- Itinerário
- Caminho Lombo da Rocha - Paul do Mar
- Início
- Caminho Lombo da Rocha
- Fim
- Rua do Cais
Tendo como referência a saída do Funchal:
O PR 19 é um caminho real que outrora foi muito utilizado pelos locais para se deslocarem do mar à serra entre as diversas atividades comercias que se faziam sentir. A população do Paul do Mar utilizava este percurso essencialmente para chegar ao cimo da encosta de forma a poder desenvolver a atividade agrícola, como forma de complemento às atividades piscatórias.
O início do percurso é efetuado junto do hotel Jardim Atlântico, sendo possível efetuar neste mesmo local o famoso percurso “dos pés descalços” e todas as sensações terapêuticas associadas ao mesmo. Nas imediações deste percurso sui generis, poderá iniciar o trajeto do Caminho Real do Paul do Mar tendo o Miradouro do Lombo da Rocha como a primeira paragem obrigatória, podendo avistar em amplitude o Oceano Atlântico, à esquerda a pitoresca vila do Jardim do Mar e à direita o porto do Paul do Mar.
Neste percurso, além das quedas de água e da relação de imponência entre quem serpenteia uma encosta, a beleza geológica é um dos atrativos dada a alternância entre os filões basálticos e as rochas de cor de ocre.
Antes de iniciar a descida propriamente dita, existe uma bifurcação no trilho sendo que deverá manter a rota e descer a encosta rumo ao porto do Paul do Mar. Este percurso é marcado igualmente pela transição entre a freguesia dos Prazeres e a freguesia do Paul do Mar.
Sensivelmente, a meio da descida existe uma zona propícia à contemplação e algum repouso, pois até aí, o nível mais acentuado da descida foi já efetuado, seguindo-se uma parte menos íngreme. Apesar de corresponder a um percurso com consideráveis zonas de proteção nos locais mais sensíveis, é sempre necessário ter em atenção um cuidado redobrado, próprio de todos os percursos de encosta, pois além do declive acentuado, o processo erosivo é mais frequente.
As águas que percorrem o leito escavado derivam da Ribeira Seca ou Ribeira do Paul, alimentando a flora existente, de onde se destaca a Laurissilva do barbusano e do loureiro.
Chegado ao cais do Paul do Mar facilmente se apercebe que corresponde a uma zona piscatória.Além das normas gerais de segurança que o Município da Calheta preparou especificamente para si e que pode consultar aqui, tenha em atenção as recomendações específicas do percurso:
- Por corresponder a um percurso acentuado e com frequentes vestígios do processo erosivo, é necessário dispor de calçado adequado e de um bordão de apoio;
- Se não se sente à vontade com as alturas e denota sintomas de vertigens, tenha em atenção que este é um percurso com uma exposição ampla sobre a encosta. Certifique-se se este é o percurso ideal para si.