- Itinerário
- Caminho do Pedregal - Ribeira dos Moinhos "Garganta Funda"
- Início
- Caminho do Pedregal
- Fim
- Caminho do Pedregal
Tendo como referência a saída do Funchal:
"A cascata da “Garganta Funda” é um local que mostra a imponência das encostas e a perfeita conjugação com os cursos de água que a percorrem em direção ao Oceano Atlântico, sendo esse o grande ponto de interesse do percurso.
O percurso é curto e pouco frequentado motivo esse que faz com que a espaços, não haja um trilho delineado porque a vegetação assume essa área.
Por ser um trajeto curto, poderá ser efetuado com calma e sem a necessidade de grandes logísticas, podendo observar as tranquilas áreas de habitação e os campos agrícolas circundantes.
Reina a paz e a qualidade de vida na freguesia da Ponta do Pargo, de resto como em grande parte das zonas altas do concelho da Calheta. Por certo irá encontrar dois tipos de cenários: vestígios de muitos “palheiros” abandonados e recentes reconstruções sobre outros tantos.
A verdade é que têm sido muito bem aproveitados pelos locais e essencialmente por muitos turistas que visitam a Calheta, pois são muitos os licenciamentos para a 2ª habitação que se têm verificado nos últimos anos.
A procura da tranquilidade, de bom clima e natureza são as premissas mais imediatas, que fazem com que a Calheta seja uma referência na ilha da Madeira. Esteja atento às oportunidades e em caso de necessidade de esclarecimentos consulte os nossos serviços municipais.
A cascata da “Garganta Funda” merece bons momentos de contemplação assim como o vizinho oceano Atlântico que acompanha o cenário, sendo que no lado esquerdo é possível avistar o referencial Farol da Ponta do Pargo assim como toda a sua encosta e do lado direito uma fajã no sítio da Lombada Velha.
O percurso em si até a cascata não oferece grandes cuidados, a não ser no espaço de observação deste ponto de interesse.
Além das normas gerais de segurança que o Município da Calheta preparou especificamente para si e que pode consultar aqui, tenha em atenção as recomendações específicas do percurso:
- Não existe qualquer proteção no local de contemplação pelo que deverá ter cuidado com a aproximação de visualização do local;
- Por ser uma zona de encosta, com exposição aos ventos marítimos, ter atenção em caso de ventos fortes.