta”. Um dos acordos poderá passar por uma geminação “que com certeza daria muitos frutos, já que temos muita gente no nosso concelho que fala o castelhano.

Temos muitas raízes daquele país. Claro que uma geminação seria importante tanto para nós como para eles”. Na opinião do autarca “seria um sucesso garantido!”. Frisou ainda que a comunidade venezuelana radicada naquele país poderá dar um contributo substancial na economia do Município.

 

Dia 21 – Encerramento da 4ª Edição das Atividades “Verão em Cheio” 2007

 

O projeto “Verão em Cheio/2007” – Férias recreativas, desportivas e culturais, foi promovido pelo Município da Calheta, durante os meses de Julho, Agosto e Setembro.

 Já na sua 4ª edição, este programa pretende ocupar as crianças e jovens do concelho da Calheta (dos 6 aos 15 anos de idade) nas férias de Verão, integrando-os em momentos de formação, de socialização e prática desportiva sob a orientação de técnicos qualificados para o efeito.

 No dia 21 de Setembro de 2007, ocorreu a festa de encerramento do programa com a entrega de certificados aos participantes, onde marcaram presença quer os encarregados de educação, quer um representante do Município da Calheta, o Vereador Aleixo Abreu. No entender do autarca, o balanço da atividade é mais uma vez positivo e é intenção da edilidade continuar com este tipo de iniciativas.

 

Dia 24 – O Grupo de Folclore Açoriano visitou a Calheta

 

No dia 24 de Agosto de 2007, o Grupo de Folclore Imaculada Conceição, da freguesia da Lomba da Fazenda, concelho do Nordeste – Açores, visitou o concelho da Calheta.

Esta visita, integrada num programa mais vasto organizado no âmbito de um intercâmbio cultural entre aquela coletividade e a Banda Municipal de São Vicente.

 Para além da visita ao Engenho da Calheta, a coletividade interpretou alguns bailes tradicionais dos Açores, no solário junto à praia de areia amarela, tendo despertado a curiosidade dos banhistas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 27 – O Dia Mundial do Turismo foi assinalado na Calheta com percurso pedestre – Rabaçal – Levada do Risco

 

Para assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de Setembro, e atendendo à importância que o Turismo de Pedestrianismo representa para a Região, a Direção Regional de Florestas promoveu a realização de um percurso pedestre Levada do Risco (Rabaçal – Risco), tendo convidado para o efeito, os frequentadores do Centro Social do Estreito da Calheta, da responsabilidade da Câmara Municipal da Calheta.

Esta iniciativa serviria também para a apresentação da joelette (cadeira de rodas especializada), a qual permite às pessoas com incapacidade motora, poderem realizar qualquer percurso pedestre e usufruir, deste modo, do contacto direto com a Natureza, recorrendo apenas ao auxílio de 2 pessoas para o transporte da mesma, mas devido às condições atmosféricas não terem sido as melhores, a referida cadeira não foi utilizada.

 

 

Mês de Outubro

 

 Dia 01 – Os Centros Sociais da responsabilidade do Município da Calheta marcaram presença na exposição “Ser Idoso é…” em Câmara de Lobos

 

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional do Idoso, assinaladas pelo Município de Câmara de Lobos entre 1 e 4 de Outubro, os quatro Centros Sociais da responsabilidade do Município da Calheta marcaram presença na exposição “Ser Idoso é…”, com a apresentação do trabalho desenvolvido pelos mesmos na valorização e integração dos seniores.

 

Dia 03 – As Comemorações Regionais do Dia Internacional do Idoso foram assinaladas na Ponta do Pargo

 

Organizadas pelo Centro de Segurança Social da Madeira, as Comemorações Regionais do Dia Internacional do Idoso decorreram na parte da tarde do dia 3 de Outubro no Centro Cívico da Ponta do Pargo.

Do programa apresentado, fez parte a celebração da Eucaristia pelo Pároco local, um espetáculo de variedades e um lanche convívio, antecedido pela mensagem a todos os presentes do Secretário Regional dos Assuntos Sociais, Francisco Ramos.

Este evento, juntou vários idosos integrados nas instituições que são apoiadas por aquela instituição. Para além destas, o Município da Calheta, foi também convidado, tendo mobilizado cerca de 150 frequentadores dos Centros Sociais da responsabilidade da Autarquia.

