Voltar à página inicial Câmara Municipal da Calheta

Percurso 3D

Fonte: Google Earth

Como Chegar

Tendo como referência a saída do Funchal:

• Deve seguir na Via Rápida (VR1) em direção à Ribeira Brava;
  • Na Ribeira Brava, siga pela Via Expresso (VE3) em direção à Ponta do Sol e Calheta;
  • Na chegada à vila dos Prazeres, na rotunda, siga pela 2ª saída em direção ao Caminho Lombo da Rocha;
  • Siga este caminho até ao fim do mesmo, junto ao Hotel Jardim Atlântico;
  • O percurso encontra-se à esquerda.

Pontos de Interesse

O PR 19 é um caminho real que outrora foi muito utilizado pelos locais para se deslocarem do mar à serra entre as diversas atividades comercias que se faziam sentir. A população do Paul do Mar utilizava este percurso essencialmente para chegar ao cimo da encosta de forma a poder desenvolver a atividade agrícola, como forma de complemento às atividades piscatórias.

O início do percurso é efetuado junto do hotel Jardim Atlântico, sendo possível efetuar neste mesmo local o famoso percurso “dos pés descalços” e todas as sensações terapêuticas associadas ao mesmo. Nas imediações deste percurso sui generis, poderá iniciar o trajeto do Caminho Real do Paul do Mar tendo o Miradouro do Lombo da Rocha como a primeira paragem obrigatória, podendo avistar em amplitude o Oceano Atlântico, à esquerda a pitoresca vila do Jardim do Mar e à direita o porto do Paul do Mar.

Neste percurso, além das quedas de água e da relação de imponência entre quem serpenteia uma encosta, a beleza geológica é um dos atrativos dada a alternância entre os filões basálticos e as rochas de cor de ocre.

Antes de iniciar a descida propriamente dita, existe uma bifurcação no trilho sendo que deverá manter a rota e descer a encosta rumo ao porto do Paul do Mar. Este percurso é marcado igualmente pela transição entre a freguesia dos Prazeres e a freguesia do Paul do Mar.

Sensivelmente, a meio da descida existe uma zona propícia à contemplação e algum repouso, pois até aí, o nível mais acentuado da descida foi já efetuado, seguindo-se uma parte menos íngreme. Apesar de corresponder a um percurso com consideráveis zonas de proteção nos locais mais sensíveis, é sempre necessário ter em atenção um cuidado redobrado, próprio de todos os percursos de encosta, pois além do declive acentuado, o processo erosivo é mais frequente.

As águas que percorrem o leito escavado derivam da Ribeira Seca ou Ribeira do Paul, alimentando a flora existente, de onde se destaca a Laurissilva do barbusano e do loureiro.

Chegado ao cais do Paul do Mar facilmente se apercebe que corresponde a uma zona piscatória.

Segurança

Além das normas gerais de segurança que o Município da Calheta preparou especificamente para si e que pode consultar aqui, tenha em atenção as recomendações específicas do percurso:

- Por corresponder a um percurso acentuado e com frequentes vestígios do processo erosivo, é necessário dispor de calçado adequado e de um bordão de apoio;

- Se não se sente à vontade com as alturas e denota sintomas de vertigens, tenha em atenção que este é um percurso com uma exposição ampla sobre a encosta. Certifique-se se este é o percurso ideal para si.