Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Notícias Ano de 2008

Mês de Janeiro

 

 

Dia 04 – Presépios premiados na freguesia do Jardim do Mar

À semelhança de anos anteriores, e de forma a manter viva e preservar a tradição, a Junta de Freguesia do Jardim do Mar promoveu uma vez mais um concurso de presépios, com vista a premiar alguns deles, pela sua originalidade e criatividade.

 

Dia 07 – Aprecie as lapinhas da Ponta do Pargo

Na freguesia da Ponta do Pargo, à semelhança de outras do concelho da Calheta, as várias instituições locais (a Casa do Povo, a ADC, a Junta de Freguesia…) promovem concursos com vista a premiar algumas das lapinhas elaboradas pela população em suas casas ou até mesmo no exterior, quer pela sua originalidade, quer pela criatividade demonstrada.

 

Procurando preservar e incentivar esta tradição natalícia, naquela freguesia foi constituída uma comitiva que visitou as diferentes lapinhas, na qual faz sempre parte um representante da Câmara Municipal da Calheta.

 

Dia 12 – Podem apreciar alguns momentos do Natal na freguesia do Arco da Calheta nomeadamente com os 14 presépios dos vários sítios e as visitas realizadas aos mesmos

 

Dia 13 – Passeio ao Paul do Mar – Santo Amaro

No Domingo, 13 de Janeiro de 2008, numa organização conjunta da Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo, Juntas de Freguesia e Casas do Povo da Ponta do Pargo, Fajã da Ovelha, Paul do Mar e da Calheta, que contou com o apoio da Câmara Municipal da Calheta e da empresa Somuros, realizou-se, mais uma vez, um Passeio ao Paul do Mar, à festa de Santo Amaro.

 

Com o objetivo de recordar os “velhos tempos” em que a população descia a vereda dos Zimbreiros, da freguesia da Fajã da Ovelha à freguesia do Paul do Mar. Foram vários os populares que se juntaram à iniciativa, fazendo-se acompanhar de alguns instrumentos musicais.

 

Dia 13 – Engenho da Calheta inaugura Espaço Agroindustrial e Turístico e dá a provar bolo de mel de 40 quilos

Foi no dia 13 de Janeiro que a Sociedade de Engenhos da Calheta inaugurou um “Espaço Agroindustrial e Turístico” e deu a provar um bolo de mel de 40 quilos confecionado no ano passado, com o objetivo de demonstrar a qualidade dos seus produtos.

Neste evento, sob o lema “Olho no Rótulo e na Qualidade”, marcaram presença várias entidades públicas, bem como alguns produtores de cana-de-açúcar do concelho da Calheta.

Na ocasião, o Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais “apelou aos produtores para que apostem na qualidade das suas produções, lembrando que está em curso um processo de certificação de qualidade dos bolos, do mel e das broas; apelou ainda aos empresários para que apostem na certificação dos seus artigos e aos consumidores para que só comprem produtos que tenham o selo de certificação.”

 

Dia 15 – D. António Carrilho participou na homília do Santo Amaro no Paul do Mar

A paróquia do Paul do Mar celebrou, uma vez mais, a festa dedicada ao seu padroeiro, Santo Amaro. Foi a primeira vez que D. António Carrilho, Bispo da Diocese, visitou oficialmente aquela paróquia.

No final da celebração eucarística, presidida por D. António Carrilho, saiu a procissão com a imagem de Santo Amaro na qual participaram muitos devotos tanto do Paul do Mar como doutras localidades, manifestando a sua fé em cumprimento de promessas feitas àquele santo.

 

Dia 22 – “Encontro de Cânticos da Festa” na Fajã da Ovelha

No dia 20 de Janeiro de 2008, teve lugar o I Encontro de Cânticos da Festa na Fajã da Ovelha. Tratou-se de uma organização da Casa do Povo local, com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, das autarquias locais (Câmara Municipal e Junta de Freguesia), e da Empresa Panoeste.

 

Segundo a organização, mais de três centenas de pessoas reuniram-se no Salão Paroquial da Raposeira. Os 10 grupos inscritos, de diversas localidades da ilha, puderam interpretar cânticos das Missas do Parto, Missa do Galo, Romagens, Cantar dos Reis, Cantar do Santo Amaro e do Varrer dos armários.

 

Dia 23 – Mestre Carlos Rodrigues dá uma aula sobre a sua arte

“violas | construção momentos” é como se intitula a Exposição patente ao público na sala de exposições do Centro Cívico da Ponta do Pargo até o dia 31 de Janeiro de 2008.

 

“Os apontamentos fotográficos selecionam momentos relevantes do processo de construção de violas, registados na «Oficina» do Mestre Carlos Rodrigues que visam proporcionar leituras da feitura destes cordofones.”

 

O seu autor, Carlos Jorge Pereira Rodrigues, de seu nome completo, é natural da freguesia de São Pedro, no concelho do Funchal, e há quem diga que “na Madeira a arte da construção de instrumentos de corda tradicionais (braguinhas, rajões e violas d’arame) estaria ameaçada não fora a existência deste mestre, que se dedica única e exclusivamente a esta arte, há mais de 25 anos.

 

Segundo o próprio, o facto das escolas da região estarem a promover o ensino destes instrumentos tradicionais aos seus alunos nas aulas de Educação Musical, tem como resultado a continuidade da construção dos mesmos.

 

A título de curiosidade, no dia 23 de Janeiro, no espaço da exposição o mestre Carlos Rodrigues recebeu alguns alunos da Escola EB1/PE da Ponta do Pargo, onde “deu uma aula sobre a sua arte”.

 

Este mestre pode ser contactado por eventuais interessados nesta área pelo seguinte telefone (351) 964045497 ou por este e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

 

 

 

 

Mês de Fevereiro

Dia 01 – Aprecie o Carnaval nos Centros Sociais concelhios

Os frequentadores dos Centros Sociais celebraram novamente o Carnaval com muita animação e um colorido especial, graças ao seu empenho na elaboração dos disfarces em conjunto com o pessoal que lá trabalha. A participação ativa dos frequentadores demonstrou que não há idade para a diversão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 04 – Centro Cívico da Ponta do Pargo recebe exposição de Lurdes Ferro

No dia 4 de Fevereiro, foi inaugurada a exposição da artista plástica madeirense Lurdes Ferro no Centro Cívico da Ponta do Pargo. Esta mostra é composta por 13 pinturas em óleo sobre tela, e estará patente ao público até 31 de Março de 2008. Sobre esta sua nova exposição, Lurdes Ferro refere que «a pintura é um meio de expressão que não necessita de um código específico de interpretação. Os múltiplos sentimentos fruídos são o objetivo final desta exposição».

Lurdes Ferro nasceu a 13 de Maio de 1975 e é natural de Santa Cruz. Licenciou-se em Artes Plásticas – Variante Pintura, pela Universidade da Madeira, sendo atualmente professora do 3.º Ciclo e Ensino Secundário. Começou a expor em 1997, ano em que integrou a coletiva fotográfica intitulada “A Noite”. Dois anos mais tarde fez parte de uma outra coletiva de fotografia, a exposição “A Vida Não É Uma Droga”, que resultou de um concurso promovido pelo Projeto Vida do Funchal. Em 2000 participou na coletiva de artes plásticas dos professores do 5º Grupo da Escola Básica e Secundária da Calheta, apresentada ao público na Casa da Cultura da Calheta. Em 2004 solidarizou-se com a iniciativa “Concertos de Primavera” do Gabinete Coordenador de Educação Artística, realizada no Jardim Botânico. Depois de diversas participações em exposições coletivas, eis que surgiu, em 2005, a oportunidade de expor individualmente.

“Memórias Versus Momentos” que foi inaugurada no ArtCaffé, na Calheta. No ano passado, Lurdes Ferro fez parte de uma coletiva de artes plásticas sobre o Dia Internacional do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, uma Organização da Juventude Cruz Vermelha, Funchal. Lurdes Ferro colaborou ainda nas exposições anuais do mestre Nóbrega, na área de Embutidos, Câmara Municipal do Funchal, bem como, na colaboração na instalação “Sementes”, de Diamantino Jesus (1996), na Câmara Municipal do Funchal.

Para além destas participações, a artista madeirense já recebeu uma menção honrosa aquando a sua participação no Concurso de Fotografia “A Noite” (em 1997) e o segundo prémio no concurso de fotografia “A Vida Não É Uma Droga” em 1999.