 

Dia 09 – O Hotel Jardim Atlântico recebeu o primeiro Certificado do Sistema Líder A – Avaliação de Sustentabilidade da Construção

 

O Hotel Jardim Atlântico, nos Prazeres, recebeu no dia 9 de Outubro o Certificado do Sistema de Avaliação da Sustentabilidade da Construção, atribuído pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, através da marca portuguesa Líder A.

Foi o primeiro certificado atribuído a um hotel ao nível nacional, tendo em conta um conjunto de 6 princípios de bom desempenho ambiental (local e integração, recursos, cargas, ambiente interior, durabilidade e acessibilidades, gestão ambiental e inovação), traduzido em 22 áreas e 50 critérios, nos quais se avaliou o edificado em função do seu desempenho no caminho para a sustentabilidade. Assim, o Hotel Jardim Atlântico obteve o nível A (o sistema classifica de A a G), que corresponde a um desempenho cerca de 50% superior ao nível E.

 A cerimónia foi presidida pela Secretária Regional do Turismo e Transportes, Conceição estudante, e teve lugar no hotel, perante vários convidados.

Com esta certificação, o Hotel Jardim Atlântico é mais uma vez pioneiro na Península Ibérica, pois trata-se da primeira unidade edificada em Portugal e Espanha que recebe o diploma. O sistema, embora numa fase piloto, é apontado como um regulador importante para definir no futuro a sustentabilidade dos edifícios.

 

Dia 09 -O Rali Open da Calheta que vai para a estrada a 17 de Novembro foi apresentado na Câmara Municipal da Calheta

 

No dia 9 de Outubro, foi apresentado em conferência de imprensa no salão nobre da Câmara Municipal da Calheta, o 1.º Rali Open da Calheta, prova que encerra o campeonato da especialidade.

Este evento, organizado pelo Clube Desportivo Nacional com o apoio da Câmara Municipal da Calheta, tem como principal novidade a realização de uma prova espetáculo no centro da vila e também a estreia da classificativa do Rochão/Paul da Serra.

Em relação à prova espetáculo, que se realizará em plena marginal, a organização assegura todas as condições de segurança, já que é esperado muito público para assistir à passagem dos concorrentes.

 

Dia 18 -O Município da Calheta já tem mais uma viatura para a recolha de vidro

 

No dia 18 de Outubro, a AMARAM, através da Empresa Intermunicipal, procedeu à entrega de equipamentos de recolha e deposição de resíduos e de limpeza urbana a vários municípios da Região. Ao Município da Calheta, foi entregue uma viatura para a recolha de vidro.

Este projeto é co-financiado pelo FEDER, no âmbito do POPRAM III, que suportou 70 por cento dos custos.

 

 

 

 

Mês de Novembro

 

Dia 04 – XX Encontro de Grupos Corais da RAM na Calheta

 

A música coral esteve bem representada no dia 4 de Novembro na Calheta. Tratou-se da 20.ª edição do Encontro de Grupos Corais da RAM, um evento organizado pelo Grupo Coral do Arco da Calheta que teve lugar no Pavilhão Gimnodesportivo da Calheta. Este ano, a organização contou com a presença de 15 Grupos Corais, num total de 550 coralistas participantes.

Como vem sendo habitual este “encontro” foi organizado em duas partes distintas. A primeira aconteceu ao longo da manhã, na qual foram solenizadas missas nas diversas paróquias do concelho. A segunda parte do evento começou pelas 15h00. Os vários coros atuaram individualmente durante cinco minutos.

O encontro terminou com a atuação de todos os coros, os quais interpretaram em uníssono a peça “ Baila que Baila” com arranjos de João Victor Costa.

