Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Notícias ano de 2009

Mês de Fevereiro

 

 

Dia 13 – Frequentadores dos Centros Sociais comemoram Dia dos Namorados no Art Caffé

No dia 13 de Fevereiro de 2009, no Art Caffé, foi ao som da seleção musical do DJ Sérgio Soares que os frequentadores dos Centros Sociais da responsabilidade da Câmara Municipal da Calheta passaram uma tarde a dançar e a divertir-se entre música e risos na “’Festa da Amizade’”.

 

Esta iniciativa, organização do Art Caffé, realizou-se pelo terceiro ano consecutivo, e teve como principal objetivo assinalar o Dia dos Namorados e dos Afetos, bem como, permitir que cada um dos centros sociais apresentasse uma pequena surpresa de uma forma particular e única, como por exemplo a identificação de cada grupo.

 

E por ser um dia tão especial e para manter viva a sua lembrança, o Presidente da Câmara decidiu oferecer uma rosa aos participantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 22 – Centenas de pessoas acorreram ao Loreto para participar no já tradicional desfile de Carnaval da Calheta

No dia 22 de Fevereiro de 2009, alegria, cor e animação encheram uma vez mais o Loreto no desfile de Carnaval da Calheta, com a participação de muitos foliões, numa organização da Associação Cultural e Desportiva do Arco da Calheta (ACDAC), que conta com o apoio da Câmara Municipal da Calheta, Junta de Freguesia do Arco da Calheta, e de algumas empresas locais.

 

É um autêntico cortejo trapalhão, onde grupos de mascarados animam o desfile e pregam partidas ao público, e este ano contou também com a participação dos frequentadores do Centro Social do Estreito da Calheta com disfarces inspirados na floribela.

 

 

 

Mês de Março

 

Dia 10 – Ação de Formação sobre entrega das declarações de IRS/2008 Via Internet

No dia 10 de Março, teve lugar na Câmara Municipal da Calheta pelo terceiro ano consecutivo uma ação de formação sobre a entrega das declarações de IRS/2008 Via Internet.

 

Integrada no âmbito de uma parceria estabelecida entre a Direção Regional dos Assuntos Fiscais (DRAF) e a Autarquia, esta ação pretendeu “formar” os funcionários que trabalham nos espaços multimédia do concelho, onde os contribuintes do Município, poderão entregar via Internet as respetivas declarações gratuitamente.

 

É importante salientar que a entrega e preenchimento da declaração de IRS via eletrónica, é da exclusiva responsabilidade dos munícipes. No entanto, poderão recorrer aos funcionários dos Espaços de Multimédia para esclarecer dúvidas que eventualmente possam surgir.

 

Dia 13 – Compromisso de Honra e Entrega de Divisas nos Bombeiros Voluntários da Calheta

No dia 13 de Março de 2009, no quartel dos Bombeiros Voluntários da Calheta teve lugar o Compromisso de Honra e Entrega de Divisas a 18 elementos daquela corporação que frequentaram e ficaram aptos no IV curso de formação para a promoção a Bombeiros de 3.ª Classe.

 

O referido curso decorreu entre Setembro de 2008 e Março de 2009, à terça e quinta-feira em horário pós-laboral e aos Sábados o dia todo, e foram abordados entre outros, os seguintes temas: “Química do fogo”, “Agentes Extintores”, “Materiais Perigosos”, “Viaturas e Equipamentos”, “Combate a Incêndios Urbanos e Industrial”, “Combate a Incêndios Florestais”, bem como um simulacro como mostram as imagens recolhidas.