 

Dia 07 – O Nacional esteve na Calheta

No dia 7 de Fevereiro de 2008, a equipa de futebol sénior do Nacional passou o dia na Calheta. Logo pela manhã, teve início o treino no Campo Municipal dos Prazeres. Depois do treino, a comitiva seguiu para a Casa das Mudas, onde foi recebida pelo Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal da Calheta. 

O almoço decorreu no Hotel Jardim Atlântico, nos Prazeres, onde os “alvinegros” percorreram o “Caminho dos Pés Descalços”. A tarde ficou preenchida com o regresso à Casa das Mudas, onde visitaram a exposição “Corpo e Matéria”, da Coleção de Joe Berardo, e onde se realizou a primeira eliminatória da 1ª Taça da Madeira de Pro-Evolution Soccer.

Esta prova, organizada pelo Nacional, será constituída por 16 etapas, em diferentes locais da Madeira, onde será apurado um jogador por cada competição, que irão concentrar-se na grande final a 17 de Maio no Estádio da Madeira.

 

Dia 14 – “Festa da Amizade” no Art Caffé juntou vários frequentadores dos Centros Sociais

No dia 14 de Fevereiro, no Art Caffé, foi ao som da seleção musical dos DJ’s Sérgio Soares, Sil e Marco Camacho que os frequentadores dos Centros Sociais da Câmara Municipal da Calheta (CMC), do Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia da Calheta (CCSCMC) e outros “menos jovens” do concelho da Calheta passaram a tarde a dançar e a divertir-se na “’Festa da Amizade”’.

Esta iniciativa, organização conjunta do Art Caffé, CMC e CCSCMC, realizou-se pelo segundo ano consecutivo, e teve como principal objetivo assinalar o Dia dos Namorados e dos Afetos, bem como, permitir que cada um dos centros sociais apresentasse uma pequena surpresa de uma forma particular e única, como por exemplo canções do dia dos namorados, cantigas tradicionais, leitura de poemas e quadras, e ainda o tradicional despique madeirense.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mês de Março

 

Dia 04 – A Calheta dispõe de uma viatura varredouras

No dia 4 de Março, a Empresa Intermunicipal da Região (EIRAM), procedeu à entrega de novos equipamentos para a recolha de resíduos sólidos urbanos, nomeadamente viaturas varredouras, a vários municípios da Região, incluindo o Município da Calheta.

 

Segundo a EIMRAM, esta iniciativa vem demonstrar que os municípios continuam a investir nesta área, apesar das dificuldades financeiras. Do valor investido, 70% diz respeito a fundos europeus, enquanto os restantes 30% são resultado de um “esforço” feito por cada uma das autarquias.

 

Dia 04 – A Câmara Municipal da Calheta atribuiu subsídio para aquisição de cadeira de rodas

Na sequência da atribuição de subsídio por parte da Câmara Municipal, no dia 4 de Março, o Presidente da Câmara e o Vereador com o pelouro da Ação Social estiveram presentes na entrega da cadeira de rodas automática que se destinou a uma aluna da Escola dos 1º, 2º, 3º Ciclos Professor Francisco Barreto da Fajã da Ovelha.

 

Dia 05 – Os frequentadores dos Centros Socais recebem Ações de Sensibilização sobre segurança

Na sequência da solicitação da Câmara Municipal da Calheta à Polícia de Segurança Pública local, realizaram-se ações de sensibilização sobre segurança junto dos frequentadores dos Centros Sociais do Arco e Estreito da Calheta, nos dias 5 e 10 de Março, respetivamente.

Estas ações têm como principal objetivo proporcionar aos vários frequentadores conselhos úteis para ajudar a prevenir e a evitar situações de risco quer nas suas casas quer na rua.

É de referir que esta iniciativa irá decorrer também nos Centros Sociais do Pinheiro e da Ponta do Pargo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 06 – Ação de Formação sobre entrega das declarações de IRS/2007 Via Internet

No dia 6 de Março, teve lugar na Câmara Municipal da Calheta uma ação de formação sobre a entrega das declarações de IRS/2007 Via Internet.

Integrada no âmbito de uma parceria estabelecida entre a Direção Regional dos Assuntos Fiscais (DRAF) e a Autarquia, esta ação pretendeu “formar” os funcionários que trabalham nos espaços multimédia do concelho, onde os contribuintes do Município, poderão entregar via Internet as respectivas declarações gratuitamente.

 

É importante salientar que a entrega e preenchimento da declaração de IRS via eletrónica, é da exclusiva responsabilidade dos munícipes. No entanto, poderão recorrer aos funcionários dos Espaços de Multimédia para esclarecer dúvidas que eventualmente possam surgir.

 

Dia 14 – As peças de Teatro musical “Amigos?!” e “Pipicula Pimpinela, Uma no Cravo Outra na Canela” subiram ao palco do Centro das Artes

Estas peças teatrais foram apresentadas pelo Núcleo de Teatro Musical da Escola Básica e Secundária da Calheta no Centro das Artes Casa das Mudas, entre 10 e 14 de Março.

Esta iniciativa inseriu-se no projeto educativo da Escola que, em parceria com o Centro das Artes Casa das Mudas, pretende promover e educação para as artes e para a sensibilidade artística dos jovens e dos adultos do concelho.

A título de curiosidade e a convite da escola, no dia 12 de Março de 2008, os frequentadores dos Centros Sociais do Município da Calheta juntaram-se a este evento.

 

Dia 14 – O Hotel Jardim do Atlântico recebeu mais um Galardão na área do meio ambiente

No dia 14 de Março de 2008, o Hotel Jardim do Atlântico (HJA) recebeu o Prémio do Ambiente “Umweltchampion in GOLD 2007”, atribuído pelo maior Operador Turístico “World of Tui”, posicionando o hotel em 3.º lugar, entre os 100 hotéis com melhor desempenho ambiental.

Foram várias as entidades e personalidades convidadas que se juntaram à cerimónia, entre as quais o Diretor Regional do Turismo, Paulo Faria, o Diretor Regional do Ambiente, João Correia, o Responsável das Florestas, Filipe Madama, os Vereadores da Câmara Municipal da Calheta, Aleixo Abreu e Júlio Urbino e a representante da Tui na Madeira, Jessica Theile.

Como já é do conhecimento geral, o Hotel Jardim do Atlântico é pioneiro nas boas práticas ambientais:

 

- Em 2002: certificação NP EN ISO 14001, certificação mais alta a nível mundial, tendo sido o 1º na Madeira e o 2º a nível nacional;

 

- Em 2003: a certificação ECOHOTEL como 1ª unidade hoteleira a nível nacional;

 

- Em 2004: “ROTULO ECOLÓGICO COMUNITÁRIO, certificação mais alta da União Europeia”, sendo o 1º Hotel na Península Ibérica.

 

- Em 2007: a certificação LIDER A, avaliação da sustentabilidade.

 

Dia 14 – Escola Professor Francisco Barreto – Fajã da Ovelha foi premiada

O projeto apresentado pela Escola Básica dos 1º, 2º e 3º Ciclos Professor Francisco Barreto no âmbito do concurso ‘Rock in Rio Escola Solar’, ficou nos primeiros 20 vencedores entre os 197 apresentados pelas escolas nacionais dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário.

 

Trata-se um projeto de construção de aquecedores solares utilizando embalagens descartáveis, designadamente garrafas de plástico transparentes, embalagens tetra pak e sacos de plástico.

 

De realçar a forte componente social associada ao projeto já que aqueles aquecedores de água – dez ao todo – estão a ser instalados em habitações de agregados familiares do concelho com algumas carências, bem como no Centro Social da Ponta do Pargo.

 

As escolas vencedoras irão ser contempladas com sistemas fotovoltaicos até 3.5 kWp, complementados com um terminal informático que terá ligação aos sistemas de tele-monitorização, destinados à captação de energia solar para produção de eletricidade.

 

Este projeto contou com o apoio da Câmara Municipal da Calheta, Direção Regional do Ambiente, Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha e a Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira (AREAM), entre outros.

 

Dia 14 – A Páscoa foi assinalada nos Centros Sociais do Município da Calheta

Para assinalar esta época festiva, a Câmara Municipal da Calheta, através dos Centros Sociais organizou os Convívios Pascais para os seus frequentadores, nos dias 13 e 14 de Março.

