O Município da Calheta participou numa feira turística na cidade de Lugano, na Suiça, entre 1 e 4 de Novembro de 2007, onde foi possível o contacto privilegiado com as autoridades locais, 1500 operadores turísticos, jornalistas, 500 expositores de todo o mundo, e cerca de 66.000 visitantes, provenientes na sua maioria da Suiça, Alemanha e Norte de Itália.
Nesta feira, no Salão Internacional Suíço de Férias com 12.000 m2, o Município dispôs de um stand de exposição onde se destacaram as flores naturais, as várias paisagens do concelho (a levada do Rabaçal e o típico tapete de flores), o artesanato local, o bordado madeira, e onde não faltaram as iguarias típicas da Região, o bolo e as broas de mel e a poncha tradicional elaborada “ao vivo”.
Além disso, o Município da Calheta fez-se representar pelo Presidente da Câmara Municipal da Calheta, Manuel Baeta de Castro, pelo Vereador com o pelouro do Turismo e Cultura, Aleixo Abreu, e por uma equipa de trabalho constituída por três elementos. A idealização e decoração de todo o stand foi uma criação de Nívea Dantas. Estiveram também presentes três representantes de unidades hoteleiras do concelho da Calheta e o representante da associação de turismo em espaço rural da Madeira. A animação ficou a cargo de alguns elementos do Grupo de Folclore da Calheta.
Para além do stand, a organização da feira, criou uma página web dedicada à Calheta no site oficial do evento, um guia turístico com 50 mil cópias que é distribuído na Suíça e Itália e um conjunto de facilidades promocionais nas televisões e jornais dos dois países.
Neste âmbito, e por ser um concelho de muitas belezas naturais e apontado como destino de forte vocação turística a ser descoberto, o concelho da Calheta recebeu, no dia 2 de Novembro, o galardão “Swiss Tourism Awards 2007”, projetando o Município da Calheta no panorama internacional.
O “Swiss Tourism Awards”, é um reconhecimento oficial atribuído pelo Comité de Seleção, com o objetivo de promover um turismo de alto nível, valorizar o património natural e cultural de algumas localidades, e de encorajar a competitividade e a excelência dos serviços. Assim, os prémios atribuídos, destinam-se, em cada ano, a categorias diferentes que colocam em evidência, diversas tipologias de turismo e diversos aspetos da oferta turística internacional. Na edição de 2007, a organização decidiu apresentar ao público do “I Viaggiatori” diversas categorias, onde a Calheta foi escolhida como “Destination of secret beauty”.