 

Dia 18 – Centro Social dos Prazeres recebeu ações de sensibilização ambiental

Integrado no Plano de Formação e Sensibilização na área ambiental que a Autarquia tem vindo a desenvolver nos Centros Sociais e nas atividades de educação ambiental do Programa Bandeira Azul, foi realizada uma atividade no Centro Social dos Prazeres sob a temática: “Separação e Recolha Seletiva”. Esta atividade dividiu-se em 3 partes, sendo que no dia 10 de Março os utentes assistiram a uma pequena palestra sobre o funcionamento do sistema de recolha dos resíduos, desde a sua produção até ao seu destino final, incluindo os resíduos indiferenciados e de recolha seletiva. No dia 12 de Março a segunda parte da atividade foi realizada no espaço exterior do Centro Social, tendo tido um cariz prático, de modo a que os utentes aplicassem os conhecimentos teóricos recebidos anteriormente, ou seja, identificar de maneira correta o ecoponto para colocar os resíduos. Como encerramento da atividade, no dia 18 de Março, os utentes dos Centro Social deslocaram-se à Estação de Resíduos Sólidos (ETRS) da Meia Serra, onde puderam observar qual o destino final dos resíduos produzidos em toda a Região Autónoma da Madeira.

 

 

Dia 10 de Março – Atividades com Centro Cívico Prazeres: Separação e Recolha Seletiva

 

Dia 12 de Março – Atividades com Centro Cívico Prazeres: Separação e Recolha Seletiva

 

Dia 18 de Março – Atividades com Centro Cívico Prazeres: Visita à ETRS Meia Serra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mês de Abril

 

Dia 20 – A 8.ª edição do Trial 4×4+ da Calheta foi apresentada na praia da Calheta

A 8.ª edição do Trial 4×4+ da Calheta, organizada pelo Grupo Desportivo do Estreito com o apoio da Câmara Municipal da Calheta, foi apresentada no dia 20 de Abril na praia da Calheta.

 

Trata-se da primeira prova do Campeonato Trial de 2009 e integrará as comemorações do Dia do Trabalhador junto ao campo de futebol dos Prazeres.

 

Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles referiu que “espera que a prova seja mais um sucesso pois trata-se de um evento que mobiliza muita gente e que tem contribuído para a promoção do concelho”.

 

Dia 21 – A Câmara Municipal da Calheta comprou duas carrinhas para o transporte escolar

A Câmara da Calheta adquiriu, recentemente, duas carrinhas para apoio no transporte escolar de crianças do primeiro ciclo. Atualmente, o transporte escolar é assegurado pelas carrinhas dos clubes, através de protocolo celebrado com a autarquia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 25 – V Rali da Calheta contou com 45 equipas inscritas

O V Rali da Calheta foi para a estrada a 25 de Abril e contou à partida com 45 equipas inscritas, 30 das quais concorrentes ao Campeonato da Madeira “Coral” de Ralis e as restantes do Open.

 

Esta terceira prova do regional teve assim mais motivos de interesse, não apenas competitivo, mas também por ser uma prova que traz milhares de pessoas à estrada.

 

O V Rali da Calheta, organizado pelo Clube Sports Madeira com o apoio da Câmara Municipal da Calheta, foi disputado em nove “especiais”, Fonte do Bispo I e II, Santa I e II, Paul do Mar I e II, Ponta do Pargo IeII e a “superespecial” da Vila da Calheta.

 

Saliente-se ainda que a utilização de cadernetas especiais e a instalação de GPS nas viaturas, foram novidades apresentadas neste rali.

 

Dia 25 – “Antena 3 On Tour 2009” trouxe a banda Tiago Bettencourt & Mantha à Calheta

Foram muitas as pessoas que se deslocaram à praia da Calheta na noite de 25 de Abril para assistir ao primeiro espetáculo do “Antena 3 On Tour 2009”.

 

Do programa, cuja principal atração foi a banda Tiago Bettencourt & Mantha, constou as propostas dos madeirenses Lino P e Ruben C, para além dos DJs Pedro Afonseca, Ricardo Gouveia & Michael Teixeira, Mastergroove e Michael Montez.

 

 

Mês de Maio

 

Dia 01 – Aprecie as Comemorações do 1º de Maio/2009 na Calheta

 

Dia 23 – Dia Mundial da Asma 2009 – Ação de Rastreio de Avaliação da Capacidade Respiratória

No âmbito do Programa Regional de Prevenção e Controlo da Asma (PRCA) para a comemoração do Dia Mundial da Asma, dia 5 de Maio, cujo tema é o mesmo do ano passado “Você pode controlar a sua asma”, realizou-se no dia 23 de Maio de 2009, junto ao porto de recreio da Calheta, uma Acão de Rastreio de Avaliação da Capacidade Respiratória pelo Instituto de Administração de Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, que implica um tempo avaliativo antes e após exercício físico, sensibilizando para a importância do auto-controlo na doença asmática.