Cada uma das equipas de trabalho dos Centros deu largas à imaginação e preparou à sua maneira a celebração destes convívios, onde os frequentadores foram presenteados não só com as amêndoas, embaladas em “cestinhos” e até mesmo em “galinhas” e “coelhinhos”, como também com um lanche “especial”.

É de salientar também que para além de tudo isto, todas as equipas de trabalho e frequentadores se empenharam na decoração dos espaços com a elaboração de vários cenários.

 

 

Mês de Abril

 

Dia 02 – Nova fábrica é inaugurada no Concelho da Calheta

O Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, inaugurou no passado dia 2 de Abril, a nova fábrica de processamento de produtos hortofrutícolas “Douradas dos Prazeres”, situada no Parque Empresarial da Calheta.

 

Com capacidade para processar aproximadamente 1.070 toneladas, sendo 850 de batata e 220 de outros hortícolas e frutos, esta fábrica está dotada de equipamentos de ponta, ao nível europeu e mundial.

 

É de referir que os produtos embalados e prontos para confecionar efetivam um sistema inovador no domínio da comercialização agrícola.

 

A “Douradas dos Prazeres”, recorre a painéis solares para aquecimento das instalações, que têm isolamento térmico, e optou por uma linha de corte com baixo consumo de água.

 

Tratou-se de um investimento superior a um milhão de euros, dos quais 75% de comparticipação europeia e do Governo Regional.

 

Dia 02 – Limpeza da Vereda “Caminho Chão” – Maloeira/Raposeira

No âmbito do Protocolo existente entre o Hotel Jardim Atlântico e a Direção Regional de Florestas, e dando continuidade às atividades, os hóspedes do Hotel e seus colaboradores efetuaram no passado dia 2 de Abril de 2008, a limpeza de uma vereda entre a Maloeira e a Raposeira, passando pela Ribeira da Cova.

 

Também participaram nesta actividade o Vereador Aleixo Abreu assim como o Presidente da Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha, José Luís Gouveia, entre outros.

 

Para além da limpeza, foi feita a sinalização do percurso pela Engenheira Ana Sé da Direção Regional de Florestas.

 

No final da atividade todos os participantes continuaram a pé até o Lombo do Coelho onde os aguardava um almoço regional com a espetada, o bolo do caco, as semilhas com orégãos, a batata-doce e o vinho dos Prazeres.

 

Dia 04 – O Centro de Novas Oportunidades chegou à Calheta

No dia 4 de Abril de 2008, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Casa do Povo da Calheta e a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, com vista à realização do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no Concelho da Calheta, onde marcou presença o Secretário Regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes.

 

A partir de agora, a população da Calheta interessada em obter mais informações sobre a possibilidade de ver reconhecidas e validadas as suas competências, deverá contactar aquela instituição local.

 

Dia 08 – O IV Rali da Calheta vai para a estrada no próximo dia 26 de Abril

A conferência de imprensa para a apresentação do IV Rali da Calheta, realizou-se no dia 9 de Abril, no Centro das Artes – Casa das Mudas. Organizado pelo Club Sports Madeira, o Rali da Calheta vai para a estrada no próximo dia 26 de Abril, com início às 10 horas no Porto de Recreio, e conta com 35 pilotos inscritos.

 

Esta prova tem como diretor Luís Madruga e é composta por nove provas especiais, com passagens pela Fonte do Bispo, Prazeres, Santa, Ponta do Pargo, Paul do Mar, Fajã da Ovelha e com uma prova espetáculo entre a Vila da Calheta e o Impasse da Vargem, junto ao Centro das Artes.

 

Trata-se da segunda prova da época, depois do cancelamento do Rali do Porto Santo, contando para o Campeonato da Madeira “Coral” de Ralis, Campeonato Júnior e Troféu Eng.º Rafael Costa.

 

O rali termina às 17h37 e a entrega de prémios será às 20 horas no Porto de Recreio da Calheta. O parque de assistências e de reabastecimentos será no Parque Empresarial da Calheta, situado no Estreito da Calheta, e o parque fechado será no auto-silo da Vila.

 

Dia 13 – Paul do Mar recebeu Grupo de Dança do GCEA

No Domingo à tarde, dia 13 de Abril de 2008, o Salão Paroquial do Paul do Mar recebeu o Grupo de Dança do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA).

 

Esta atuação, que foi vista com agrado por alguns populares, insere-se na Temporada Artística 2008 daquele Gabinete que tem previsto a realização de vários espetáculos ao longo do ano, um pouco por toda a Região.

 

Ao concelho da Calheta, o GCEA regressa nos meses de Junho, Julho, Setembro, Outubro e Novembro, com música, canto, Teatro e com atuações nas freguesias da Calheta, Arco da Calheta, Jardim do Mar, Estreito da Calheta e Fajã da Ovelha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 14 – Abertura oficial da Laboração da cana sacarina na Calheta

O Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais visitou a Sociedade de Engenhos da Calheta no dia 14 de Abril onde se procedeu à abertura oficial da Laboração da cana sacarina.

 

Na ocasião, onde marcaram presença o Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal da Calheta, aquele governante enalteceu também a preservação do sistema de laboração da Sociedade de Engenhos da Calheta, e a inovação em algumas áreas de comércio, representando um importante atrativo turístico para o concelho.

 

 

Dia 17 – Ciclo de Conferências “Educar para o Consumo”

Entre os dias 14 e 17 de Abril, decorreu um Ciclo de Conferências sobre “Educar para o Consumo”, no auditório do Centro das Artes – Casa das Mudas, organizado pela Escola Básica e Secundária da Calheta.

 

Temas como “Tendências do Consumo no século XXI”, “Ambiente e Consumo”, “Consumismo: Terá a Biologia algo a dizer?” e finalmente “Filosofia da Natureza, Éticas Ambientais e Sociedade de Consumo”, foram abordados ao longo da semana por vários oradores convidados por aquela escola.

 

Esta iniciativa contou com o apoio do Município da Calheta para além do Centro das Artes, Banco Espírito Santo e Hotel Jardim do Mar.

 

Dia 19 – Durante a visita oficial à Madeira o Presidente da República deslocou-se à Calheta onde teve a oportunidade de conhecer o Centro das Artes Casa das Mudas

No dia 19 de Abril, e no âmbito da visita oficial à Região, Cavaco Silva visitou o concelho da Calheta, mais propriamente o Centro das Artes Casa das Mudas.

 

Na ocasião, o Chefe de Estado para além de ter sido recebido por alguns populares e muitas crianças, pôde ainda ver a exposição da coleção Berardo – Corpo e Matéria, com trabalhos de artistas regionais, nacionais e internacionais.

 

Dia 22 – Apresentação da 2ª etapa do Campeonato Trial 4×4 + Toyota Madeira 2008

No dia 22 de Abril foi apresentada em conferência de imprensa junto à praia da Calheta, a 2ª etapa do Campeonato Trial 4×4+ Toyota Madeira 2008.

 

Numa organização do Grupo Desportivo do Estreito, esta prova encontra-se inserida nas comemorações do Dia do Trabalhador do Município da Calheta e realizar-se-á na pista junto ao Campo Municipal dos Prazeres no dia 1 de Maio.

 

Esta modalidade, que vem conhecendo cada vez mais a adesão de participantes, tem, igualmente, visto aumentar o número de amantes destas emoções, pelo que é convicção da organização que na forja está mais uma jornada de grande emoção e, tendo em conta o significado do dia, é então aguardada grande afluência de público na Calheta.

 

Dia 26 – A Calheta recebeu a IV edição do Rali no dia 26 de Abril

 

Organizado pelo Club Sports Madeira, o IV Rali da Calheta foi para a estrada no dia 26 de Abril.

 

Dia 26 – “Blasted Mechanism” trouxeram milhares à praia da Calheta

A praia da Calheta acolheu milhares de madeirenses que na noite do dia 26 de Abril se deslocaram até ali para assistir ao concerto dos portugueses “Blasted Mechanism”, considerada por alguns como uma das bandas mais originais do panorama da música portuguesa.

 

Inserido no programa da Antena 3 On Tour, este espetáculo abriu com a atuação do grupo madeirense “On Mute”, que interpretou algumas músicas conhecidas.

