Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Percurso 3D

Fonte: Google Earth

Como Chegar

Tendo como referência a saída do Funchal:

• Deve seguir na Via Rápida (VR1) em direção à Ribeira Brava;
  • Na Ribeira Brava, siga pela Via Expresso (VE3) em direção à Ponta do Sol e Calheta;
  • Na chegada ao sítio da Raposeira e fim da Via Expresso (VE3), siga pela 1ª saída em direção à Estrada Regional (E.R.101);
  • No sítio da Lombadinha e com o cruzamento da Estrada Regional (E.R.101), siga na Vereda do Pesqueiro;
  • O percurso encontra-se à esquerda.

Pontos de Interesse

A Vereda do Pesqueiro é um percurso marítimo que lhe permite observar a linha de costa oeste do concelho da Calheta.

Terá um contacto visual direto com o Oceano Atlântico durante todo o percurso, assim como com as imponentes encostas que o enfrentam.

A descida pela encosta é efetuada em ziguezague, permitindo uma descida com um nível de inclinação relativamente suave, permitindo-lhe observar os antigos socalcos que outrora foram cultivados.

Durante quase todo o percurso terá, à sua esquerda, uma longa cascata a acompanhar a sua descida pela encosta, confluindo no Oceano Atlântico.

No final do percurso, o acesso ao calhau permite-lhe apreciar as ondas e a sonoridade terapêutica que por certo irão transmitir calma e tranquilidade absoluta.

Segurança

Por ser um percurso que demonstra algumas particularidades técnicas e físicas, chamamos à atenção para se certificar que antes de o fazer cumpre escrupulosamente com as mesmas. Consulte a ficha técnica e o capítulo da segurança.

Além das normas gerais de segurança que o Município da Calheta preparou especificamente para si e que pode consultar aqui, tenha em atenção as recomendações específicas do percurso:

- Por ser um trajeto de encosta o percurso conta com excedentes do processo erosivo com alguma queda de pedra, tornando-o algo escorregadio. Leve calçado apropriado e um bordão de apoio;

- Uma vez no calhau, não se aventure em nadar, o calhau de acesso ao mar é composto por pedras de grande porte, tornando a mobilidade de grau elevado. Consulte as nossas praias no mapa Calheta Virtual;

- Se percorrer o calhau, não se distancie muito do local de regresso e tenha em atenção a subida da maré.