 

  

Mês de Junho

 

Dia 20 – O Município da Calheta comemorou o seu 507º aniversário no mês de Junho

O programa das festas do Concelho, foi marcado no dia 19 de Junho, pela sessão solene no Centro das Artes Casa das Mudas, pela VIII Edição do Festival da Canção Inter-Escolas “Talentos à Solta” e pelo evento “Calheta Live Dance” cuja cabeça-de-cartaz foi a DJ Rocky G e contou com as atuações da Banda Rock da Calheta “Run Four Miles” e da Banda Musical “Cool Feel Band”.

 

No dia 20 de Junho, o público assistiu ao já tradicional desfile das Marchas de São João, na Av. D. Manuel I, seguidas do espetáculo piromusical na baía da Calheta, da atuação da banda Internacional “Santa Maria” e pela noite dentro discoteca Vespas ao ar livre.

 

Num ambiente que era de festa e de extrema boa-disposição, as marchas contaram ainda com a participação de duas caras bem conhecidas do grande público. Embora não tivessem entrado no desfile, Diana Chaves e Jorge Gabriel ajudaram a abrilhantar a festa ao conduzirem a partir do palco todo o desenrolar daquela festa popular.

 

Em relação às marchas de São João, trata-se de uma organização da Câmara Municipal da Calheta, e contou com cerca de 600 figurantes em representação das 8 freguesias do Concelho, cuja ordem do desfile e respetivo tema foram os seguintes.

 

A 1ª marcha a desfilar foi a da freguesia do Jardim do Mar com o tema “Os Manjericos de São João”; em seguida, a freguesia da Fajã da Ovelha com o tema “O Trigo hoje é Rei”; a freguesia da Calheta com o tema “O Jardim de Éden”; a freguesia da Ponta do Pargo com o tema “O Pêro em Festa”; a freguesia do Paul do Mar com o tema “As Sereias”; a freguesia do Arco da Calheta com o tema “Religião e Tradição”; a freguesia do Estreito da Calheta com o tema “Romarias de Verão”; e por fim a freguesia dos Prazeres com o tema “Fonte e Fontanários”.

 

Para levar a cabo esta iniciativa, a Câmara Municipal tem contado ao longo destes anos com o empenho e dedicação de várias pessoas, quer na escolha dos temas, trajes e acessórios, quer no envolvimento dos figurantes, ensaios e coreografias.

 

Dia 22 – Alcaidesa de El Hatillo e comitiva foram recebidos na Calheta

Uma comitiva presidida por Myriam do Nascimento, alcaidesa do município de El Hatillo, na Venezuela, visitou a ilha da Madeira de 16 a 25 de Junho e foram recebidos no dia 22 de Junho no salão nobre da autarquia pelo executivo camarário.

 

Dia 30 – Praia da Calheta hasteia bandeira “Praia Acessível”

A Praia da Calheta recebeu esta época balnear, pela primeira vez, a distinção de Praia Acessível. Este galardão nasceu por iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência (CNCAEPD), sendo que o acompanhamento técnico é feito pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P..

 

A atribuição deste galardão tem como objetivo distinguir as Praias acessíveis às pessoas com mobilidade condicionada; sensibilização para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada; dar a conhecer às pessoas com deficiência e, de um modo geral, a todas as pessoas com mobilidade condicionada, com especial destaque para os idosos, as praias com acessibilidade e promovê-las, a nível nacional e internacional, como destino de férias; mobilizar através das parcerias estabelecidas com as autarquias locais e os concessionários das praias para a necessidade de promover a acessibilidade às praias. Depois de algumas verificações técnicas, de modo a fazer cumprir os critérios de acesso ao Galardão, a Bandeira Acessível foi hasteada a 30 de Junho.