 

Com uma grande presença em palco, os “Blasted Mechanism” interpretaram temas do seu último álbum (Sound in Light), ao mesmo tempo que recordaram outros temas mais antigos (dos álbuns Avatara e Namaste), bem como músicas que ainda não foram gravadas em estúdio.

 

 

Mês de Maio

 

Dia 01 – Aprecie as Comemorações do 1º de Maio/2008 na Calheta

No âmbito das comemorações do 1º de Maio, promovidas pelo Município da Calheta, foram várias as atividades desportivas e recreativas levadas a cabo ao longo do dia no Campo Municipal dos Prazeres, como seja o torneio de futebol entre freguesias e o 4×4+ (plus) Calheta organizado pelo Grupo Desportivo do Estreito de Câmara de Lobos, e a prova do rally paper, com início na Vila da Calheta.

 

Aqui fica um agradecimento da entidade promotora a todos aqueles que colaboraram na organização, aos patrocinadores dos troféus, a todos os participantes e ao público em geral que se juntou para assinalar mais um dia do trabalhador.

 

Dia 06 – O Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais entregou veículos motorizados aos levadeiros de serviço público de rega no Arco da Calheta

 

No dia 6 de Maio, na freguesia do Arco da Calheta e em Santa Cruz, foram entregues veículos motorizados aos levadeiros de serviço público de rega da região, um investimento de 125 mil euros.

 

Para além dos veículos, o Executivo madeirense tem em fase final de concurso o recrutamento de mais 28 funcionários “que vão reforçar o serviço nesta época de Verão”. Está ainda em curso um conjunto de obras de recuperação dos grandes canais e construção de lagoas, como é o caso da que será lançada no Paul da Serra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 12 – Entrega de certificados nas Casas do Povo do Paul do Mar e Ponta do Pargo

No dia 12 de Maio, o Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais procedeu à entrega de certificados aos formandos dos cursos de formação promovidos pelas Casas do Povo do Paul do Mar e Ponta do Pargo.

 

Na Ponta do Pargo para além da entrega de 73 certificados, aos formandos que concluíram o curso nas áreas de pintura em tecido, culinária e higiene alimentar, pintura em vidro, licores caseiros e culinária tradicional madeirense, Manuel António presidiu também à cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais daquela instituição.

 

Por sua vez, nas instalações da Casa do Povo do Paul do Mar, o Secretário entregou 38 certificados aos formandos que concluíram o curso nas seguintes áreas: preparação de Doces e Licores Caseiros, Internet Explore – Navegação, Bordado à Máquina e Rendas Antigas.

 

Nestas cerimónias estiveram presentes o Diretor Regional de Agricultura, o Presidente da Câmara Municipal da Calheta, bem como os associados das instituições.

 

 Dia 12 – Inauguração do novo Centro de Saúde, Segurança Social e Centro Social e Comunitário dos Prazeres

No dia 12 de Maio de 2008, a infraestrutura que alberga o Centro de Saúde, o Serviço Local de Segurança Social e o Centro Social e Comunitário dos Prazeres foi inaugurada pelo Presidente do Governo Regional.

 

Trata-se de mais uma resposta de suporte social por parte do Executivo madeirense, que pretende contribuir para uma melhor qualidade de vida da população daquela freguesia, já que irá responder de forma articulada às suas necessidades específicas e diferenciadas.

 

No que diz respeito ao Centro Social e Comunitário, da responsabilidade da Câmara Municipal da Calheta, o mesmo permitirá que a população da freguesia dos Prazeres passe a contar a partir de agora com um novo espaço de Desenvolvimento Social e Comunitário que possibilitará a frequência diária de várias pessoas e onde as diversas atividades promovidas serão planeadas tendo em conta os interesses dos utentes, valorizando sempre os seus saberes e vivências com o objectivo de criar condições para a formação individual, familiar e comunitária que proporcionem uma melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar.

 

Dia 15 – Frequentadores dos Centros Sociais em Convívio inter-geracional na escola da Calheta

No dia 15 de Maio, o curso de Educação e Formação de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade, da Escola Básica e Secundária da Calheta, promoveu uma tarde de convívio, animação e participação inter-geracional com e para os utentes dos centros sociais da Câmara Municipal da Calheta.

 

Fazer com que as alunas do referido curso ponham em prática alguns dos principais conhecimentos adquiridos ao longo da sua aprendizagem interagindo com aquele que será o seu público-alvo de formação, bem como promover a troca de experiências entre gerações, dando e recebendo valores e um legado de saberes e conhecimentos que tendem a se perder, foram os principais objectivos desta acção, iniciativa do conselho de turma, coordenado pela docente Patrícia Cunha.

 

Deste modo, ao longo da tarde jovens e menos jovens realizaram um programa diversificado de animação sociocultural, interagindo entre si e promovendo a troca de experiências e saberes entre diferentes gerações. Docentes e discentes deste conselho de turma prepararam um conjunto de “sketch’s” humorísticos que proporcionaram momentos de boa disposição e de convívio na cantina da escola.

 

Para além destas representações teatrais houve lugar à apresentação de um espetáculo pelo núcleo de ginástica acrobática, no pavilhão gimnodesportivo.

 

De seguida, alunas e convidados passaram por uma sala de informática onde cada participante teve a oportunidade de preencher o seu próprio certificado de participação nas comemorações do dia e o imprimir, como forma de recordar este momento e pôr os menos jovens a contactar com as novas tecnologias. Já no final da tarde, realizaram um “bingo” de palavras em Inglês seguido de um concurso oral sobre o património e a história da nossa freguesia e do nosso concelho. A tarde terminou com um lanche-convívio entre todos.

 

Dia 22 – Aprecie o Tapete de Flores elaborado pelos paroquianos do Paul do Mar, Ponta do Pargo e Fajã da Ovelha

No âmbito da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo assinalada na Quinta-feira, dia 22 de Maio de 2008, na Diocese do Funchal, o Pároco Paulo e os paroquianos do Paul do Mar, Ponta do Pargo e Fajã da Ovelha participaram na elaboração do tapete de flores, sendo esta mais uma forma de manifestação pública de fé e amor ao Santíssimo Sacramento.

 

 

Mês de Junho

 

Dia 01 – Concurso de Artes Plásticas “Ser Criança é…” culminou em exposição no Centro das Artes Casa das Mudas

No dia 1 de Junho, Dia da Criança, teve lugar o Centro das Artes Casa das Mudas, uma exposição resultante do IV Concurso de Artes plásticas “Ser Criança é…”, promovido pelo Clube “Vivarte” da Escola Básica do 1º,2º, 3º Ciclos Prof. Francisco Barreto, Fajã da Ovelha com o apoio da Câmara Municipal da Calheta.

 

Foram muitos os alunos das escolas do concelho da Calheta que participaram neste concurso.

 

Os vencedores, premiados com uma viagem e estadia no Porto Santo para o aluno e encarregado de educação, foram Daniela Martins Lala da Escola Centros Educativos de Apresentação Prazeres; Anabella Luís, Raquel Sofia Gomes Martins, Ana Sofia Fernandes Nunes da Escola Básica dos 1º, 2º e 3º Ciclos/PE Professor Francisco M.S. Barreto – Fajã da Ovelha.

 

Dia 15 – Visita Pastoral do Bispo da Diocese do Funchal às Paróquias da Calheta 04/06/2008

Entre os dias 2 e 15 de Junho de 2008, decorreu a visita pastoral de D. António Carrilho às três paróquias da freguesia da Calheta: São Francisco Xavier, Calheta (Vila) e Atouguia.

 

A abertura da visita do Bispo do Funchal às três comunidades paroquiais da Calheta foi feita com uma Missa na igreja da Vila (Espírito Santo), dia 2 de Junho, seguida de uma assembleia de colaboradores e de um espetáculo pirotécnico na Praceta 24 de Junho.

 

Nos dias seguintes, alternadamente, D. António Carrilho visitou algumas escolas, instituições do poder local – Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Calheta, centros de cultura, como a Casa das Mudas e o Engenho, e outras entidades de relevo, Santa Casa da Misericórdia e o Centro de Saúde.