 

Programa das Igrejas

09.30h – Igreja do Loreto – Arco da Calheta – G. Coral do Centro Desp. Cul. e Recreio CTT

09.30h – Igreja de São Francisco – G. C. e Instrumental da C. do Povo da Ponta do Sol

09.30h – Igreja dos Prazeres – Coro da Catedral do Funchal

09.30h – Igreja da Fajã da Ovelha – Grupo Coral de São Vicente

11.00h – Igreja do Paul do Mar – Grupo Coral da Casa do Povo S. Roque do Faial

11.00h – Igreja Matriz da Vila da Calheta – G. Coral das C do Povo do Concelho de Machico

11.00h – Igreja da Raposeira – G. Coral da Associação Grupo Cultural “Flores de Maio”

 

Atuação dos Grupos Corais

1- Grupo Coral do Arco da Calheta

2- Côro de Câmara da Madeira

3- Grupo Coral do Estreito de Câmara de Lobos

4- Grupo Coral de São Vicente

5- Grupo Coral do Centro de Desporto, Cultura e Recreio dos Correios da Madeira

6- Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Boaventura

7- Côro da Catedral do Funchal

8- Côro de Câmara do Gabinete Coordenador de Educação Artística

9- Grupo Coral da Casa do Povo da Camacha

10- Grupo Coral das Casas do Povo do Concelho de Machico

11- Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Ponta do Sol

12- Grupo Coral da Casa do Povo do Campanário

13- Grupo Coral do Porto Moniz

14- Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial

15- Grupo Coral da Associação Grupo Cultural “ Flores de Maio”

 

Dia 05 – O Município da Calheta recebeu o “Swiss Tourism Awards”/2007

 

Entre os dias 1 e 4 de Novembro de 2007, o Município da Calheta participou numa feira turística na cidade de Lugano, na Suiça, onde foi distinguido como destino de belezas secretas, a serem descobertas…

 

Dia 09 – Cerimónia do Hastear Bandeira verde na Escola Básica dos 1º,2º e 3º Ciclos – Professor Francisco Barreto, Fajã da Ovelha

 

A Escola dos 1º, 2º e 3º Ciclos Professor Francisco Manuel Santana Barreto – Fajã da Ovelha, levou a efeito, no dia 09 de Novembro, a cerimónia do hastear da Bandeira Verde, galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do programa Eco-Escolas.

 Implementado pela primeira vez neste estabelecimento no ano letivo transato, a escola da Fajã da Ovelha viu a sua estreia ser premiada com a atribuição do ambicionado galardão, naquele que foi efetivamente um “ano verde” para alunos, professores e demais elementos da comunidade educativa desta escola. Recorde-se que a escola sedeada na Raposeira é uma das três do concelho – a par da “reincidente” Secundária da Calheta e da também estreante, Primária da Ladeira e Lamaceiros – distinguidas com o galardão Eco-Escolas 2007, galardão que traduz o reconhecimento do trabalho desenvolvido por aqueles estabelecimentos de ensino em prol do Ambiente.

Para a consagração da Francisco Barreto muito terá contribuído a implementação de projetos no âmbito do processamento dos resíduos sólidos, designadamente a construção e manutenção de um Centro de Tratamento de Resíduos Orgânicos (CTRO), constituindo-se esta escola, hoje por hoje, caso único na Região na prática da vermicompostagem ou minhocultura. De entre os projetos desenvolvidos pela Francisco Barreto, destacam-se igualmente a participação daquela escola no concurso LATITUDE 60, arrecadando o 1º prémio a nível nacional, na categoria audiovisual – entre cerca de 400 candidaturas – ou a distinção de melhor escola de 2.º ciclo da RAM no concurso Ecopilhas, promovido pela Valor Ambiente.

Na cerimónia do hastear da Bandeira Verde estiveram presentes diversas entidades oficiais, nomeadamente o Diretor Regional do Ambiente, João Correia; o Diretor Regional das Florestas, Rocha da Silva; o vereador com o pelouro da Educação da Câmara Municipal da Calheta, Aleixo Abreu; o Presidente da Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha, José Luís de Sousa; entre outros parceiros, públicos e privados, fundamentais na implementação e prossecução do projeto Eco-Escolas naquele estabelecimento. Outro facto digno de registo foi, de igual modo, a afluência de encarregados de educação ou simples populares que fizeram questão de assistir “in loco” ao hastear da bandeira e aos habituais discursos da praxe.

Hasteada a bandeira seguiu-se, precedida de uma visita guiada ao Centro de Tratamento de Resíduos Orgânicos (CTRO), uma reunião com os diversos parceiros onde foram apresentados alguns dos projetos que aquele estabelecimento pretende implementar no presente ano letivo.

 

Dia 17 -Aprecie o I Rali Open da Calheta

 

No dia 17 de Novembro de 2007, foi para a estrada o I Rali Open da Calheta.