 

Dia 30 – Cerca de 1100 maiores de 60 anos de idade do concelho visitaram a Ilha do Porto Santo em 2009

O executivo da Câmara Municipal, através da Secção de Ação Social e Cultural, promoveu a XI Edição da Iniciativa “Conheça a Nossa Ilha de Lés a Lés”, com um passeio / convívio à Ilha do Porto Santo, nos meses de Maio e Junho de 2009.

 

Realizada anualmente pela Câmara Municipal, esta iniciativa que tem como objetivo proporcionar aos Calhetenses de 60 ou mais anos de idade, passeios/convívio pelo Arquipélago da Madeira, tendo em vista o contacto com outras realidades.

 

Para que tudo isto fosse possível, a Autarquia tratou de toda a organização, disponibilizou os recursos humanos que acompanharam os participantes, o transporte necessário e um almoço. Os participantes contribuíram com um valor simbólico de 10 euros.

 

 

Mês de Julho

 

Dia 05 – Participação do Município da Calheta na XXI Edição da Feira Regional de Municípios integrada no XXV Festival Regional de Folclore “48 Horas a Bailar”

O Município da Calheta participou uma vez mais, na Feira Regional dos Municípios, que decorreu de 3 a 5 de Julho de 2009 em Santana, integrada no Festival Regional de Folclore e subordinada ao tema “O trigo e os seus derivados”.

 

O stand da Calheta ilustrou os hábitos do cultivo do trigo no concelho bem como os trajes e utensílios usados outrora pelos agricultores. As freguesias que mais contribuíram para esta mostra foram a Fajã da Ovelha e a Ponta do Pargo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mês de Agosto

 

Dia 13 – José Luís Rodrigues, Alcaide de Carrizal foi recebido na Calheta

Uma comitiva presidida por José Luís Rodrigues, alcaide do Município de Carrizal, do Estado de Miranda, Venezuela, visitou a Ilha da Madeira. No dia 13 de Agosto foram recebidos no salão nobre da Autarquia pelo executivo camarário.

 

Dia 15 – Freguesia do Paul do Mar terá Centro Cívico

Manuel Baeta, Presidente da Câmara Municipal da Calheta, apresentou no passado dia 15 de Agosto, o projecto de construção do novo Centro Cívico do Paul do Mar aos representantes das coletividades que ali irão ficar sediados.

 

Esta obra, da responsabilidade da Autarquia da Calheta, irá integrar um Centro Social intergeracional, a Casa do Povo, a Junta de Freguesia e ainda a Sede da Banda Municipal Paulense.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 31 – A Câmara Municipal da Calheta adquiriu seis mini-autocarros para o transporte escolar

No ano letivo 2009/2010, que tem início a 21 de Setembro, os transportes escolares de todos os alunos do ensino básico no concelho da Calheta vão ser feitos em novas viaturas.

 

A edilidade adquiriu seis mini-autocarros, de 20 lugares, orçados num total de 500 mil euros e que foram apresentados no dia 31 de Agosto de 2009 à comunicação social e à população em geral.

 

Na ocasião, o pároco local benzeu as viaturas e pediu a um grupo de alunos uma pequena oração e o presidente da Câmara Municipal, por sua vez, assegurou que “estes novos transportes estão muito bem equipados, permitindo toda a segurança das crianças que vão usufruir deste investimento.

 

Na sequência da política de juventude e de apoio às escolas do concelho da Calheta, «a edilidade fez um grande esforço do seu orçamento para comprar estas carrinhas que virão satisfazer as necessidades da população.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mês de Setembro

 

Dia 04 – Inauguração das obras de melhoramento do Caminho Municipal da Travessa da Figueira ao Lombo da Rocha, Igreja e Estacada na freguesia dos Prazeres

O Presidente do Governo Regional, Dr. Alberto João Jardim, inaugurou no dia 4 de Setembro de 2009, as obras de melhoramento do Caminho Municipal da Travessa da Figueira ao Lombo da Rocha, Igreja e Estacada na freguesia dos Prazeres, da responsabilidade da Câmara Municipal da Calheta.

 

Os trabalhos consistiram na recuperação do pavimento muito degradado do Caminho Municipal de ligação à Estrada Regional 222 e do Sítio da Estacada ao Lombo da Rocha, numa extensão aproximada de 1.800 metros. O pavimento executado é constituído por um tapete betuminoso. Foi, igualmente, executado um passeio em grande parte da sua extensão.