 

Celebrações litúrgicas, reuniões em cada paróquia (Calheta, São Francisco Xavier e Atouguia), encontros com as famílias e jovens destacaram-se também na agenda desta visita pastoral que terminou no dia 15 de Junho, na igreja de S. Francisco Xavier, com os Crismas em conjunto para as três comunidades. As palavras de D. António Carrilho, Bispo do Funchal, na Homilia na Igreja do Espírito Santo, no início da Visita Pastoral à Calheta.

”Venho aqui com a intenção de ir ao encontro de todos, como bem vedes no programa. Já verificastes, entretanto, que o Bispo não fica na igreja à espera que as pessoas venham. Teremos celebrações e alguns encontros na igreja, mas o Bispo também vai ao encontro, vai às escolas, vai visitar as diferentes instituições das três comunidades. Não estou à espera que venham. Tenho gosto em que venham e que as nossas celebrações se possam fazer com muita gente, com muita alegria e com muita festa, sem dúvida nenhuma. Mas quero ir, quero estar nos locais mais significativos da vida das pessoas… É um programa diversificado, muito rico… Vamos continuar a nossa Eucaristia com este sentido de alegria, sentindo-nos interpelados à conversão interior, pedindo ao Senhor que esta Visita Pastoral seja presença viva de Jesus, ajuda e verdadeira bênção para cada pessoa, para cada família, para cada grupo apostólico, para toda a freguesia da Calheta e para cada uma das suas três comunidades paroquiais.

 

Dia 15 – Torneio de Parapente da Calheta

Numa organização conjunta entre o Clube Naval da Calheta e a Associação de Voo Livre da Madeira – A.V.L.M., decorreu no fim-de-semana de 14 e 15 de Junho a 1.ª Prova do Campeonato da Madeira de Parapente, evento denominado por Torneio de Parapente da Calheta, inserido nas comemorações do Município da Calheta.

Nesta primeira prova, estiveram presentes os pilotos do Ludens Clube Machico, CSD Câmara de Lobos, Clube Naval Calheta, Associação Académica da UMa e Clube Naval Seixal, num total de 19 pilotos.

Com um fim-de-semana com muito calor, estiveram reunidas as condições necessárias para a realização das duas mangas (sábado e domingo), ambas num sprint ao golo, onde ganhava o piloto que fizesse o percurso em menor tempo. A manga de sábado teve descolagem no Rabaçal percorrendo o concelho da Calheta com uma distância de 7,3kms, completando apenas 3 pilotos o percurso estabelecido. O vencedor da 1.ª manga foi o piloto Renato Nóbrega do Ludens Clube Machico ao realizar o circuito em 27m. Logo atrás ficou o piloto Justino Nóbrega do CSD Câmara de Lobos a 4 minutos do primeiro. O terceiro piloto a conseguir cortar a meta foi o piloto do Clube Naval da Calheta, desta feita Nuno Caçador fazendo a manga em 1h02m. No domingo, a manga teve um percurso de 10kms, mais longo do que o anterior e tecnicamente mais difícil, não havendo nenhum piloto a conseguir atingir a meta. O piloto mais próximo da meta foi o piloto do CSD Câmara de Lobos Sérgio Gouveia, seguido pelo seu companheiro de equipa Justino Nóbrega. O piloto do Clube Naval da Calheta Miguel Sá Sousa seguiu sempre de perto os primeiros classificados desta manga, classificando-se em 3.º lugar.

Após dois dias de muito sol, onde as asas de parapente coloriram os céus da Calheta, o grande vencedor desta primeira prova do Campeonato da Madeira de Parapente edição 2008, foi o piloto estreante na competição Renato Nóbrega do Ludens Clube Machico totalizando 395 pontos, seguido do piloto do CSD Câmara de Lobos Justino Nóbrega com 362 pontos. A fechar o pódio ficou o piloto do Clube Naval da Calheta Nuno Caçador com 232 pontos.

Na classificação por clubes, o Ludens Clube Machico ao somar 743 pontos foi o grande vencedor deste evento, logo de seguida ficou o CSD Câmara de Lobos com 690 pontos e o Clube Naval da Calheta com 332 pontos fechou o pódio.

A próxima prova do Campeonato da Madeira de Parapente realizar-se-á nos próximos dias 5 e 6 de Julho.

 

Dia 16 – Abertura oficial do Centro Social dos Prazeres

No dia 16 de Junho, o Presidente da Câmara Municipal da Calheta procedeu à abertura oficial do Centro Social dos Prazeres, perante os cerca de 60 já inscritos para participar nas atividades que aí irão decorrer e que foram já “afloradas” pela equipa técnica.

 

À semelhança do que se passa com os outros Centros Sociais já existentes (o do Pinheiro, Ponta do Pargo, Estreito da Calheta e Arco da Calheta), com o funcionamento do referido Centro pretende-se criar condições para a formação individual, familiar e comunitária que proporcionem melhores condições de vida à população da freguesia dos Prazeres.

 

Assim, serão desenvolvidas ações capazes de influenciar positivamente as condições de vida das várias faixas etárias da população em diferentes áreas de atuação como a educação, a formação de base, a saúde, a actividade cultural e recreativa.

 

Dia 19 – Início das Comemorações do 506.º aniversário do Município da Calheta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 30 – Hastear da Bandeira Azul

O início oficial da época balnear no Concelho da Calheta foi marcada com a cerimónia do hastear da Bandeira. Aconteceu do dia 30 de Junho de 2008, com a presença de várias entidades, entre elas: Município da Calheta, Capitania do Porto do Funchal, Direção Regional do Ambiente, Direção Regional de Planeamento e Saúde Pública, Escola Básica e Secundária da Calheta e jovens participantes no Programa JOCA – Juventude Ocupacional da Calheta.

 

 

 

 

 

 

 

Mês de Julho

 

Dia 06 – Participação do Município da Calheta na XX Edição da Feira Regional de Municípios integrada no XXIV Festival Regional de Folclore “48 Horas a Bailar” em Santana

O Município da Calheta participou uma vez mais, na Feira Regional dos Municípios, que decorreu de 04 a 06 de Julho de 2008 em Santana, integrada no Festival Regional de Folclore e subordinada ao tema “Artes e Ofícios”. No stand da Calheta foi possível visualizar a Arte de Projetar, de Decorar, de Pintar e a Arte Manual.

 

Dia 27 -“Taça Internacional Blue Marlin – I Troféu Dr. António Ribeiro” na Calheta

Com organização do Big Game Clube de Portugal, decorreu nos dias 26 e 27 de Julho de 2008 uma competição denominada “Taça Internacional Blue Marlin – 1º Troféu Dr. António Ribeiro”, no Porto de Recreio da Calheta.

 

Tratou-se de uma competição desportiva de pesca grossa, específica à espécie espadim azul. Para além de qualificar a equipa vencedora para representar a Madeira e Portugal no prestigiado IGFA – Offshore World Championship que se realiza no México, esta prova integrou ainda o Circuito Internacional de Pesca Grossa de Portugal, que qualifica a equipa vencedora a representar o Big Game Clube de Portugal no famoso HIBT – Hawaiian International Billfish Tournament, no Hawaii.

 

Além de promover a Madeira como zona de excelência para a pesca do Blue Marlin, esta iniciativa teve também como principal propósito homenagear o médico- cirurgião madeirense Dr. António Ribeiro, uma referência da medicina, bem como da actividade desportiva à escala internacional. Este evento contou os apoios do Porto de Recreio da Calheta, Turismo da Madeira, Câmara Municipal da Calheta, bem como das empresas Repsol, Brandimporte, Diário de Notícias, BES, VET Funchal, Marlin World, Hotel Penha França e Palheiro Estate.

 

 

Mês de Agosto

 

Dia 03 – Circuito Câmara Municipal da Calheta

Decorreu no dia 03 de Agosto uma prova de Ciclismo denominada “Circuito Câmara Municipal da Calheta”. Tratou-se de uma organização da Associação de Desportos da Madeira, com o apoio da Autarquia. Com partida da Marginal da Vila da Calheta, o circuito incluiu a passagem pelas freguesias: dos Prazeres, do Estreito da Calheta, da Calheta, do Arco da Calheta, com meta no local de partida.