 

Dia 20 -A Escola Básica e Secundária da Calheta distinguiu os melhores alunos

No dia 20 de Novembro, a Escola Básica e Secundária da Calheta procedeu ao encerramento das comemorações dos seus 25 Anos, que se iniciaram a 22 de Novembro de 2006 e terminam com a cerimónia de Bênção de Capas dos alunos finalista de 12º ano, na sexta-feira, dia 23 de Novembro de 2007, no auditório do Centro das Artes.

Na ocasião, Francisco Fernandes, Secretário Regional da Educação, distinguiu os melhores alunos do anterior ano letivo, dos diferentes graus de ensino, e ainda presidiu ao lançamento do livro de histórias e contos da autoria dos próprios alunos, “25 anos e Muitas Histórias”, dedicado ao percurso do estabelecimento de ensino.

No final da cerimónia, foram interpretadas as peças musicais “Scarborough Fair” pela aluna Laura Canha, e “Cânone de Pachelbel”’, pelo grupo de flautas do 6º ano e ainda a encenação da peça de teatro “O Rei Descalço”’, num texto adaptado do livro “Histórias com Gente Dentro”’, do escritor Octaviano Correia.

No dia 22 de Novembro, Dia da Escola, realizou-se uma emissão rádio a cargo da Rádio Calheta que, deste modo, se associou à Escola na comemoração do seu dia.

 

 

 

 

 

Dia 24 -Paul do Mar recebeu a 4ª prova regional de bodyboard Madeira 2007

 

Decorreu no dia 24 de Novembro de 2007, no Paul do Mar, “com o apoio imprescindível da Câmara da Calheta”, a 4ª etapa do campeonato regional de surf e bodyboard da Associação de Desportos da Madeira.

Segundo a organização “as condições de mar, infelizmente, estiveram mínimas, no entanto todos os atletas tentaram contrariar esse facto, aplicando bons rollos, spinners e outras manobras. A final foi bem disputada, destacando-se a performance do convidado especial Luís “Bajolo” Duarte, logo seguido pelo atleta da terra, Emanuel Franco. Obrigado a todos os apoiantes, organizadores e competidores. Até uma próxima na Fajã da Areia (São Vicente) para a finalíssima.”

 

Resultados finais:

1º-Luís Duarte (clube do mar-Sagres)

2º-Emanuel Franco (clube ludens machico)

3º-Yanick Oliveira (clube ludens machico)

4º-Nuno Silva (clube ludens machico)

 

Mês de Dezembro

 

Dia 06 – Para assinalar a Quadra Natalícia a Câmara Municipal da Calheta promoveu várias iniciativas junto da população em geral, crianças, jovens e idosos de todo o Concelho

 

Dia 12 – O Prefeito do Município de Casimiro de Abreu – Rio de Janeiro foi recebido na Câmara Municipal da Calheta

 

No dia 12 de Dezembro de 2007, e no âmbito da sua visita à Região Autónoma da Madeira, o Prefeito do Município de Casimiro de Abreu, no Estado de Rio de Janeiro, Brasil, foi recebido no salão Nobre da Câmara Municipal da Calheta.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 13 – A Bandeira Verde foi hasteada na Escola Básica e Secundária da Calheta

 

No dia 13 de Dezembro e 2007, a Escola Básica e Secundária da Calheta comemorou o Dia Verde, que incluiu a cerimónia do Hastear da Bandeira Verde. Este Galardão distingue, encoraja e premeia as escolas pelo trabalho desenvolvido na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

 É atribuído pela Associação da Bandeira Azul, no âmbito do Programa Eco-Escolas. De referir que a Bandeira Verde foi hasteada por uma aluna que entregou a maior quantidade de pilhas na Escola.

As várias atividades realizadas pretenderam sensibilizar a comunidade educativa, na adoção de uma conduta ambientalmente sustentável, sob o lema “De mãos dadas com o ambiente”, entre as quais:

- Compromisso “De mãos dadas com o ambiente” – Ecoestudante

- Cerimónia – Hastear da Bandeira Verde

- Jogos ambientais, sobre a região da Macaronésia e Arquipélago da Madeira

- Oficinas temáticas sobre ambiente

- Palestra “Biodiversidade Insular” – Parque Natural da Madeira (PNM)

 

 

Partilhe Esta Página