 

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Calheta, Manuel Baeta, agradeceu às pessoas que “permitiram a viabilização daquela estrada, ao cederem, gratuitamente, parte dos terrenos, nas entradas e muros para fazer o alargamento desde a Praça da Figueira até à rotunda, o que se revelava necessário para fazer os passeios.”

 

E recordou a execução de outras pequenas obras na freguesia dos Prazeres, como seja a ligação entre o pavilhão e a escola, “uma obra que era necessária para possibilitar o transporte dos alunos, com mais segurança” e a criação de estacionamentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 06 – Inauguração da beneficiação do caminho municipal do Lombo Queimado – Ponta do Pargo

As obras de beneficiação do caminho municipal do Lombo Queimado, na freguesia da Ponta do Pargo, foram inauguradas a 6 de Setembro de 2009, pelo Presidente do Governo Regional. Tratou-se de um investimento da responsabilidade da Câmara Municipal da Calheta.

 

Os trabalhos agora concluídos consistiram na beneficiação e pavimentação do Caminho Municipal, numa extensão aproximada de 475 metros.

 

O pavimento executado é constituído por um tapete betuminoso que assenta sobre uma camada de “tout-venant”. Foi ainda lançado uma rede de água potável.

 

Dia 13 – Inauguração do relvado sintético do campo do Paul do Mar

O presidente do Governo Regional, inaugurou o arrelvamento sintético do campo de futebol do Paul do Mar no dia 13 de Setembro de 2009.

 

A obra do Governo Regional contemplou não só o arrelvamento sintético do campo mas também o redimensionamento da bancada existente, e melhorias nos balneários de apoio.

 

 

Mês de Outubro

 

Dia 2 – III Encontro Regional Eco-Escolas decorreu na Calheta

No dia 2 de Outubro de 2009, realizou-se no Auditório do Centro das Artes o III Encontro Regional Eco-Escolas, organizado pela Câmara Municipal da Calheta. Na cerimónia de abertura estiveram presentes: representante do Município da Calheta, Secretário Regional do Ambiente, Secretário Regional da Educação e Cultura, Coordenadora Nacional do Programa Eco-Escolas, Coordenador Regional do Programa Eco-Escolas. No espaço exterior realizou-se uma cerimónia simbólica do hastear das Bandeiras Verdes pelas escolas galardoadas do Município da Calheta referente ano letivo 2008/2009:

 

- Centro Educativo da Apresentação de Maria – Prazeres

- Escola Básica 1º, 2º e 3º Ciclos com Pré-Escolar Professor Francisco M. S. Barreto 

- Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Calheta

- Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ponta do Pargo

- Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de Ladeira e Lamaceiros

- Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Estreito da Calheta

- Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Jardim do Mar

- Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo do Atouguia

- Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo do Guiné

- Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Paul do Mar

- Escola Básica e Secundária da Calheta

 

Seguiram-se algumas apresentações a cargo da Dr.ª Eunice Pinto e da Dr.ª Margarida Gomes sobre o Conselho Eco-Escolas e Avaliação das Atividades. Foi feita uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas do Município da Calheta inscritas no Programa Eco-Escolas, apresentada pela Profª. Olga Maciel e o Prof. Renato Azevedo.

 

A parte da tarde ficou marcada pela realização do Fórum Eco-Escolas, que se realizaram nas instalações da Escola Básica e Secundária da Calheta, sob a orientação da Dr.ª Margarida Gomes, Dr.ª Eunice Pinto, Prof. Renato Azevedo e Prof. José Manuel Silva.

 

A finalizar o encontro, o Dr.º Roberto Jardim, Diretor do Jardim Botânico, falou a todos os participantes, no auditório do Centro das Artes, sobre Floresta Indígena da Madeira. De referir que estiveram presentes cerca de 145 pessoas no III Encontro Eco-Escolas, entre eles, professores das escolas da região e técnicos das Autarquias. Ver Sequencial de Imagens  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 8 – Ação de Sensibilização ambiental no Centro Social dos Prazeres

No âmbito das comemorações da Semana do Rótulo Ecológico, o Hotel Jardim Atlântico, dinamizou uma Ação de sensibilização Ambiental, dirigida à população sénior dos Prazeres no Centro Social dos Prazeres.