 

Dia 21 -Comemorações Funchal 500 anos

No dia 21 de Agosto, o Funchal comemorou o 5.º Centenário da sua elevação a cidade, apresentando um vasto programa comemorativo. Integrado nas comemorações dos 500 anos, realizou-se uma estafeta entre os diversos Concelhos da RAM, a qual envolveu 500 pessoas. O Concelho da Calheta, fez-se representar por uma comitiva de 50 pessoas que se concentraram nos Paços do Concelho. A estafeta tinha como objectivo representar a solidariedade dos 10 Concelhos à Cidade do Funchal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 23 -A praia da Calheta voltou a receber mais uma edição do evento “Beach Party”

No dia 23 de Agosto de 2008, a praia da Calheta voltou a receber mais uma edição do evento “Beach Party” cuja cabeça de cartaz foi a DJ Joyce Mercedes, conceituada Dj holandesa.

 

Este evento, de entrada gratuita, organizado conjuntamente pela Câmara Municipal da Calheta e Discoteca Vespas, contou também com a seleção musical do Dj Oxy. No local estiveram presentes milhares de pessoas, que mantiveram a animação até ao último minuto da festa.

 

Dia 24 -“A Charanga dos Bombeiros Voluntários do Nordeste / Açores” visitou o Município da Calheta

No passado dia 24 de Agosto, o Município da Calheta em colaboração com o Município de São Vicente recebeu a Charanga dos Bombeiros Voluntários do Nordeste / Açores, proporcionando uma visita a diversos pontos do nosso Concelho, nomeadamente ao Centro das Artes – Casa das Mudas, ao Engenho da Calheta, à Quinta Pedagógica dos Prazeres e ao Hotel Jardim Atlântico. Este grupo teve também oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho musical, através de uma atuação junto à praia de areia amarela da Calheta, onde despertou a curiosidade de alguns banhistas que se encontravam no local.

 

Dia 27 -Cerca de 1200 Idosos do concelho visitaram a Quinta do Santo da Serra

O executivo da Câmara Municipal, através da Secção de Ação Social e Cultural, promoveu a VIII Edição da Iniciativa “Conheça a Nossa Ilha de Lés a Lés”, com um passeio / convívio à Quinta do Santo da Serra.

 

Realizada anualmente pela Câmara Municipal, esta iniciativa que tem como objectivo proporcionar aos Calhetenses de 60 ou mais anos de idade, passeios/convívio pelo Arquipélago da Madeira, tendo em vista o contacto com outras realidades.

 

Para que tudo isto fosse possível, a Autarquia tratou de toda a organização, disponibilizou os recursos humanos que acompanharam os participantes, e assumiu todos os custos inerentes à iniciativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 31 -Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo no Luxemburgo

Realizou-se nos dias 30 e 31 de Agosto de 2008, a 1ª Fase da Taça ETTU, competição de clubes organizada pela União Europeia de Ténis de Mesa e na qual participaram quatro equipas da Região Autónoma da Madeira – três masculinas e uma feminina. Aqui fica o registo da participação da Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo em Dudelange, no Luxemburgo.

 

 

Mês de Setembro 

 

Dia 14 – 1º Festival de Marisco da Calheta

O Município da Calheta recebeu entre os dias 12 e 14 de Setembro de 2008, o 1º Festival de Marisco – “Seadfood Festival”, junto à praia de areia amarela. Uma iniciativa da empresa Oui C’est Moi, que contou com o apoio da Câmara municipal da Calheta, o Art Caffé e outras empresas da região.

 

Os restaurantes / marisqueiras participantes foram: “MANEL BEACH BAR” – Praia da Calheta, “PORTINHO” Snack- Bar – Restaurante, Jardim do Mar, “FONTE DA ARCADA”, Restaurante Marisqueira Lisboa, “CAVILHA” Restaurante Marisqueira Pombal, e PRAZER DA PAELLA, Palma de Maiorca – Figueiró dos Vinhos, os quais proporcionaram aos visitantes a oportunidade de degustar algumas “delícias” do mar.

 

O 1º Festival de Marisco no Concelho da Calheta, contou ainda com um vasto programa de animação, e também com o concurso de eleição da Miss Praia Calheta, do qual Jéssica Andrade, uma jovem natural do Paul do Mar foi a vencedora.

 

Dia 21 -Festa do Pêro

No passado fim-de-semana, 20 e 21 de Setembro, realizou-se a XXIV edição da FESTA DO PÊRO, na Freguesia da Ponta do Pargo.

 

Esta Festa, de caráter rural, reuniu muitos agricultores que transformaram a produção do pêro numa festa muito animada, acompanhada das habituais barracas e do conhecido cortejo alegórico com aproximadamente 30 agricultores que apresentaram os seus tratores com as suas colheitas. Os frequentadores do Centro Social do Amparo (CMC) e entre outros, não deixaram de marcar igualmente a sua presença.

 

De assinalar também, a intervenção do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, em representação do Presidente do Governo Regional e a participação de vários grupos de folclore; instrumentais e um conjunto de ritmos modernos.

 

Esta edição, foi organizada pela casa do Povo da Ponta do Pargo e contou com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Câmara Municipal e outras entidades locais.

 

Dia 26 – 5ª Edição das Atividades “Verão em Cheio” 2008

Como é do conhecimento geral o projecto “Verão em Cheio/2008”, Férias recreativas, desportivas e culturais, foi promovido pelo Município da Calheta, durante os meses de Julho, Agosto e Setembro.

 

Já na sua 5ª edição, este programa surgiu na sequência da política social implementada pela Autarquia, e tem como principal objectivo ocupar as crianças e jovens do concelho da Calheta (dos 6 aos 15 anos de idade) nas férias de Verão, integrando-os em momentos de formação, de sociabilização e prática desportiva sob a orientação de técnicos qualificados para o efeito.

 

No dia 26 de Setembro, ocorreu o encerramento do programa com a entrega de DVD’S e Diplomas aos participantes, onde marcaram presença quer os encarregados de educação, quer o Presidente do Município da Calheta. No entender do autarca, o balanço da actividade é mais uma vez positivo e é intenção da edilidade continuar com este tipo de iniciativas

 

Dia 27 – Igreja do Arco da Calheta acolheu Concerto Regina Pacis

No âmbito da Temporada Artística 2008, do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA), teve lugar no dia 27 de Setembro, na Igreja do Arco da Calheta um concerto denominado, Ensemble Vocal Regina Pacis. Note-se que o Ensemble vocal “Regina Pacis”, tem como principal objectivo dar a conhecer ao público a polifonia renascentista Portuguesa, embora o seu repertório não se limite a este género musical. De salientar que este é o primeiro grupo deste género na Madeira.

 

 

Dia 28 – Concelho da Calheta Comemora Dia do Coração

No passado dia 28 de Setembro, centenas de pessoas participaram na comemoração do dia do coração no Concelho da Calheta. Integrada no Projecto do programa “Calheta Saudável”, denominado “Ginástica pelas Freguesias, esta iniciativa contou com um passeio pedestre nas levadas do rabaçal, um almoço e finalizou com a elaboração de um “coração humano” por parte dos participantes, caracterizando e assinalando desta forma este dia.

 

É de salientar que a “Ginástica pelas Freguesia”, cuja entidade promotora é a Câmara Municipal da Calheta, é um projecto de educação para a saúde, que abrange todas as faixas etárias da população calhetense, através da atividade física orientada, visando a aquisição de estilos de vida ativos, através de aulas de ginástica aeróbica, ginástica localizada, flexibilidade e relaxamento, contribuindo assim para uma melhoria na qualidade de vida.

 

O referido projeto abrange as oito freguesias do Concelho da Calheta, conta já com 16 núcleos, 22 grupos de prática, num total de cerca de 450 inscritos.

 

 

Mês de Outubro 

 

Dia 01 – Dia Internacional das Pessoas Idosas foi assinalado nos Centros Sociais do Município da Calheta

O Dia Internacional das Pessoas Idosas, dia 1 de Outubro, não passou despercebido nos Centros Sociais do Município da Calheta. Para assinalar esta data cada uma das equipas de trabalho dos Centros deu largas à imaginação e preparou à sua maneira a comemoração deste dia.

 

Centro Social do Pinheiro

Em comemoração do Dia Internacional das Pessoas Idosas foi elaborado um cartaz para que os frequentadores do Centro Social do Pinheiro pudessem expressar as suas ideias e sentimentos relativos a este dia. Os utentes organizaram a confeção de uma sopa que foi saboreada por todos num ambiente de convívio e partilha. No final foi entregue a todos os uma pequena lembrança.