 

Nesta pequena palestra, foi explicado aos utentes do Centro Social, a origem do Hotel Jardim Atlântico, o seu enquadramento na paisagem e quais as boas práticas ambientais que seguem, tendo em conta todos os prémios pelos quais já foram distinguidos.

 

 

 

 

 

 

 

Dia 9 – Ação de Limpeza no Mar do Paul do Mar

Na sequência da Semana do Rótulo Ecológico, a Câmara Municipal da Calheta colaborou com o Hotel Jardim Atlântico numa Ação de Limpeza no Mar do Paul do Mar.

 

Nesta atividade participaram alguns hóspedes, alunos da Escola Básica e Secundária da Calheta e várias pessoas que quiseram se associar a esta causa.

 

Parte da limpeza foi feita ao longo da Praia e a restante no mar, recorrendo à colaboração do Parque Natural e Polícia Marítima. Todos os resíduos recolhidos foram encaminhados para destino final adequado.

 

Para finalizar esta atividade, e como forma de agradecimento a todos os participantes, o Hotel Jardim Atlântico ofereceu um almoço convívio, no miradouro do Jardim do Mar.

 

Dia 27 – Cerimónia Protocolar da Tomada de Posse dos Membros Eleitos da Câmara Municipal da Calheta

No passado dia 27 de Outubro, teve lugar no auditório do Centro das Artes a Tomada de Posse do Executivo Camarário. Após a indigitação do reeleito Presidente da Câmara, Manuel Baeta de Castro, teve lugar a primeira Assembleia Municipal, na qual o presidente da mesma deu posse aos deputados municipais, sendo também constituída a mesa.

 

Dia 29 – Hastear da Bandeira Verde – Programa Eco-Escolas nas Escolas da Calheta

Realizaram-se várias cerimónias do Hastear da Bandeira Verde, nas Escolas do Concelho que inscreveram-se no Programa Eco-Escolas no ano letivo 2008/2009. Este Galardão é atribuído pela Associação Bandeira Azul, como forma de reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental.

 

De referir que até ao ano letivo 2007/2008, o Concelho Calheta apenas tinha 3 Escolas inscritas no Programa, passando a ter 11 escolas inscritas a partir do ano letivo 2008/2009. Juntamente à cerimónia do hastear da Bandeira Verde, as escolas: Escola Básica e Secundária da Calheta e Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de Ladeira e Lamaceiros hastearam a Bandeira Escola Segura, que simboliza o reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol da prevenção rodoviária.

 

 

 

 

 

 

Mês de Novembro

 

Dia 20 – Calheta acolhe Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima e perpetua a sua visita

A visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima ao Concelho da Calheta, que decorreu de 04 a 26 de Novembro de 2009, ficou perpetuada pela colocação de uma escultura de uma imagem de Nossa Senhora, oferecida pela Câmara Municipal da Calheta, e colocada no jardim situado nos arredores da Igreja Matriz na Vila da Calheta.

 

A cerimónia da Bênção e inauguração da referida imagem, teve lugar no dia 20 de Novembro de 2009, e foi presidida pelo Bispo da Diocese do Funchal, D. António Carrilho, que salientou a importância daquele monumento e agradeceu o gesto da Câmara Municipal.

 

É de salientar que naquele monumento, considerado como “um marco de fé”, é visível a inscrição “AD PERPETUAM MEMORIAM – PASSAGEM DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA PELO CONCELHO – NOVEMBRO DE 2009”, e servirá de informação para as gerações futuras sobre este acontecimento.

 

 

Mês de Dezembro

 

Dia 10 – Convívio de Natal para todas as crianças integradas nas Escolas do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Concelho

A Câmara Municipal da Calheta, promoveu a XI Edição do Convívio de Natal para cerca de 950 crianças do Pré – escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, acompanhados por cerca de 200 professores e auxiliares de ação educativa, no dia 10 de Dezembro, entre as 10 e as 13 horas, no Pavilhão do CDR Prazeres.

 

Esta iniciativa, tem como principal objetivo proporcionar a todos os participantes momentos de convívio e animação próprios da Época Natalícia e para que tal seja possível, a Autarquia disponibiliza o transporte necessário, o espetáculo de animação, os lanches e um brinquedo a cada criança.

 

Do programa, constou a atuação dos alunos do 4º ano, sob a orientação dos professores de apoio à expressão musical e dramática, com canções e uma peça de teatro intitulada “Quebra Nozes”; atuação do Núcleo de Ginástica Acrobática da Escola Básica e Secundária da Calheta, orientado pela professora Clara Gouveia com a exibição em esquema da conhecida história do Rei Leão; e a atuação das alunas da Escola Básica e Secundária da Calheta, que ao longo de vários anos têm participado no Festival “Talentos à Solta” e no núcleo de Teatro Musical daquela Escola, sob a orientação do Professor Almindo.

 

É de salientar que a Câmara Municipal lançou uma vez mais o desafio às escolas para que construíssem elas próprias a sua árvore de Natal com materiais recicláveis, pelo que aceitaram e revelaram grande originalidade na elaboração das mesmas, tendo assim também contribuído para a sensibilização da preservação do ambiente.

 

Por parte da Câmara Municipal, aqui fica um agradecimento a todos aqueles que de uma forma ou de outra tornaram possível a realização e abrilhantaram mais uma vez este evento.

 

Dia 11 – Inauguração do Presépio Concelhio na Vila da Calheta

A Câmara Municipal da Calheta, promoveu no dia 11 de Dezembro, pelas 20 horas, a inauguração do Presépio Concelhio bem como a abertura oficial da iluminação natalícia no Concelho da Calheta, junto ao Jardim do “Forno da cal”, na Vila da Calheta.

 

Por tratar-se de uma das principais manifestações da quadra natalícia, a elaboração do presépio com figuras em tamanho real é já uma tradição no nosso Concelho. O fogo-de-artifício e os cânticos tradicionais da época marcaram esta noite de convívio e confraternização.

 

Dia 13 – Convívio de Natal para os maiores de 60 anos de idade das oito freguesias do Concelho

A Câmara Municipal da Calheta, promoveu a XI Edição do Convívio de Natal para cerca de 1300 maiores de 60 anos de idade do Concelho, com um almoço, no dia 13 de Dezembro, entre as 13 e as 17 horas, no Pavilhão do CDR Prazeres.

 

Esta iniciativa, tem como principal objetivo proporcionar a todos os participantes momentos de convívio e animação próprios da Época Natalícia e para que tal seja possível, a Autarquia disponibiliza o transporte, o espetáculo de animação (com vários grupos locais), o almoço e ainda um presente a cada participante.

 

A convite da Autarquia, marcaram presença neste evento, o Vice – Presidente do Governo Regional, Dr. João Cunha e Silva; e o Secretário Regional dos Assuntos Sociais, Dr. Francisco Ramos; para além dos vários membros do Executivo Camarário, Presidentes de Junta de Freguesia e Párocos locais.

 

É importante salientar, que pela terceira vez consecutiva a RDP – Madeira associou-se a este Convívio através do Programa “Abraço da Madeira”, com transmissão em direto para todo o mundo.

 

Do programa, constou a distribuição de um gorro de Pai Natal, e uma lembrança a todos os presentes, a animação musical ficou a cargo das alunas da Escola Básica e Secundária da Calheta, que ao longo de vários anos têm participado no Festival “Talentos à Solta” e no núcleo de Teatro Musical daquela Escola, sob a orientação do Professor Almindo; do músico local Carlos Santos, e da atuação de vários grupos musicais do concelho: Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Calheta; Grupo de Acordeões da Casa do Povo da Fajã da Ovelha; Grupo Instrumental e de Cantares da Casa do Povo da Ponta do Pargo; e Grupo de Folclore da Calheta.

 

Por parte da Câmara Municipal, aqui fica um agradecimento a todos aqueles que de uma forma ou de outra tornaram possível a realização e abrilhantaram mais uma vez este evento. 

 

Partilhe Esta Página