 

Centro Social da Ponta do Pargo

O dia Internacional das Pessoas Idosas no Centro Social da Ponta do Pargo foi comemorado com um Almoço/Convívio no Centro e uma Missa na Igreja da Nossa Senhora do Amparo, com a intenção de abençoar os todos os idosos.

 

Centro Social do Arco da Calheta

O Centro Social do Arco da Calheta, uma vez mais comemorou o dia Internacional das Pessoas Idosas. Através da parceria entre o Centro de Saúde Local e a Câmara promoveu-se uma ação de sensibilização sobre os “Cuidados a ter com os pés”, seguida de uma festa / convívio onde a alegria, a boa disposição e a participação ativa dos frequentadores estiveram sempre presentes, contrariando o fator idade.

 

Centros Sociais do Estreito da Calheta e dos Prazeres

Os frequentadores dos Centros Socais do Estreito da Calheta e dos Prazeres, juntaram-se no Centro Social do Estreito da Calheta para comemorarem o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Foi um dia repleto de atividades, convívio, boa disposição e alegria entre todos os presentes. Realizaram-se diversos jogos de socialização como os jogos de Dominó, de Bingo, de cartas, para além de jogos de destreza motora com arcos no espaço exterior do Centro. No final, houve um lanche convívio com muita música e dança.

 

Dia 10 – Comemoração da Semana do Rótulo Ecológico

No âmbito da Comemoração da Semana do Rótulo Ecológico Europeu, o Hotel Jardim Atlântico realizou uma ação de limpeza de resíduos sólidos em parceria com a Câmara Municipal da Calheta, na entrada para o percurso pedonal da Levada Nova, na Maloeira, Fajã da Ovelha. Nesta actividade participaram os hóspedes do hotel Jardim Atlântico e os frequentadores do Centro Social dos Prazeres.

 

Esta Ação está também integrada no Plano de Formação e Sensibilização na área ambiental que a Autarquia tem vindo a desenvolver nos Centros Sociais que tutela.

 

Dia 16 – Centos Sociais Comemoram Dia da Alimentação

No Dia 16 de Outubro, os frequentadores dos Centros Sociais dos Prazeres, Estreito da Calheta e Pinheiro, comemoraram o Dia da Alimentação.

 

No Centro Social dos Prazeres, decorreu uma ação de sensibilização sobre a importância de uma alimentação saudável, com o objectivo geral de promover hábitos de vida saudáveis, e em particular a promoção de uma alimentação saudável.

 

Esta iniciativa foi dinamizada com a confeção de uma salada de fruta que foi degustada no próprio dia pelos frequentadores.

 

No Centro Social do Estreito da Calheta, este dia foi comemorado com a preparação de uma tradicional Sopa de Trigo, fazendo deste modo alusão à importância da realização de uma alimentação saudável e valorizando o que de bom perdura de tradicional da nossa terra.

 

A actividade decorreu durante a tarde no “lugar do Forno”, onde a sopa foi elaborada pelos frequentadores do Centro Social, tendo sido os próprios a contribuir com os ingredientes da mesma. Assim, o Dia da Alimentação foi comemorado de forma muito “saborosa”, tendo a sopa sido acompanhada pelos cânticos e a alegria habitual, que caracterizam sempre as atividades / convívios realizadas por este Centro.

 

No Centro Social do Pinheiro, os frequentadores começaram por estudar a roda dos alimentos e a separar os diferentes grupos que a compõem, para conhecerem bem cada um deles. Depois foi organizado um almoço convívio no Centro para conviverem e conversarem sobre a importância da alimentação e os cuidados que devemos ter para que a nossa alimentação seja saudável. Este foi um dia para estar com os outros em clima de partilha e amizade, mas também para refletir sobre o dia-a-dia de cada um, e em grande grupo procurar formas de viver melhor a nossa alimentação.

 

Dia 24 – Galeria Nasce nos Prazeres

Inaugurada no dia 24 de Outubro a Galeria dos Prazeres é um novo espaço dedicado à exposição. Como mostra inaugural, esta Galeria reuniu 16 artistas madeirenses na coletiva designada “Caixinhas Aromáticas”, que estará patente ao público até ao dia 28 de Novembro do corrente.

 

No local estiveram presentes o Vice-Presidente do Governo Regional, Dr. Cunha e Silva, o Presidente da Câmara Municipal da Calheta, Manuel Baeta de Castro e demais entidades.         

 

Dia 29 – Calheta faz avaliação aos Estabelecimentos de Ensino do Concelho

O Presidente da Câmara Municipal da Calheta, acompanhado pelo Vice-Presidente, e pela Delegada Escolar, visitou nos dias 27, 28 e 29 de Outubro as Escolas do 1º Ciclo/PE do Concelho, incluindo também os Jardins de Infância, num total de 11 estabelecimentos.

 

Esta iniciativa, teve como principal objetivo apurar as condições das escolas e as suas maiores carências, por forma a fazer um ponto da situação em relação às necessidades dos diferentes estabelecimentos de ensino, uma vez que as Autarquias têm visto a aumentar as suas competências na área da Educação, para onde vai uma parte substancial do orçamento camarário.

 

Manuel Baeta focou que embora o parque escolar da Calheta, seja considerado neste momento, um parque renovado, defende que há sempre melhorias a fazer e que a Autarquia irá concerteza aproveitar estas visitas para promover um programa que vise a melhoria das condições nas escolas.

 

Durante as visitas, o Autarca anunciou também que a Câmara Municipal da Calheta irá entregar em breve, a cada escola, um quadro interativo. Aos cerca de 950 alunos foi entregue uma pequena lembrança.

 

 

Mês de Novembro 

 

Dia 05 – Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde Eco – Escolas

Durante o ano 2008, três escolas do Concelho da Calheta foram galardoadas com a Bandeira Verde Eco – Escolas. Este galardão é atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (AB AE/FEE), sendo este um reconhecimento que vem reforçar o trabalho desenvolvido na área da educação ambiental, a nível das escolas.

 

Escola Básica dos 1º, 2º e 3º Ciclos – Professor Francisco Manuel Santana Barreto,

Fajã da Ovelha – 31/10/2008>

 

Escola Básica e Secundária da Calheta - 05/11/2008>

 

Escola Básica do 1º Ciclo/PE de Ladeira e Lamaceiros- 18/12/2008>

 

Dia 07 – Concurso de Fotografia

 

Dia 08 – Paul do Mar recebeu a 3ª Etapa do Circuito Regional de Surf Nestea

Decorreu no dia 08 de Novembro de 2008, no Paul do Mar, com o apoio da Câmara da Calheta, a 3ª etapa do Circuito Regional de Surf Nestea da Associação de Desportos da Madeira.

 

Segundo a organização, a 3ª Etapa, que fora adiada por três semanas devido às más condições marítimas, decorreu desta feita com uma ótima ondulação, propícia á prática da modalidade, o que permitiu aos atletas mostrarem o seu valor e executar as manobras com alguma perfeição, obtendo pontuações elevadas em várias ondas.

 

O Surfista Belmiro Mendes do C. A. Madeira teve uma ótima prestação no seu 1º Heat, chegando inclusive, a obter a pontuação máxima numas das ondas por parte de alguns juízes. No entanto, na Final de Surf Open, o destaque vai para o Orlando Pereira, do Clube Naval de São Vicente, que apanhou duas ondas com uma ótima prestação, permitindo-lhe ficar em 1º lugar na Etapa. O 2º lugar foi conquistado por Paulo Teles do C. A. Madeira, o 3º lugar por André Rodrigues do Surf Club Madeira, o 4º Lugar por Belmiro Mendes do C. A. Madeira e a fechar o top 5, o David Barbosa do C. Naval de São Vicente.

 

Dia 12 – Calheta Foi convidada de Honra em Caracas

Uma delegação do Município da Calheta – Madeira, e o Grupo de Folclore local, visitaram a Venezuela no mês de Novembro. A representação Autárquica foi liderada por Manuel Baeta de Castro, Presidente da Câmara Municipal da Calheta e um dos autarcas da Madeira há mais tempo no ativo.

 

O Programa oficial iniciou-se a 12 de Novembro, com uma visita ao Lar Padre Joaquim Ferreira, em Los Anaucos. Nesse mesmo dia, a delegação Calhetense associou-se ao aniversário ao “Correio da Venezuela”, onde Manuel Baeta foi o convidado de honra na festa comemorativa no Salão Gales.

 

Durante a estadia de uma semana em terras bolivianas, os autarcas e o Grupo de Folclore da Calheta marcaram presença em diversas localidades da Venezuela. A comitiva autárquica, liderada por Manuel Baeta de Castro, foi composta pelo Vice-Presidente da Autarquia, Carlos Manuel Ornelas Teles, pelo Deputado Agostinho dos Ramos Gouveia, pelo membro da Assembleia Municipal, João Maria da Silva e por alguns elementos do Grupo de Folclore da Calheta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 20 – Comemoração do 19.º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças

No dia 20 de Novembro do corrente, celebrou-se na Escola Básica e Secundária da Calheta, os 19 anos da adopção pela Assembleia Geral nas Nações Unidas da Convenção dos Direitos das Crianças, em 20 de Novembro de 1989 e ratificada por Portugal um ano depois, em 21 de Setembro.

 

Foi já ratificada por 192 países vinculando os estados a adaptar o seu direito interno às normas da convenção para promover a protecção e promoção eficaz dos direitos e liberdades consagrados.

 

Esta iniciativa foi a nível regional, por todas as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens da Região. Neste Concelho contámos com a imprescindível participação da Escola, para promover a participação das crianças, que foram os principais alvos desta convenção. A apresentação do poema, a largada de balões, a entrega de marcadores de leitura, bem como, a exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 5.º e 6.º ano, foram a base desta comemoração.

 

Dia 22 – O II Rali Open da Calheta

No dia 18 de Novembro, foi apresentado em conferência de imprensa no salão nobre da Câmara Municipal da Calheta, o II Rali Open da Calheta, prova de todas as decisões no Campeonato Open Ralis da Madeira 2008.

 

No dia 22 de Novembro foi para a estrada o II Rali Open da Calheta…

 

Este evento, organizado pelo Clube Desportivo Nacional com o apoio da Câmara Municipal da Calheta, contou com 35 inscritos.

 

Para mais informações consultar o Site da Secção de Desportos Motorizados do C.D.Nacional

 

 

Mês de Dezembro 

 

Dia 05 – Inauguração do Presépio Concelhio junto ao Jardim do “forno da cal” na Vila da Calheta

A Câmara Municipal da Calheta, promoveu no passado dia 05 de Dezembro, pelas 20 horas, a inauguração do Presépio Concelhio e a abertura oficial da iluminação natalícia no Concelho da Calheta, junto ao Jardim do “Forno da cal”, na Vila da Calheta.

 

Por tratar-se de uma das principais manifestações da quadra natalícia, a elaboração do presépio é já uma tradição no nosso Concelho, com o objectivo de oferecer aos munícipes e visitantes a possibilidade de estarem próximos do Nascimento de Cristo.

 

Do programa constou, o fogo-de-artifício e a atuação de vários grupos das diversas freguesias do Concelho, em que os cânticos tradicionais da época marcaram a noite de convívio e confraternização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 11 – Convívio de Natal para todas as crianças integradas nas Escolas do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Concelho

A Câmara Municipal da Calheta, promoveu também a X Edição do Convívio de Natal para cerca de 950 crianças do Pré – escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, acompanhados por cerca de 200 professores e auxiliares de ação educativa, no dia 11 de Dezembro, entre as 10 e as 13 horas, no Pavilhão do CDR Prazeres.

 

Esta iniciativa, tem como principal objectivo proporcionar a todos os participantes momentos de convívio e animação próprios da Época Natalícia e para que tal seja possível, a Autarquia disponibiliza o transporte necessário, o espetáculo de animação, os lanches e um brinquedo a cada criança.

 

Do programa, constou a atuação dos alunos do 4º ano, sob a orientação dos professores de apoio à expressão musical e dramática, com canções, uma peça de teatro intitulada “Natal no Reino da Alegria” e um Auto de Natal; atuação do Grupo de Danças Desportivas orientado pela Professora Oksana, pertencente à Associação Prestige Dance, com a Valsa Inglesa, o Chá-chá-chá, Jive e Samba; e a atuação das alunas da Escola Básica e Secundária da Calheta, que ao longo de vários anos têm participado no Festival “Talentos à Solta” e no núcleo de Teatro Musical daquela Escola, sob a orientação do Professor Almindo.

 

A intervenção do Presidente da Autarquia, aconteceu por volta das 12h15, antecedendo a entrada dos onze Pais Natal das escolas e a distribuição dos brinquedos a cada uma das crianças.

 

É importante salientar que na edição deste ano, a Câmara Municipal lançou novamente o desafio às várias escolas para que construíssem elas próprias a sua árvore de Natal com materiais recicláveis, pelo que aceitaram e revelaram grande originalidade na elaboração das mesmas, tendo assim também contribuído para a sensibilização da preservação do ambiente.

 

Por parte da Câmara Municipal, aqui fica um agradecimento a todos aqueles que de uma forma ou de outra tornaram possível a realização e abrilhantaram mais uma vez este evento.

 

Dia 14 – Convívio de Natal para os maiores de 60 anos de idade das oito freguesias do Concelho

A Câmara Municipal da Calheta, promoveu a X Edição do Convívio de Natal para cerca de 1500 maiores de 60 anos de idade do Concelho, com um almoço, no dia 14 de Dezembro, entre as 13 e as 17 horas, no Pavilhão do CDR Prazeres.

 

Esta iniciativa, tem como principal objetivo proporcionar a todos os participantes momentos de convívio e animação próprios da Época Natalícia e para que tal seja possível, a Autarquia disponibiliza o transporte necessário (23 autocarros), o espetáculo de animação (com vários grupos locais), o almoço e um presente a cada participante.

 

Neste evento, e a convite da Autarquia, marcaram presença o Vice – Presidente do Governo Regional, Dr. João Cunha e Silva; e o Secretário Regional dos Assuntos Sociais, Dr. Francisco Ramos; para além dos vários membros do Executivo Camarário, Presidentes de Junta de Freguesia e Párocos locais.

 

Do programa, constou a distribuição de um gorro de Pai Natal, e uma lembrança a todos os presentes, a animação musical ficou a cargo das alunas da Escola Básica e Secundária da Calheta, que ao longo de vários anos têm participado no Festival “Talentos à Solta” e no núcleo de Teatro Musical daquela Escola, sob a orientação do Professor Almindo; do músico local Carlos Santos, e da atuação de vários grupos musicais do concelho: Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Calheta, Grupo de Cordas da Casa do Povo da Fajã da Ovelha; Grupo Instrumental e de Cantares da Casa do Povo da Ponta do Pargo; e Grupo de Folclore da Calheta, e como não podia deixar de ser, foram oferecidos ramos de flores e cantados os Parabéns em conjunto, a duas participantes que comemoravam o seu aniversário.

 

É importante salientar, que pela segunda vez consecutiva a RDP – Madeira associou-se a este Convívio através do Programa “Abraço da Madeira”, com transmissão em direto para todo o mundo.

 

Por parte da Câmara Municipal, aqui fica um agradecimento a todos aqueles que de uma forma ou de outra tornaram possível a realização e abrilhantaram mais uma vez este evento.

 

Dia 17 – Visita do Presidente da Câmara Municipal aos Convívios de Natal dos Centros Sociais do Concelho

Nos dias 16 e 17 de Dezembro de 2008, tiveram lugar os Convívios de Natal nos Centros Sociais da Ponta do Pargo, Prazeres, Estreito da Calheta, Pinheiro e Arco da Calheta. No âmbito das várias atividades desenvolvidas nestes cinco Centros Sociais da responsabilidade da Autarquia, que contam já com cerca de 450 frequentadores, realizaram-se os Convívios Natalícios em cada um deles.

 

Cada um dos Centros, à sua maneira, preparou um programa natalício especial com cânticos natalícios e/ou peça de teatro, construiu a sua árvore de Natal e presépio, com a particularidade de todos serem realizados com materiais recicláveis, com o intuito de preservar o ambiente. Todas as atividades foram realizadas pelos próprios frequentadores (lembranças, cânticos e teatro), e ensaiadas em cada Centro Social, contando também com o apoio da professora das aulas de canto.

 

De salientar, que durante estes dois dias, em todos os centros sociais reinou a alegria e a boa disposição entre todos. 

 

Partilhe Esta Página